Conheça os manuais de fluidos, aditivos e filtros da Doutor-IE e entenda como eles podem ajudar na sua oficina.
Devido à grande disponibilidade de veículos presente no mercado nacional é praticamente impossível saber qual é o lubrificante recomendado para cada carro. Da mesma forma ocorre para descobrir a localização do filtro de cabine, qual o procedimento correto para substituição do óleo da transmissão entre tantas outras informações referentes aos fluidos, aditivos e filtros de cada veículo. Sem contar ainda com a linha de veículos importados.
Ou seja, é extremamente necessário para a oficina ter informações de troca de óleos e filtros para a manutenção automotiva preventiva (periódica) ou reparativa.
É indispensável à utilização de informações precisas para esse tipo de serviço, pois a escolha incorreta de fluídos, filtros e aditivos pode ocasionar erros graves, custos e atrasos enormes na realização da manutenção veicular, prejudicando muitas vezes o cliente e a reputação de sua oficina.
Para resolver essa necessidade diária nas oficinas, a Plataforma – sistema online de dados técnicos da Doutor-IE – disponibiliza os manuais de fluidos, aditivos e filtros. Estes manuais são excelentes fontes de informação técnica, apresentando todas as especificações necessárias para o reparador, de forma rápida, fácil e organizada. Consequentemente, agilizam os serviços de troca de óleo, troca de filtros e afins.
Nesse post você vai ver:
- Toyota Corolla 2019 – Como realizar a troca de óleo do câmbio CVT
- Procedimento de verificação do nível de óleo
- Manutenção preventiva: A importância de informação técnica para revisões periódicas
- [BÔNUS] Ebook Grátis PDF com manual da troca de óleo do câmbio CVT
Toyota Corolla – Como realizar a troca de óleo do câmbio CVT?
Supomos que chegue a sua oficina um Toyota Corolla 1.8 ano 2015, com a necessidade da revisão de 80.000 km (oitenta mil quilômetros) do veículo. Uma maneira eficiente e transparente para realizar esse tipo de atendimento é através da consulta ao manual técnico indicado pela montadora.
Nesse caso, uma opção muito válida é a utilização do manual de revisões periódicas presente na Plataforma Doutor-IE. Com ele é possível ter a relação completa de todos os itens indicados pela montadora para a inspeção ou troca, de acordo com a quilometragem do veículo, 10.000 km, 20.000 km, 30.000 km e assim por diante.
Seguindo com o exemplo, devido às condições severas de uso, como o tempo que o veículo anda carregado e o acúmulo de pó nas caixas de ar, foi sugerido ao cliente à substituição de todos os fluidos e filtros do veículo. É importante lembrar que o Toyota Corolla 1.8 2015 possui uma transmissão CVT (continuously variable transmission, ou transmissão continuamente variável).
Antes de efetuar a troca do óleo
Para realizar a troca de óleo da transmissão automática – tanto em caixas convencionais ou CVT – é indispensável saber:
- Especificação correta de óleo
- Pontos de Drenagem e abastecimento
- Método de troca de óleo da transmissão.
Problemas com o óleo de transmissão errado
Cuidado! A troca incorreta do óleo de transmissão pode ocasionar danos irreversíveis ao sistema. Para se ter idéia, a troca incorreta do óleo do câmbio CVT pode ocasionar o deslizamento de correia e seu desgaste prematuro.
Problemas com o nível de fluido incorreto
Falhas que podem ocorrer devido ao nível de fluido incorreto são:
- Sobreaquecimento,
- Vibração,
- Falha na seleção de marchas,
- Vazamento de fluidos
- Entre outros
Para evitar esses e outros problemas ocasionados pela substituição incorreta, o mais indicado é seguir as informações técnicas para realização do procedimento passo a passo.
Procedimento de troca de óleo do câmbio CVT – Toyota Corolla
1. Posicione e eleve o veículo em um elevador automotivo, de forma que o cárter da transmissão CVT fique acessível. Prepare um recipiente graduado para que seja medida a quantidade de fluido drenado.

2. Retire o bujão de drenagem/verificação do cárter da transmissão e espere até que o fluido parar de escorrer totalmente.

Atenção! Por ser uma peça plástica, retire com cuidado o tubo de verificação de nível de óleo da transmissão e aguarde que o óleo escorra.


03. Afrouxe os 16 parafusos do cárter da transmissão. Depois retire apenas 12 deles, deixando 4 parafusos de suporte.

04. Com cuidado, segure o cárter da transmissão. Retire os 4 parafusos restantes e deixe o óleo escorrer para dentro do recipiente graduado.
Atenção: O óleo da transmissão pode estar quente e irá escorrer pelas bordas do cárter da transmissão.

05. Aguarde até que o óleo pare de escorrer para dentro do recipiente graduado.

06. Meça e anote a quantidade de fluido que foi drenada da transmissão CVT, essa quantidade será reabastecida.
Observação Importante:
Faça uma inspeção visual na qualidade do fluido que foi drenado: Caso o fluido da transmissão CVT esteja bastante degradado, ou seja, com uma coloração escura, e sujo, efetue o procedimento de troca completo,
07. Solte os 3 parafusos de fixação do filtro de óleo da transmissão e remova-o. O filtro de óleo da transmissão CVT do Corolla não é lavável. Portanto é aconselhável a substituição por um novo.

08. Instale um filtro de óleo novo na transmissão apertando os 3 parafusos.

09. Limpe as bordas da transmissão e posicione o cárter no local. Encaixe os 16 parafusos, e então, aplique um torque de 7,8 N.m em cada parafuso. Lembre-se se utilizar juntas novas para esse procedimento.

10. Instale o tubo de verificação da transmissão e aplique um torque de 1,7 N.m.

11. Instale o bujão de drenagem/verificação da transmissão e aplique um torque de 40 N.m.


12. Retire o bujão de abastecimento da transmissão CVT e posicione o funil com uma mangueira no orifício de abastecimento. Baixe o veículo com o elevador automotivo.


13. Adicione a quantidade medida no passo 06 de óleo CVTF FE Genuíno Toyota novo pelo bujão de abastecimento da transmissão.

14. Instale o bujão de abastecimento da transmissão e aplique um torque de 49 n.m.

15 . Pressione o pedal do freio firmemente, ligue o motor do veículo e mova o seletor do câmbio de “P” até “D” mantendo o seletor por pelo menos 3 segundos em cada posição.

16. Ainda com o pedal do freio pressionado mova o seletor do câmbio de “D” até “P” mantendo o seletor por pelo menos 3 segundos em cada posição.
17. Solte o pedal do freio, mantenha o motor ligado por 30 segundos e então desligue o motor
18. Conforme a qualidade do fluido drenado (observação acima) pode ser necessário substituir uma quantidade maior de fluido da transmissão. Para isso efetue o procedimento complementar*, caso contrário, efetue o Procedimento de Verificação do Nível de Óleo.
*Para ter acesso ao procedimento complementar, baixe o manual em PDF.
Procedimento de verificação do nível de óleo
Para que seja feita a verificação correta do nível de óleo da transmissão CVT é necessário ativar o modo de detecção de temperatura da transmissão automática, deixar o óleo da transmissão atingir a temperatura ideal e só então verificar o nível pelo tubo de verificação de nível.
A temperatura ideal de verificação é entre 35ºC e 45ºC.
Para verificar o nível de óleo da transmissão CVT, siga os passos abaixo:
01. Com a ignição desligada coloque um jumper entre os pinos 4 e 13 do conector de diagnóstico DLC.

02. Certifique-se que todos os equipamentos elétricos do veículo estão desligados (faróis, ar-condicionado etc) e então pressione o pedal de freio e ligue o motor.
03. Mantendo o freio pressionado mova o seletor do câmbio de “P” até “D” mantendo a alavanca por pelo menos 3 segundos em cada posição do seletor.

04. Ainda com o freio pressionado, mova o seletor do câmbio de “D” até “P” mantendo a alavanca por pelo menos 3 segundos em cada posição do seletor.
05. Para ativar o modo de detecção de temperatura da transmissão CVT, com o freio pressionado, coloque a alavanca em “D” e mova rapidamente de “D” para “N” e de volta para “D”, repita esse movimento até que o indicador de marcha do painel permaneça mostrando a posição “D” mesmo durante as trocas, indicando que o modo de detecção de temperatura foi ativado, e então retorne o seletor para “P”. Caso isso não ocorra, desligue a ignição, retire o jumper do conector, e retorne ao passo número 01.

06. Solte o pedal do freio e então retire o jumper do conector de diagnósticos DLC.
07. O veículo entrará no modo de controle de rotação do motor e continuará com o modo de detecção de temperatura da transmissão CVT ativado.
08. No modo detecção da temperatura, o indicador de marcha permanece:
Apagado: Caso a temperatura do fluido da transmissão esteja muito fria para a verificação de nível (abaixo de 35ºC).
Aceso: Caso a temperatura do fluido da transmissão esteja correta para a verificação de nível (de 35ºC a 45ºC).
Piscando: Caso a temperatura do fluido da transmissão esteja muito quente para a verificação de nível (acima de 45ºC).

09. Espere até que o fluido atinja a temperatura de verificação e o indicador de marcha fique aceso e então siga para o passo número 10, caso o indicador esteja piscando desligue o motor espere o veículo esfriar e retorne ao passo 01.
10. Remova o bujão de verificação de nível do cárter da transmissão.

11. Com o nível de óleo adequado e o motor em marcha lenta, o óleo deve pingar gota a gota pelo tubo de verificação de nível. Se escorrer um fio contínuo de óleo do orifício de drenagem/verificação, espere até que o óleo comece a pingar gota a gota e então siga para o passo 12.
Se não escorrer óleo pelo orifício de drenagem/verificação, remova o bujão de abastecimento e abasteça a transmissão com o óleo CVTF FE genuíno Toyota até que o óleo comece a escorrer continuamente pelo orifício de drenagem/verificação, espere até que o fluido comece a pingar gota a gota, e então, siga para o passo 12.
12. Com uma nova junta, instale o bujão de verificação de nível aplicando um torque de 40 N.m, e também, com uma nova junta, reinstale o bujão de abastecimento aplicando um torque de 49 N.m caso o mesmo não esteja no local.

13. Desligue o motor do veículo para que o modo de detecção de temperatura e controle de rotação sejam desligados.
Manutenção preventiva: A importância de informação técnica para revisões periódicas.
No exemplo do Toyota Corolla é visível a grande importância da literatura técnica para procedimentos que vão muito além da manutenção corretiva. A informação técnica é necessária para a verificação correta de diversos itens nos mais variados modelos de veículos no mercado nacional.
Na Plataforma Doutor-IE, além de você contar com milhares de checklists de revisão periódica de veículos nacionais e importados, tanto ciclo Otto quanto ciclo Diesel, você também tem acesso a um imenso banco de informações sobre Fluidos, Aditivos e Filtros como:
- Fluido de freio,
- Fluído para direção hidráulica,
- Fluído para embreagem,
- Fluído para transmissão,
- Aditivos para arrefecimento
- Óleo de motor
- Pontos de abastecimento e drenagem,
- Especificação de carga de gás e óleo para sistema de ar condicionado
- Localização do filtro de cabine
- Filtros de ar,
Filtros de combustível - Filtro de ar condicionado
- Procedimentos de troca de óleo de transmissões, caixas de transferência e diferenciais
Além de contar com procedimentos de troca de óleo de transmissão, caixa de transferência e diferenciais de forma clara e de fácil compreensão.
Gostou da Plataforma? Assinantes Doutor-IE tem acesso a essa e muitas outras informações, além da equipe especializada do suporte técnico que fornece a ajuda necessária para qualquer dúvida.
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Bônus – manual em PDF para download grátis
Baixe gratuitamente o PDF completo com o manual de fluidos com o procedimento completo para troca de óleo da transmissão CVT do veículo Toyota Corolla 1.8.
Troca de óleo do câmbio CVT
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