Conheça as principais diferenças entre modelos e descubra a melhor opção para sua oficina.
Forte tendência nas oficinas mecânicas de todo o país, o osciloscópio automotivo chegou, e chegou para ficar. Um equipamento que é sonho de consumo entre reparadores, principalmente pela versatilidade e produtividade, e para quem já o possui, é um fiel aliado no diagnóstico, tanto em veículos ciclo otto quanto em ciclo diesel.
Observando o crescente interesse sobre o assunto, uma dúvida surge entre todos os reparadores: Quantos canais meu osciloscópio deve ter?
Esta também é uma dúvida muito recorrente nos atendimentos do suporte técnico para assinantes da Plataforma Doutor-IE.
Se você está pesquisando informações sobre qual modelo de osciloscópio comprar, quantos canais são necessários para sua oficina ou quais são as maneiras de tirar o melhor aproveitamento de seu equipamento, nós temos as respostas!
Separamos neste post valiosas dicas sobre o assunto para que você inicie ou desenvolva ainda mais seus trabalhos em diagnóstico avançado com osciloscópio automotivo.
Nesse post você irá aprender:
- Qual a diferença entre osciloscópios de 1, 2, 4 ou 8 canais?
- Qual osciloscópio a Doutor-IE utiliza?
- Sou iniciante, quantos canais meu osciloscópio deve ter?
- Qual análise posso fazer com osciloscópio de apenas um canal?
- Por que ter um osciloscópio de 4 ou mais canais?
- Invista em uma fonte de Oscilogramas confiável
- [Bônus] Ebook Grátis PDF com oscilogramas
Qual a diferença entre osciloscópios de 1, 2, 4 ou 8 canais?
Muito se questiona qual é o número ideal de canais necessários para um bom aproveitamento do osciloscópio. Entretanto, a resposta para essa pergunta está muito mais ligada ao reparador que ao próprio equipamento.
Isso porque o número de canais do osciloscópio e sua utilização depende diretamente da experiência e conhecimento que o reparador possui sobre o assunto. Um bom exemplo disso vem da própria Doutor-IE.
Segundo Valter Ravagnani, fundador e CEO da Doutor-IE, especialista e pioneiro na utilização do osciloscópio, relata que no início dos trabalhos de pesquisa para a produção de Oscilogramas para a Plataforma Doutor-IE, osciloscópios de apenas um canal eram suficientes.
Conforme o conhecimento e a demanda sobre a utilização do equipamento cresceram, aumentaram também o número de canais nos aparelhos utilizados pela empresa durante as pesquisas em campo.
A vantagem entre osciloscópios com mais canais, como 4 e 8, está na possibilidade de análises simultâneas de diferentes sinais durante o diagnóstico, o que naturalmente aumenta muito a produtividade para o reparador.
Vamos demonstrar uma captação simultânea com osciloscópio de 8 canais. Para isso foi utilizado uma placa simuladora e os acessórios específicos para captação de cada sinal.
Veja na imagem abaixo todos os sinais sendo captados simultaneamente.
- Canal A – Sensor de Rotação
- Canal B – Sensor de Fase
- Canal C – Bobina de Ignição
- Canal D – Corrente do Primário de Ignição
- Canal E – Sonda Lambda
- Canal F – Sensor de Temperatura
Qual osciloscópio a Doutor-IE utiliza?
Para o desenvolvimento da Plataforma Doutor-IE, (que hoje já conta com mais de 10 mil Oscilogramas), utilizamos em nossas coletas vários modelos de osciloscópios que possuem desde 1 até 8 canais.
A maior vantagem nos equipamentos de mais canais está na possibilidade de um maior aproveitamento de tempo durante a captação de sinais pela equipe.
Se você já possui osciloscópio e quer saber mais sobre os acessórios disponíveis e sua aplicação no diagnóstico veicular, separamos um material imperdível sobre o assunto.
Osciloscópio Automotivo: Vale a pena investir?
Sou iniciante, quantos canais meu osciloscópio deve ter ?
Como explicado anteriormente, o número de canais está diretamente ligado ao seu conhecimento e domínio sobre o equipamento.
Para iniciantes indicamos aparelhos mais simples, seja pela praticidade na configuração e também pelo menor custo de investimento. Neste caso, aparelhos de 1 a 2 canais são boas opções.
Além da complexidade no manuseio, o uso de um número maior de canais se torna algumas vezes irrelevante devido ao desconhecimento das análises possíveis com uma opção mais avançada de osciloscópio.
Focando em equipamentos de 1 a 2 canais seu aprendizado será mais gradual e focado na análise de sensores de forma individualizada.
Conforme sua experiência avançar você poderá adquirir um osciloscópio de múltiplos canais e realizar análises de diferentes sensores e atuadores ao mesmo tempo.
Quer iniciar seus estudos sobre osciloscópio sem sair de casa?
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Doutor-IE EAD| Eletrônica avançada: Osciloscópio Automotivo
Qual análise posso fazer com osciloscópio de apenas um canal?
Para se ter uma ideia, com apenas um canal em seu osciloscópio é possível fazer a análise individual de diferentes parâmetros:
- Sinal do Sensor de Fase;
- Sinal do Sensor de Rotação (Indutivo e Hall);
- Sinal do Sensor de Temperatura da Água;
- Sinal da Sonda Lambda;
- Acionamento da Bobina de Ignição;
- Corrente do Primário de Ignição;
- Pressão de Cilindro
- Entre outros.
Em nosso canal no Youtube disponibilizamos uma playlist com dezenas de vídeos gratuitos sobre a correta utilização do Osciloscópio Automotivo.
Playlist Doutor IE| Osciloscópio Automotivo – Como Usar
Por que ter um osciloscópio de 4 canais ou mais?
Osciloscópios de 4 canais ou mais são destinados para usuários mais avançados, ou seja, para quem já é “piloto” de osciloscópio.
Uma das maiores vantagens além da captação simultânea de diferentes sinais está na possibilidade de comparação destes sinais durante o seu funcionamento em conjunto.
Em algumas situações, como no exemplo abaixo, para o correto sincronismo do motor é indicado a captação de 3 sinais diferentes ao mesmo tempo.
Exemplo de análise em osciloscópio de 4 canais:
Análise de Fase x Rotação
Vamos tomar como exemplo o Jeep Compass 2.0 16v Tigershark Flex 159/166 cv – 2019, um veículo que para o sincronismo de motor apresenta:
- 1 sensor de fase de admissão
- 1 sensor de fase de escape
- 1 sensor de rotação
Para esta situação, o ideal é a análise com um osciloscópio de 3 canais. Abrindo o manual de Oscilogramas do carro, presente na Plataforma Doutor-IE, escolhemos o gráfico: “Sensor de Fase x Rotação”.
Veja na imagem abaixo:
Nesse caso o gráfico é composto da seguinte forma:
- Canal A: Sensor de Rotação do Motor: Medido entre o terminal 86 do conector B da UCE do Motor (terminal 2 do CKP) e a massa – Sinal com o motor em marcha lenta.
- Canal B: Sensor de Fase 1 (Escape): Sinal medido entre o terminal 85 do conector B da UCE do Motor (terminal 3 do CMP 1) e a massa – Sinal com o motor em marcha lenta.
- Canal C: Sensor de Fase 2 (Admissão): Sinal medido entre o terminal 62 do conector B da UCE do Motor (terminal 3 do CMP 2) e a massa – Sinal com o motor em marcha lenta.
Conforme você pode visualizar, foram utilizados 3 canais para chegar neste gráfico. Evidentemente este é um trabalho que necessita um maior domínio e conhecimento sobre o osciloscópio.
Invista em uma fonte de Oscilogramas confiável
Como você já sabe, para a correta utilização de um osciloscópio, você precisa de uma biblioteca de referência, ou melhor, uma plataforma de manuais com imagens de diversos sensores e atuadores durante o perfeito funcionamento. Dessa forma você poderá comparar o gráfico do seu veículo com o gráfico ideal.
Na Plataforma Doutor-IE temos mais de 10 mil manuais de Oscilogramas.
Por exemplo, para o Jeep Compass 2.0 16v Tigershark Flex 159/166 cv citado anteriormente, temos os seguintes gráficos:
Sincronismo de Motor
- Sensor de rotação x fase
- Pressão do cilindro (sincronismo do virabrequim com a roda fônica)
- Pressão do cilindro (sincronismo do virabrequim com eixos comandos)
Pressão e Vácuo
- Pressão do cilindro (posição da centelha com motor em marcha lenta)
- Pressão do cilindro (motor durante a partida)
- Pressão do cilindro (motor em marcha lenta)
- Pressão do cilindro (motor em brusca aceleração)
- Pulsos de pressão no cárter
- Pulsos de pressão no escapamento
Bobina de Ignição
- Tensão primário x tensão secundário
- Tensão primário x corrente primário
Sinais dos atuadores
- Sonda Lambda (controle do aquecedor)
- Injetor de combustível (corrente x tensão)
- Motor do corpo de borboleta
- Eletroválvula do variador de fase (admissão x escape)
- Sensor de posição da borboleta – Tps
- Sensor de Pressão do Ar – Map
- Sensor de Posição do Pedal do Acelerador -spa
- Sonda Lambda (pré-catalisador x pós-catalisador)
Rede de Comunicação
- Rede Can High x Rede Can Low
Como bônus, vamos disponibilizar parte deste manual com você!
Bônus – manual em PDF para download grátis
Baixe gratuitamente o PDF completo com o manual de oscilogramas do sincronismo do motor do veículo Jeep Compass 2.0 16V Tigershark FLEX.
Oscilogramas do sincronismo do motor
>> Baixe o manual completo em PDF <<
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