Ir para o conteúdo
Logo Blog Doutor-ie Informação técnica para todos
Facebook Instagram Linkedin Youtube
  • Materiais para baixar
  • Palestras
  • Assuntos
    • #doutorieRESPONDE
    • Airbag
    • Ar-condicionado
    • Circuito Doutor-IE
    • Common Rail
    • Diagramas elétricos
    • Equipamentos
    • Gestão
    • Híbridos e Elétricos
    • Injeção direta
    • Linha Diesel Leve
    • Linha Diesel Pesado
    • Linha Otto
    • Lives
    • Marcha-lenta
    • Osciloscópio
    • Pós-tratamento ARLA
    • Sensor de oxigênio – Sonda lambda
    • Sensor de posição da borboleta (TPS)
    • Sensor de rotação HALL
    • Sensor de rotação Indutivo
    • Transdutor de pressão
    • Unidade de Comando Eletrônico (UCE)
  • Contato
  • Buscar Código de Falha
Menu
  • Materiais para baixar
  • Palestras
  • Assuntos
    • #doutorieRESPONDE
    • Airbag
    • Ar-condicionado
    • Circuito Doutor-IE
    • Common Rail
    • Diagramas elétricos
    • Equipamentos
    • Gestão
    • Híbridos e Elétricos
    • Injeção direta
    • Linha Diesel Leve
    • Linha Diesel Pesado
    • Linha Otto
    • Lives
    • Marcha-lenta
    • Osciloscópio
    • Pós-tratamento ARLA
    • Sensor de oxigênio – Sonda lambda
    • Sensor de posição da borboleta (TPS)
    • Sensor de rotação HALL
    • Sensor de rotação Indutivo
    • Transdutor de pressão
    • Unidade de Comando Eletrônico (UCE)
  • Contato
  • Buscar Código de Falha

Chevrolet Agile gerando falhas P0651 e P0335

Chevrolet Agile gerando falhas P0651 e P0335
  • 05/08/2021

Agile gerando falhas P0651 e P0335. Como resolver?


Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução dos códigos de falha P0651 e P0335 no Chevrolet Agile 1.4 8V Econo.Flex! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.

Inscreva-se no canal da Doutor-IE no YouTube e acompanhe as melhores dicas de reparação automotiva!

Veículo:

  • Chevrolet Agile 1.4 8V Econo.Flex 97/102cv (N14YFC – LKF)/Multec H – ano 2012

Detalhes do caso:

  • Veículo chegou à oficina parceira com os seguintes códigos de falha gravados na memória da UCE:
    • P0651: falha no circuito elétrico da tensão de referência do sensor B;
    • P0335: falha no circuito elétrico do sensor “A” de rotação do motor (CKP);
  • Constatou-se que, em solicitações de torque, o motor “grilava” e perdia rendimento;
  • Ao desligar a chave de ignição e dar a partida novamente, o motor voltava a funcionar perfeitamente. Era um defeito intermitente.

Para entender mais sobre os códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.

Observações:

  • O código de falha P0651, por ser muito abrangente, gera muitas dúvidas para os reparadores. No Suporte Técnico da Doutor-IE há bastante recorrência desta falha em diversos modelos e marcas de veículos;
  • Geralmente, este código vem acompanhado de outro código de falha, apontando defeito em algum componente em específico, que esteja com problemas na alimentação de referência, seja por problemas no chicote elétrico (curto-circuito e/ou circuito aberto), mau contato em alguma conexão, etc;
  • Ou, quando só há este código P0651 gravado na memória, pode ser que haja problemas na própria UCE referente ao controle da tensão de referência dos componentes do sistema de injeção eletrônica. A UCE pode estar alimentando os componentes com uma tensão de valor mais baixo ou mais alto do que deveria.

Análises realizadas:

  • Inicialmente, solicitamos que o nosso cliente realizasse o teste das alimentações e sinal do sensor de rotação – CKP, que neste veículo é do tipo hall. Constatou-se que a tensão de referência do sensor, que neste veículo deve ser de aproximadamente 5VDC, estava abaixo do valor esperado;
  • Feito isso, instruímos o reparador a realizar os testes das alimentações positivas e negativas da UCE do motor com base no diagrama elétrico presente na Plataforma Doutor-IE;
Esquema elétrico das alimentações da UCE do motor
Esquema elétrico das alimentações da UCE do motor
  • Durante a checagem das alimentações, identificou-se que no terminal 03 do conector X1 da UCE, que é referente à alimentação positiva via relé principal, não havia tensão de bateria (12V), indicando uma falha de alimentação na UCE;
  • O fio que faz a conexão do terminal 8(87) do relé principal com a UCE foi testado e estava em perfeito estado;
  • Contatou-se que o defeito estava no relé principal;
  • Quando há falha na alimentação positiva via relé principal, o controle das tensões de referência dos componentes da injeção eletrônica, feito pela UCE, pode ficar comprometido.

Entenda o princípio básico de controle da UCE e saiba como testar a alimentação de forma conclusiva.

Solução encontrada da falha no Agile:

  • Ao efetuar a substituição do relé principal, observou-se que a alimentação da UCE no terminal 3 do conector X1 foi restabelecida. Dessa forma, o defeito foi sanado e o veículo não voltou a apresentar os sintomas.
Localização do relé principal na caixa de fusíveis e relés no interior do veículo
Localização do relé principal na caixa de fusíveis e relés no interior do veículo

 
Faça uma busca de código de falha gratuitamente
Faça seu cadastro e conheça a plataforma da Doutor-ie

Entre no grupo do telegram da doutor-ie

Logo Blog Doutor-ie Informação técnica para todos

O Blog Doutor-IE Informação Automotiva busca encurtar a distância entre o reparador e a informação. Traz, de forma prática e objetiva, experiências vividas no cotidiano das oficinas, procedimentos especiais, particularidades, dicas e macetes. Aqui todo o conteúdo é gratuito!

Facebook Instagram Linkedin Youtube
© Doutor-IE | Inteligência Automotiva
Política de cookies | Política de privacidade | Termos de uso
A Doutor-IE informa que durante a sua navegação coleta e utiliza cookies com o objetivo de analisar métricas que podem aprimorar e personalizar a sua experiência no uso do site. Para saber mais, consulte a nossa política de cookies.Ok