LIVE: Diagnóstico avançado: sistema de ignição

Diagnóstico avançado com Osciloscópio: sistema de ignição (primário e secundário)


A Doutor-IE promoveu uma Live com o título “Diagnóstico Avançado: Sistema de Ignição” nas principais redes sociais, apresentada por Válter Ravagnani, CEO da empresa, com a participação ilustre do Emerson Teixeira, da Scopecar.

Se você quer saber as melhores dicas para diagnóstico do sistema de ignição, acompanhe a live. Conteúdo imperdível!

Quem é Emerson Teixeira, proprietário da SCOPECAR?

Emerson é uma referência no diagnóstico de sistemas de ignição, utilizando osciloscópio desde 1996. Atualmente possui um moderno centro automotivo especializado em diagnóstico automotivo, a SCOPECAR service. É muito conhecido através do seu canal no YouTube, onde divide seu conhecimento com os internautas, da mesma forma como acontece no canal da Doutor-IE. Além disso, ministra treinamentos focados para diagnóstico, e já palestrou nas edições passadas do Circuito Doutor-IE.

Emerson Teixeira Scopecar - palestrando no Circuito Doutor-IE 2019
Emerson Teixeira Scopecar – palestrando no Circuito Doutor-IE 2019

Sistema de ignição

O sistema de ignição é vital para o funcionamento do carro, sendo responsável por criar uma descarga elétrica de alta tensão gerando um arco voltaico (centelha / faísca), iniciando a queima do combustível. A queima acontece na câmara de combustão, através de uma mistura de ar e combustível. Esse processo gera calor e energia, movimentando os pistões e mantendo o motor em funcionamento.

Componentes do sistema de ignição atuais

  • Bateria
  • Bobina de ignição
  • Cabos de vela
  • Vela

Como funciona o sistema de ignição

A bateria é responsável por fornecer a energia para a descarga elétrica.

No entanto, para gerar a faísca, é necessária uma tensão muito alta. Então a bobina, através do seu primário e secundário, transforma e eleva a tensão.

Os cabos fazem a distribuição e levam a tensão até cada vela, onde será gerada a centelha para a queima do combustível.

Em resumo, o sistema de ignição fornece eletricidade às velas de cada cilindro a uma tensão suficiente e no momento preciso.

Antigamente o sistema de ignição contava também com o distribuidor e platinado, estes componentes faziam o trabalho de distribuir mecanicamente a alta tensão para cada cilindro através dos cabos até as velas. Eles normalmente precisavam de ajustes e reparos constantes.

Com o tempo o sistema evoluiu para a ignição eletrônica, controlando eletronicamente todo o processo através de um mapeamento.

Conteúdo do vídeo

Durante a live os participantes comentam sobre os tipos dos sistemas de ignição, principalmente os modelos DIS/DFS e COP/EFS, sendo este último o mais recorrente no mercado automotivo atual.

Sistema de ignição - tipos de sistema
Sistema de ignição – tipos de sistema

Também são abordados os tipos de bobina, o princípio de funcionamento, suas construções e características para diagnóstico. São elas:

  • Comum (Top Coil) – quando o enrolamento do primário e secundário está no topo da bobina
  • Caneta (Pen Coil) – quando o enrolamento do primário e secundário está no corpo da bobina
Sistema de ignição - tipos de bobina COP EFS
Sistema de ignição – tipos de bobina COP EFS
Sistema de ignição - bobina comum (top coil)
Sistema de ignição – bobina comum (top coil)
Sistema de ignição - bobina caneta (pen coil)
Sistema de ignição – bobina caneta (pen coil)

O uso do osciloscópio é fundamental no diagnóstico do sistema de ignição, sendo um ótimo aliado para a manutenção corretiva, preventiva e até mesmo a preditiva.

Se você ainda não domina o osciloscópio, faça um curso específico EAD, como do Emerson ou da Doutor-IE.

Inclusive durante a live é comentado sobre alguns modelos de osciloscópio, nacionais e importados. Se você quiser saber mais sobre o assunto, também temos um outro post aqui no blog mostrando as principais diferenças entre os equipamentos de 1, 2, 4 e 8 canais, e qual a melhor opção para sua oficina.

Com o osciloscópio no diagnóstico do sistema de ignição é possível:

  • medir a tensão do primário de ignição
  • medir a tensão do secundário de ignição
  • verificar o tempo de centelhamento
  • verificar o tempo de carregamento
  • medir a tensão de disparo
  • analisar a centelha principal
  • analisar a centelha perdida
  • entre outros

Conheça os acessórios do osciloscópio fundamentais para o diagnóstico, clicando aqui.

Por exemplo, veja a anatomia padrão do secundário de ignição:

Sistema de ignição - anatomia padrão do gráfico (oscilogramas) do secundário de ignição
Sistema de ignição – anatomia padrão do gráfico (oscilogramas) do secundário de ignição
  1. Início do carregamento – enrolamento primário
  2. Linha de disparo (menor que 45KV)
  3. Linha de centelhamento (duração de 0,8 a 2,5 MS e a altura entre 1 e 3 KV)
  4. Fim da queima de hidrocarbonetos
  5. Linhas de dissipação

Portanto, assista agora a LIVE “Diagnóstico Avançado: Sistema de Ignição” na íntegra:

Esta LIVE foi apresentada no dia 03/06/2020 às 20h, com duração aproximada de 2 horas e 10 minutos.

Atenção: embora seja comentado sobre descontos durante o vídeo, os links e códigos promocionais foram válidos somente durante a transmissão. Por fim, a Doutor-IE reserva-se o direito de alterar ou encerrar as promoções ou condições veiculadas.

Materiais complementares

  • Qual a diferença entre osciloscópios de 1, 2, 4 ou 8 canais? Entenda a diferença entre os modelos e saiba qual é recomendado para iniciantes. Além disso, baixe um manual PDF grátis com oscilogramas do sincronismo do motor do veículo Jeep Compass 2.0 16V Tigershark FLEX, clicando aqui.
  • Osciloscópio Automotivo: vale a pena o investimento? Conheça as aplicações básicas do osciloscópio para reparação automotiva e os principais acessórios disponíveis, clicando aqui.
  • Playlist completa no Youtube somente com conteúdos sobre osciloscópio. Acesse aqui, imperdível!

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Como você já sabe, para a correta utilização de um osciloscópio, você precisa de uma biblioteca de referência, ou melhor, uma Plataforma de manuais com imagens de diversos sensores e atuadores durante o perfeito funcionamento. Dessa forma você poderá comparar o gráfico do seu veículo com o gráfico ideal.

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