Peugeot 208 3 cilindros com código F066. Por onde iniciar o diagnóstico?
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do código de falha F066 no Peugeot 208 3 Cilindros! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.
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Veículo:
- Peugeot 208 1.2 12V PureTech Flex 84/90cv (EB2 – HMZ)/VALEO V46 – ano 2019
- Obs: as informações sobre o funcionamento da Rede LIN aplicam-se a todo e qualquer veículo que utilize deste protocolo de comunicação.
Detalhes iniciais:
- Durante manutenção de rotina no veículo, constatou-se, com a leitura dos códigos de falha presentes no veículo, que o código de falha F066 – Ausência de Comunicação com a Unidade de Controle do Estado de Carga da Bateria estava gravado na memória do Módulo BSI, a central de carroceria do veículo;
- O veículo funcionava normalmente, mas apresentava a falha F066;
- Segundo o proprietário do veículo, a troca da bateria tinha sido realizada há pouco tempo;
- Analisando o diagrama elétrico presente na Plataforma Doutor-IE, verificou-se que a única comunicação que a Unidade de Controle do Estado de Carga da Bateria faz é com o Módulo BSI;

Esquema de ligação da Unidade de Controle do Estado de Carga da Bateria.
- Como podemos ver no esquema elétrico acima, essa comunicação é feita através de uma rede LIN do veículo;
- Você sabe como funciona o protocolo de comunicação LIN (Local Interconnect Network) dos veículos? Daremos uma breve explicação a seguir.
Sobre a rede LIN:
- A rede LIN automotiva é uma rede de comunicação de sistemas secundários de um veículo, que funciona em um sistema de hierarquia de comunicação. Sendo assim, existe um componente (mestre) que manda informações/perguntas na rede e outros (comandados) que recebem essas informações e enviam as devidas respostas, sempre ao componente que fez a pergunta;
- As principais características de uma rede LIN são:
- É composta por apenas um fio interligando todos os componentes que, geralmente, não são vitais para o funcionamento do motor;
- Funciona com a hierarquia de mestre e comandado;
- Na maioria dos casos, o mestre manda as perguntas na rede e o comandado as responde;
- O comandado nunca manda perguntas;
- Em alguns casos, o mestre pode responder às próprias perguntas.
- Os componentes dos sistemas secundários que podem comunicar-se através de rede LIN, dependendo do veículo, podem ser, por exemplo:
- Interruptores de porta;
- Unidade de controle do estado de carga da bateria;
- Sensores volumétricos de presença;
- Sensor de chuva e luminosidade;
- Entre outros.
- Para realizar a identificação de um sinal proveniente de uma rede LIN, devemos ficar atentos a alguns detalhes. Avaliando o sinal com um osciloscópio, pode-se identificar facilmente os pulsos referentes às perguntas, enviadas pelo mestre, e os pulsos referentes às respostas, geralmente enviadas pelo comandado. Abaixo temos um exemplo de sinal padrão de rede LIN;

Sinal padrão da rede LIN.
- Percebe-se que a “pergunta” feita pelo mestre inicia com um pulso negativo longo, seguido de pulsos com frequência elevada. Já a resposta, geralmente fornecida pelo comandado, corresponde à parte seguinte do sinal, onde pode-se perceber pulsos de menor frequência. Em alguns casos, o próprio mestre responde às suas perguntas.
Diagnóstico do defeito no veículo:
- Sendo assim, pedimos para o cliente realizar a coleta do sinal do terminal 01 da Unidade de Controle do Estado de Carga da Bateria com o auxílio de um osciloscópio;

Coleta enviada pelo cliente – rede LIN.
- Analisando a coleta enviada pelo cliente, percebeu-se que havia algo de errado com a comunicação via rede LIN entre a Unidade de Controle do Estado de Carga da Bateria e o Módulo BSI;
- Feito isso, solicitamos que o nosso cliente realizasse o teste de desconectar e reconectar o conector da Unidade de Controle do Estado de Carga da Bateria, monitorando o sinal para ver se alguma alteração seria observada;
- Nenhuma alteração foi notada durante o teste, o sinal continuava com as mesmas características;
- Com isso, pudemos concluir que o mestre (Módulo BSI) estava fazendo as perguntas, entretanto o comandado (Unidade de Controle do Estado de Carga da Bateria) não respondeu às solicitações. Por esse motivo, o BSI registrava a falha F066;
- Assim, com essa informação foi simples encontrar a causa do defeito. Durante a troca da bateria, realizada em outro estabelecimento, o conector elétrico da Unidade de Controle do Estado de Carga da Bateria foi danificado, o que resultou na falha de comunicação com o Módulo BSI.
Para entender mais sobre os códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.
Solução encontrada:
- Substituição da Unidade de Controle do Estado de Carga da Bateria.