Você sabia que o Gol (G6) pode apresentar mau funcionamento dos vidros elétricos em decorrência de problemas em componentes da rede de comunicação LIN (Local Interconnect Network)?
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do problema nos vidros elétricos do Volkswagen Gol (G6)! O conteúdo é parte de uma live com o suporte técnico da Doutor-IE.
Veículo
Volkswagen Gol G6 1.0 8V TEC TotalFlex 72/76cv (CPBA)/ME 17.5.20

Detalhes iniciais
O veículo chegou na oficina de um dos nossos assinantes com problema nos vidros elétricos das quatro portas que não respondiam aos comandos de subida e descida dos interruptores.
Além disso, a central de carroceria do veículo (BFM) estava gerando códigos de falha relacionados à comunicação. Na Plataforma Doutor-IE, os códigos apresentados tem as seguintes descrições:
- U0199: Perda de Comunicação com o Módulo de Controle da Porta “A” (Lost Communication With “Door Control Module A”).
- U0200: Perda de Comunicação com o Módulo de Controle da Porta “B” (Lost Communication With “Door Control Module B”).
- U0201: Perda de Comunicação com o Módulo de Controle da Porta “C” (Lost Communication With “Door Control Module C”).
- U0202: Perda de Comunicação com o Módulo de Controle da Porta “D” (Lost Communication With “Door Control Module D”).
Para entender mais sobre os códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.
Diagnóstico do problema nos vidros elétricos
O reparador realizou uma série de testes com intuito de diagnosticar o problema nos vidros elétricos, como:
- Teste de alimentação e aterramento da central de carroceria (BFM) e do módulo de comando dos vidros elétricos.
- Substituição provisória da central de carroceria (BFM) e do módulo de comando dos vidros elétricos. Como o reparador possuía em sua oficina um carro em bom estado e semelhante ao veículo que estava com problema, para fins de teste, substituiu os componentes citados anteriormente para verificar se o defeito seria resolvido.
- Teste de continuidade no chicote de comunicação entre a central de carroceria (BFM) e o módulo de comando dos vidros elétricos.
Realizado os testes acima, não foi encontrado a fonte do defeito.
Solicitando o suporte da Doutor-IE
Ao se deparar com essa situação o reparador entrou em contato com o Suporte Automotivo da Doutor-IE em busca de auxílio.
Em posse das informações dos testes que o reparador já havia efetuado, o consultor técnico da Doutor-IE percebeu que o teste de continuidade realizado pelo reparador poderia não ser conclusivo para avaliar a integridade de chicotes elétricos.
A partir disso, o consultor da Doutor-IE indiciou ao reparador que, para avaliar a integridade do chicote entre a central de carroceria (BFM) e o módulo de comando dos vidros elétricos, poderia ser feito uma ligação direta entre os módulos, com intuito de identificar se o problema poderia estar no chicote.
Realizado o teste informado pelo consultor, os vidros elétricos voltaram a funcionar normalmente.
Contudo, o chicote de comunicação LIN (Local Interconnect Network) entre a central de carroceria (BFM) e o módulo de comando dos vidros elétricos também vai para outros componentes de acordo com o diagrama elétrico, conforme imagem abaixo.

Então, para fins de teste foi solicitado ao reparador que desconectasse todos os componentes que poderiam estar interferindo no funcionamento da rede de comunicação.
Logo no primeiro componente desconectado pelo reparador, o sensor de presença do alarme, os vidros elétricos voltaram a operar normalmente e as falhas de comunicação desapareceram.
Assim sendo, concluímos que havia um problema interno no sensor de presença do alarme, que estava interferindo no sinal da rede LIN, causando assim uma falha de comunicação entre os módulos que são interligados por esta rede.
Solução encontrada
Ao substituir o sensor de presença do alarme, os vidros elétricos voltaram a funcionar normalmente e as falhas de comunicação sumiram.
Aproveite para baixar diversas informações técnicas disponibilizadas gratuitamente em nosso blog.