Toyota Corolla 2.0 16V 3ZR FBE com Falha P2118 referente ao corpo de borboleta. Confira essa super dica!
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do código de falha P2118 do veículo Toyota Corolla 2.0 16V 3ZR FBE! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.
Veículo:
- Toyota Corolla 2.0 16V Dual VVT-i Flex 143/154cv (3ZR-FBE)

Detalhes iniciais:
O veículo chegou na oficina sem resposta nas solicitações de aceleração.
Além disso, o veículo apresentava o código de falha P2118 relacionado ao corpo de borboleta. Na Plataforma Doutor-IE, esse código tem a seguinte descrição:
- P2118: Falha no Circuito Elétrico de Controle do Atuador “A” da Borboleta Motorizada (Throttle Actuator “A” Control Motor Current Range/Performance).
Para entender mais sobre códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.
Diagnóstico:
Antes de entrar em contato com o Suporte Técnico da Doutor-IE, baseado no código de falha observado, o reparador já havia feito o teste de substituir o corpo de borboleta, porém, sem sucesso na resolução do problema.

Assim que o reparador entrou em contato com Suporte Técnico da Doutor-IE, o consultor que estava responsável pelo caso orientou que fosse feita a verificação do controle do motor do corpo de borboleta realizado pela UCE do motor.
Durante a verificação o reparador percebeu que não havia sinal de controle, tanto no corpo de borboleta (terminais 01 e 02) quanto na UCE do motor (terminais 60 e 30 do conector B).

Tudo indicava que o problema poderia estar interno à UCE do motor. Porém, para não realizar um diagnóstico equivocado, foi indicado ao reparador que verificasse as alimentações positivas e negativas da UCE do motor.
Para entender mais sobre como testar as alimentações da UCE do motor temos um conteúdo exclusivo.
Ao testar as alimentações positivas e negativas da UCE do motor percebeu-se que não havia tensão de bateria no terminal 29 do conector B, uma das alimentações linha 30.

Analisando o diagrama elétrico podemos perceber que a alimentação no terminal 29 do conector B vem do fusível F-08m e, ao verificar a integridade deste fusível, percebeu-se que o mesmo estava queimado.
Revisando o histórico do veículo, o reparador revelou ao consultor da Doutor-IE que a bateria havia sido substituída em outra oficina e desde então o problema estava presente.
Solução encontrada:
A hipótese mais provável é que o procedimento de substituição da bateria na outra oficina pode ter provocado um curto circuito, ocasionando a queima do fusível.
Após realizar a troca do fusível F-08m e excluir o código de falha, o veículo voltou a funcionar normalmente.
Curiosidade:
Mas você deve estar se perguntando: como uma falha de alimentação linha 30 da UCE do motor pode ter influenciado no controle do motor do corpo de borboleta?
Na tampa da caixa de fusíveis do motor deste veículo, na localização do fusível F-08m, há um código “ETCS” que é a sigla para “Electronic Throttle Control System”, em português, “Sistema de Controle Eletrônico do Acelerador”.
Nesse sistema de injeção existe uma alimentação independente linha 30 para o driver de controle do motor do corpo de borboleta, interno à UCE do motor.

Portanto, ao queimar o fusível F-08m, o controle do motor do corpo de borboleta foi prejudicado causando os problemas do veículo.