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Saiba mais sobre a bateria auxiliar do Land Rover Range Rover Evoque

Bateria Auxiliar Range Rover - Blog Doutor-IE
  • 02/12/2021

Você sabe onde fica e qual a função da bateria auxiliar do Land Rover Range Rover Evoque?


Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre detalhes da bateria auxiliar do Land Rover Range Rover Evoque! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.

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Veículo:

  • Land Rover Range Rover Evoque 2.0 16V 240cv (SI4 204PT)/MED 17.9.7 – ano 2012

Observações:

  • Esta dica foi desenvolvida por conta da demanda que nós da Doutor-IE recebemos em relação à Bateria Auxiliar deste veículo;
  • Muitos clientes solicitam suporte sobre a localização, função e características deste componente;
  • Existem também alguns problemas relacionados à este componente que iremos comentar durante esta dica. Fique por dentro!

Localização da Bateria Auxiliar:

  • A Bateria Auxiliar deste veículo encontra-se embaixo do compartimento do porta-luvas, próximo à Central de Carroceria – BCM, e está conectada ao Módulo de Controle da Bateria Auxiliar, conforme a imagem abaixo;
Localização Bateria Auxiliar Range Rover Evoque - Blog Doutor-IE
Localização do Módulo de Controle da Bateria Auxiliar.
  • Na imagem vemos, em azul, a Bateria Auxiliar conectada ao Módulo de Controle da Bateria Auxiliar.

Função da Bateria Auxiliar:

  • Para explicarmos a função deste componente, primeiro teremos que fazer uma breve introdução sobre o funcionamento do sistema de seleção de marchas da transmissão automática deste veículo;
  • A principal característica desta transmissão é que a seleção das marchas é feita de forma totalmente eletrônica, ou seja, não existe um acionamento mecânico (cabo, haste, etc) entre o Seletor da Transmissão Automática (seletor de marcha) e a Caixa de Transmissão;
  • O componente responsável pelo engate das marchas é o Módulo da Mudança de Marcha. Este componente, que possui um atuador interno, recebe a solicitação de marcha (via rede de comunicação) do seletor de marcha e realiza o acoplamento da marcha na Caixa de Transmissão;
  • O Land Rover Range Rover Evoque é conhecido por possuir um seletor de marcha um tanto peculiar. O projeto deste veículo trouxe um seletor de marcha retrátil. Ao desligar o motor, ele “desce” no console, o acesso fica comprometido e a transmissão fica bloqueada automaticamente na posição P;
  • Para que o seletor “suba” novamente, é necessário dar partida no motor;
Seletor Cambio Marchas Range Rover Evoque - Blog Doutor-IE
Seletor de Marchas do Land Rover Range Rover Evoque.
  • Este sistema de seleção de marcha, mesmo sendo muito interessante e de tecnologia avançada, depende do sistema de alimentação elétrica principal do veículo (bateria);
  • Qualquer problema referente à alimentação do veículo (tensão baixa da bateria, falta de alimentação, problema no chicote elétrico, etc) o funcionamento do sistema ficará comprometido;
  • O Módulo de Controle da Bateria Auxiliar (ABM) está conectado a três componentes do sistema de transmissão automática: UCE da Transmissão Automática; Seletor da Transmissão Automática; Módulo da Mudança de Marcha;
Esquema Elétrico Bateria Auxiliar Range Rover Evoque - Blog Doutor-IE
Esquema elétrico do Módulo de Controle.
  • Como citado anteriormente, toda vez que houver problema ou falta na alimentação principal, o sistema de seleção de marchas ficará comprometido. Neste caso, será a Bateria Auxiliar quem fará a alimentação temporária para que o seletor possa ser desbloqueado, por exemplo, numa situação em que o veículo necessite ser guinchado ou retirado de algum local.

Desbloqueio do seletor de marcha

  • Existe um procedimento a ser feito para que o seletor de marcha “suba” sem que o motor esteja em funcionamento e a liberação da transmissão possa ser feita. Os passos são os seguintes:
    • Pise no pedal do freio e puxe o seletor de marcha do volante + (paddle shit +);
    • Mantenha o pedal de freio e o seletor (+) pressionado por aproximadamente 10 segundos.
Desbloqueio Padlle Shift Transmissão Range Rover Evoque - Blog Doutor-IE
Procedimento para o desbloqueio do seletor da transmissão automática.
  • Ao final da contagem, o seletor de marcha irá “subir” e você poderá liberar a transmissão;
  • Existem outras situações em que o procedimento de liberação da transmissão pode ser útil;
  • Quando houver, por exemplo, alguma falha de comunicação entre os módulos, a transmissão pode ficar bloqueada na posição P e será necessário realizar o procedimento de liberação;
  • Um aviso será mostrado no painel de instrumentos do veículo quando houver problemas relacionados à bateria auxiliar e à transmissão automática e alguns códigos de falha podem estar gravados na memória da UCE.
Aviso Painel Bateria Auxiliar Range Rover Evoque - Blog Doutor-IE
Aviso no Painel de Instrumentos.

Códigos de falha referente a Bateria Auxiliar

  • Por sua função ser exclusivamente fornecer alimentação para a liberação da transmissão, a Bateria Auxiliar pode ficar muito tempo sem ser utilizada e ficar sem carga;
  • A montadora informa que a vida útil deste componente é de aproximadamente 4 anos e a falta desta não acarretará em mal funcionamento do veículo. Os sistemas funcionarão perfeitamente sem que a Bateria Auxiliar esteja em condições de uso;
  • Quando a UCE da Transmissão Automática identifica, através da comunicação via rede LIN com o Módulo de Controle, que a tensão da Bateria Auxiliar está baixa ou inadequada, esta informação é transmitida para a UCE do Motor (via VA CAN);
  • Junto com a mensagem no painel de instrumentos mostrada acima, os códigos de falha que podem estar gravados na memória da UCE do motor referentes à Bateria Auxiliar são:
    • B13C5: Bateria secundária – Problema de desempenho ou Operação Incorreta;
    • P1794: Tensão da bateria incorreta.

Para entender mais sobre os códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.


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