Corsa 1.0 EFI | Lâmpada da injeção acende quando o motor está aquecido
Aplicação:
Chevrolet Corsa 1.0 EFI | sistema Multec Delphi
Características:
- Motor funciona aparentemente bem;
- O cliente reclama de alto consumo;
- Consultando-se os códigos de defeitos, encontrou-se a falha 45: tensão alta no circuito da sonda lambda.
Testes realizados:
- No teste da sonda, observou-se que seu sinal, somente com a chave ligada ou em marcha-lenta, estava entre 1,015 e 1,100 volt VDC;
- Foi trocada a sonda e o problema persistiu.
Solução encontrada:
Falha na unidade de comando – UCE
Dica:
É importante observar que na maior parte dos sistemas de injeção eletrônica (exceto no EEC IV) a UCE envia uma tensão de referência ao fio de sinal da sonda.
Com a chave de ignição ligada (sem dar partida) esta tensão deve estar entre 0,350 e 0,550 volt VDC.
No exemplo apresentado, a tensão enviada pela UCE era superior a 1,000 volt VDC.
Ficou com alguma dúvida?
Veja o conteúdo sobre princípio básico de controle da UCE em outro post aqui do blog.
Quer ter acesso a mais conteúdos sobre o Corsa ou outros veículos da Chevrolet?
Conheça a Enciclopédia Automotiva Doutor-IE Online!