Você sabe onde fica e qual a função da bateria auxiliar do Land Rover Range Rover Evoque?
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre detalhes da bateria auxiliar do Land Rover Range Rover Evoque! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.
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Veículo:
- Land Rover Range Rover Evoque 2.0 16V 240cv (SI4 204PT)/MED 17.9.7 – ano 2012
Observações:
- Esta dica foi desenvolvida por conta da demanda que nós da Doutor-IE recebemos em relação à Bateria Auxiliar deste veículo;
- Muitos clientes solicitam suporte sobre a localização, função e características deste componente;
- Existem também alguns problemas relacionados à este componente que iremos comentar durante esta dica. Fique por dentro!
Localização da Bateria Auxiliar:
- A Bateria Auxiliar deste veículo encontra-se embaixo do compartimento do porta-luvas, próximo à Central de Carroceria – BCM, e está conectada ao Módulo de Controle da Bateria Auxiliar, conforme a imagem abaixo;

- Na imagem vemos, em azul, a Bateria Auxiliar conectada ao Módulo de Controle da Bateria Auxiliar.
Função da Bateria Auxiliar:
- Para explicarmos a função deste componente, primeiro teremos que fazer uma breve introdução sobre o funcionamento do sistema de seleção de marchas da transmissão automática deste veículo;
- A principal característica desta transmissão é que a seleção das marchas é feita de forma totalmente eletrônica, ou seja, não existe um acionamento mecânico (cabo, haste, etc) entre o Seletor da Transmissão Automática (seletor de marcha) e a Caixa de Transmissão;
- O componente responsável pelo engate das marchas é o Módulo da Mudança de Marcha. Este componente, que possui um atuador interno, recebe a solicitação de marcha (via rede de comunicação) do seletor de marcha e realiza o acoplamento da marcha na Caixa de Transmissão;
- O Land Rover Range Rover Evoque é conhecido por possuir um seletor de marcha um tanto peculiar. O projeto deste veículo trouxe um seletor de marcha retrátil. Ao desligar o motor, ele “desce” no console, o acesso fica comprometido e a transmissão fica bloqueada automaticamente na posição P;
- Para que o seletor “suba” novamente, é necessário dar partida no motor;

- Este sistema de seleção de marcha, mesmo sendo muito interessante e de tecnologia avançada, depende do sistema de alimentação elétrica principal do veículo (bateria);
- Qualquer problema referente à alimentação do veículo (tensão baixa da bateria, falta de alimentação, problema no chicote elétrico, etc) o funcionamento do sistema ficará comprometido;
- O Módulo de Controle da Bateria Auxiliar (ABM) está conectado a três componentes do sistema de transmissão automática: UCE da Transmissão Automática; Seletor da Transmissão Automática; Módulo da Mudança de Marcha;

- Como citado anteriormente, toda vez que houver problema ou falta na alimentação principal, o sistema de seleção de marchas ficará comprometido. Neste caso, será a Bateria Auxiliar quem fará a alimentação temporária para que o seletor possa ser desbloqueado, por exemplo, numa situação em que o veículo necessite ser guinchado ou retirado de algum local.
Desbloqueio do seletor de marcha
- Existe um procedimento a ser feito para que o seletor de marcha “suba” sem que o motor esteja em funcionamento e a liberação da transmissão possa ser feita. Os passos são os seguintes:
- Pise no pedal do freio e puxe o seletor de marcha do volante + (paddle shit +);
- Mantenha o pedal de freio e o seletor (+) pressionado por aproximadamente 10 segundos.

- Ao final da contagem, o seletor de marcha irá “subir” e você poderá liberar a transmissão;
- Existem outras situações em que o procedimento de liberação da transmissão pode ser útil;
- Quando houver, por exemplo, alguma falha de comunicação entre os módulos, a transmissão pode ficar bloqueada na posição P e será necessário realizar o procedimento de liberação;
- Um aviso será mostrado no painel de instrumentos do veículo quando houver problemas relacionados à bateria auxiliar e à transmissão automática e alguns códigos de falha podem estar gravados na memória da UCE.

Códigos de falha referente a Bateria Auxiliar
- Por sua função ser exclusivamente fornecer alimentação para a liberação da transmissão, a Bateria Auxiliar pode ficar muito tempo sem ser utilizada e ficar sem carga;
- A montadora informa que a vida útil deste componente é de aproximadamente 4 anos e a falta desta não acarretará em mal funcionamento do veículo. Os sistemas funcionarão perfeitamente sem que a Bateria Auxiliar esteja em condições de uso;
- Quando a UCE da Transmissão Automática identifica, através da comunicação via rede LIN com o Módulo de Controle, que a tensão da Bateria Auxiliar está baixa ou inadequada, esta informação é transmitida para a UCE do Motor (via VA CAN);
- Junto com a mensagem no painel de instrumentos mostrada acima, os códigos de falha que podem estar gravados na memória da UCE do motor referentes à Bateria Auxiliar são:
- B13C5: Bateria secundária – Problema de desempenho ou Operação Incorreta;
- P1794: Tensão da bateria incorreta.
Para entender mais sobre os códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.