Tipos de conectores de carregamento para carros elétricos

conector de carregamento veículo eletrificado

Você sabia que existem diversos tipos de conectores de carregamento para veículos elétricos?

Os veículos eletrificados têm um papel fundamental na redução da poluição gerada pelos gases de escape dos veículos. Abordaremos neste post, os principais tipos de conectores de carregamento para veículos eletrificados que são utilizados no mercado atualmente.

carregamento de um veículo eletrificado

Tipos de conectores de carregamento

A seguir, descrevemos os principais tipos de conectores de carregamento para veículos elétricos e suas particularidades.

Conector Tipo 1 –  SAE J1772

O conector de carregamento para carros elétricos do Tipo 1, também conhecido como SAE J1772, é um padrão norte americano especificado pela SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade). Este é um dos primeiros e um dos mais utilizados conectores de carregamento para veículos eletrificados.

Um exemplo de veículo que utiliza este tipo de conector é o Nissan Leaf até o ano modelo 2022. Desde a sua adoção inicial em 2001, este conector já passou por várias atualizações.

Este conector é amplamente utilizado para carregamento de corrente alternada monofásica em: espaços comerciais, residenciais, estações de carregamento públicas, entre outros.

O conector SAE J1772 geralmente inclui uma variante chamada CCS (Combined Charging System). É adicionado mais dois pinos ao conector, tornando um sistema combinado de carregamento.

O CCS é uma evolução do conector Tipo 1 que foi criado para permitir o carregamento rápido de veículos elétricos com corrente contínua (CC) em conjunto ao carregamento de corrente alternada (CA).

Em sua última revisão, até a data desta publicação, a norma J1772 especifica que este conector pode suportar um carregamento AC monofásico em uma ampla faixa de potência. Abaixo temos as especificações gerais de potência de carregamento segundo a norma.

Especificações máximas – Conector Tipo 1

A pinagem do conector é mostrada na imagens abaixo:

Conector de carregamento do tipo 1
Conector Tipo 1 AC convencional – lado da tomada no veículo
Conector de carregamento do tipo 1 com CCS
Conector Tipo 1 CCS DC carga rápida – lado da tomada no veículo
TerminalFunção
L1Fase 1 AC
NNeutro
PPSinal de conexão
CPComunicação
PEAterramento
DC+Positivo DC
DC-Negativo DC
Descrição dos pinos – conector tipo 1

Conector Tipo 2 – IEC 62196

O conector de carregamento para carros elétricos do Tipo 2, é um padrão Europeu especificado pela IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional).

Atualmente, este é um dos principais conectores de carregamento para veículos eletrificados na Europa e em outras partes do mundo. Alguns exemplos de veículos que utilizam este tipo de conector são: Volvo XC40 e o Renault Zoe.

Este conector é amplamente utilizado para carregamento de corrente alternada monofásica e trifásica. Também pode apresentar a variante CCS (Combined Charging System), permitindo o carregamento rápido em corrente contínua (CC).

Em seu projeto original, para carregar os veículos elétricos, este conector trabalha com uma tensão operacional de 230V monofásica e 400V trifásica, com uma corrente máxima de 32A. Com isso, a potência de carregamento pode ser de 7.3 kW para corrente alternada (CA) monofásica, e de 22 kW para corrente alternada (CA) trifásica.

Contudo, de acordo com a norma IEC 62196, este tipo de conector pode ter uma tensão operacional de até 480V e não pode ultrapassar o valor de corrente nominal de 63A trifásica ou 70A monofásica.

Para o conector Tipo 2 CCS, assim como o conector do Tipo 1, ele pode suportar uma potência de carregamento de até 400 kW.

Modo de RecargaMáx. Tensão (V)Máx. Corrente (A)Potência (kW)
CA230 (monofásica)32 (monofásica)7.3
CA400 (trifásica)3×32 (trifásica)22
CA480 (monofásica)70 (monofásica)33.6
CA480 (trifásica)3×63 (trifásica)52.3
CC1000400400
Especificações máximas – conector tipo 2

A pinagem do conector é mostrada nas imagens abaixo:

Conector de carregamento do tipo 2 com CCS
Conector Tipo 2 CCS DC carga rápida – lado da tomada no veículo
Conector de carregamento do tipo 2
Conector Tipo 2 AC convencional – lado da tomada no veículo
TerminalFunção
PPSinal de conexão
CPComunicação
PEAterramento
L1Fase 1 AC
L2Fase 2 AC
L3Fase 3 AC
NNeutro
DC –Negativo DC
DC +Positivo DC
Descrição dos pinos – conector tipo 2

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Conector GB/T

O conector de carregamento para carros elétricos GB/T é um padrão de carregamento que foi desenvolvido na China e se tornou um padrão reconhecido nacionalmente e em outras regiões do mundo.

Um exemplo de veículo que utiliza este tipo de conector é o JAC e-JS1.

O conector GB/T se assemelha ao conector Tipo 2, contudo possui configurações diferentes (não são compatíveis fisicamente). Enquanto o conector do Tipo 2 utiliza conector da estação de carga fêmea e a tomada no veículo macho, o GB/T especifica um conector macho para a estação de carregamento e a tomada no veículo fêmea.

Este conector é amplamente utilizado para carregamento de corrente alternada (CA) monofásica e trifásica, embora exista a variação deste padrão para carregamento rápido em corrente contínua (CC). Os conectores de corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC) são separados, ou seja, não são combinados.

Este conector pode suportar uma potência de carregamento de até 250 kW. Contudo, na configuração mais comum a potência de carregamento residencial pode ser de 2.5 kW (monofásica) a 27.7 kW (trifásica).

Modo de RecargaMáx. Tensão (V)Máx. Corrente (A)Potência (kW)
CA250 (monofásica)32 (monofásica)8
CA440 (trifásica)3×63 (trifásica)27.7
CC1000250250
Especificações máximas – conector GB/T

A pinagem do conector é mostrada nas imagens abaixo:

Conector de carregamento do tipo GB/T
Conector GB/T AC convencional – lado da tomada no veículo
Conector de carregamento rápido do tipo GB/T
Conector GB/T DC carga rápida – lado da tomada no veículo
TerminalFunção (Conector GB/T AC – Convencional)
CCSinal de conexão
CPComunicação
L1Fase 1 AC
L2Fase 2 AC
L3Fase 3 AC
NNeutro
PEAterramento
Descrição dos pinos – conector GB/T AC convencional

TerminalFunção (Conector GB/T DC – Carga Rápida)
S+Comunicação CAN HIGH
CC2Sinal de Conexão
S-Comunicação CAN LOW
CC1Sinal de Conexão
DC+Positivo DC
DC-Negativo DC
A+Alimentação CC Auxiliar (30 Volts)
PENegativo
A-Alimentação CC Auxiliar (30 Volts)
Descrição dos pinos – conector GB/T DC carga rápida

CHAdeMO

O conector de carregamento CHAdeMO para carros elétricos é um padrão de carregamento rápido que foi desenvolvido no Japão e que tornou-se um padrão globalmente reconhecido. O nome se trata de uma abreviatura de “Charge de Move”.

Atualmente, este é um dos principais conectores de carregamento para veículos elétricos no Japão e concorre com o Combined Charging System (CCS) aplicado aos conectores Tipo 1 e Tipo 2. Um exemplo de veículo que utiliza este tipo de conector é o Nissan Leaf.

Este conector é utilizado para carregamento rápido em corrente contínua (CC). Até a data de publicação desta matéria, o CHAdeMO permite trabalhar com uma tensão operacional de 1 kV e 400 A, o que gera uma potência de carregamento de até 400 kW.

Contudo, já existem pesquisas de desenvolvimento de um carregador ultra rápido capaz de carregar até 900 kW.

Modo de RecargaMáx. Tensão (V)Máx. Corrente (A)Potência (kW)
CC1000400400
Especificações máximas – conector CHAdeMO

A pinagem do conector é mostrada na imagem abaixo:

conector de carregamento do tipo CHADEMO
Conector CHAdeMO DC carga rápida – lado da tomada no veículo
TerminalFunção
FGAterramento
SS1Sinal de Conexão
SS2Sinal de Conexão
DCPSinal de Comunicação
DC+Positivo DC
DC-Negativo DC
PPDetecção da Tomada
CHRede CAN HIGH
CLRede CAN LOW
Descrição dos pinos – conector CHAdeMO DC carga rápida

Padrão de carregamento Tesla

O conector de carregamento Tesla ou North American Charging Standard (NACS) para carros elétricos é um padrão de carregamento que foi desenvolvido pela empresa americana Tesla.

Atualmente, este é um dos principais conectores de carregamento para veículos elétricos nos Estados Unidos. Alguns exemplos de veículos que utilizam este tipo de conector são: Tesla Model S, Tesla Model X e entre outros. 

No ano de 2022 a Tesla anunciou a abertura para uso deste tipo de conector a outros fabricantes promovendo maior interoperabilidade e facilidade na transição para mobilidade elétrica.

Este conector é amplamente utilizado para carregamento de corrente alternada. Também permite o carregamento rápido em corrente contínua (CC) utilizando o mesmo carregador.

A Tesla oferece adaptadores para outros tipos de conectores como o Tipo 1 e o CHAdeMO. Na Europa a empresa americana passou a adotar o conector Tipo 2.

Até a data desta publicação este conector pode suportar uma potência de carregamento de até 250 kW. Contudo, na configuração mais comum a potência de carregamento residencial é de 11.5 kW.

Modo de RecargaMáx. Tensão (V)Máx. Corrente (A)Potência (kW)
CA2404811.5
CA277 (trifásica)3×80 (trifásica)22
CC500Nenhuma classificação de corrente máxima é especificada pelo NACS***
CC1000Nenhuma classificação de corrente máxima é especificada pelo NACS***
Especificações máximas – conector Tesla
*Qualquer valor de corrente é permitido contanto que a temperatura da interface do conector não exceda 105°C.
**A terceira geração do carregador Supercharger da Tesla (geração mais atual no momento de publicação da matéria) tem capacidade para entregar até 250 kW de potência. No entanto, essa não é a capacidade máxima do conector NACS.

A pinagem do conector é mostrada na imagem abaixo:

Conector de carregamento padrão tesla ou também chamado de NACS
Conector padrão Tesla (NACS) – lado da tomada no veículo
TerminalFunção
DC-Negativo DC
DC+Positivo DC
PPSinal de Conexão
PEAterramento
CPComunicação
Descrição dos pinos – conector Tesla

O que discutimos hoje?

Hoje você conheceu os principais tipos de conectores de carregamento para veículos eletrificados e suas aplicações no mercado automotivo atual.

Lembrando, que o mercado global de produção de veículos está em constante mudança e os valores das potências de carregamento para cada conector pode ser alterada com o avanço da tecnologia, bem como o surgimento de novos padrões.

É importante salientar que apesar da arquitetura do conector aceitar tensões e potências máximas altas, não significa que qualquer carregador deste tipo irá conseguir entregar esses valores. A velocidade de recarga irá depender dos valores aos quais a estação de carregamento EVSE foi dimensionada para oferecer, e mais importante, da velocidade de carregamento suportada pelo veículo a ser carregado.


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