Sincronismo de motores com osciloscópio: saiba se o motor está no ponto
A Doutor-IE promoveu uma Live com o título “Sincronismo de motores com Osciloscópio” nas principais redes sociais, apresentada por Válter Ravagnani, CEO da empresa.
O uso do osciloscópio para análise de defeitos elétricos e eletrônicos está cada vez mais presente nas oficinas de todo o país. E isso acontece também com o sincronismo do motor.
Afinal, como saber se o motor está no ponto?
Você já sabe que:
- O sensor de fase indica a posição do eixo comando de válvulas.
- O sensor de rotação indica a posição do virabrequim.
Em muitos casos, a análise simultânea desses 2 sensores pode identificar facilmente problemas de sincronismo do motor, sem a necessidade de desmontar peças de difícil acesso para verificar as marcações nas engrenagens e ou instalar ferramentas complexas.
Mas a live aborda outros assuntos também! Acompanhe a relação do conteúdo, logo abaixo.
Conteúdo da aula sobre sincronismo de motores com osciloscópio
A Live para reparadores profissionais sobre “Sincronismo de motores com osciloscópio” apresenta os principais sinais (oscilogramas) que devem ser coletados com o osciloscópio e todos os detalhes técnicos para uma análise conclusiva do sincronismo do motor.
Você vai ver, durante a transmissão, exemplos de problemas comuns de sincronismo em veículos Ciclo Otto (linha leve) e Ciclo Diesel (leves e pesados), como Onix, Captiva, Amarok e Volvo FH.
Durante a transmissão são utilizados manuais que fazem parte da Plataforma Doutor-IE, plataforma de dados técnicos para reparadores automotivos.
Primeiramente é importante lembrar o que significa cada sigla mencionada no vídeo:
- CKP (CranKshaft Position) – Sensor de rotação
- CMP (CaMshaft Position) – Sensor de fase
A live foi dividade em 8 principais assuntos. Veja:
- Ponto eletrônico: Sincronismo CKP x CMP – É um dos sinais mais utilizados, também chamado de sincronismo virtual.
- Ponto mecânico: Sincronismo do meio das rampas (variação da pressão do cilindro) – sincronismo do virabrequim em relação ao eixo comando ou aos eixos comandos de válvulas.
- Sincronismo CKP x PMS (pressão do cilindro) – sincronismo referente a posição da roda fônica em relação ao virabrequim – saiba se a roda fônica girou em falso.
- O sinal dos sensores CKP e CMP – entenda as diferenças dos sinais:
- CKP e CMP indutivo: amplitude, inversão e análise.
- CKP e CMP hall: amplitude, inversão e análise.
- Variação da pressão do cilindro
- Análise sincronismo CKP x CMP
- No ponto.
- Indutivo invertido.
- Hall invertido.
- Com um dente do CKP fora, o motor está fora do ponto? Aprenda a calcular de forma simples.
- Fase adiantado – eletroválvula do variador de fase travada aberta – problema comum na Chevrolet Captiva, por exemplo.
- CKP x CMP okay – Motor fora do ponto: sincronismo FIRE, VOLKSWAGEN, RODA FÔNICA COM BORRACHA, MOTOR GM.
- Análise do sincronismo: CKP x PMS (pressão do cilindro)
- Análise do sincronismo: Meio das rampas (pressão do cilindro)
Portanto, assista agora a LIVE “Sincronismo de motores com Osciloscópio” na íntegra:
Esta LIVE foi apresentada no dia 20/05/2020 às 20h, com duração aproximada de 2 horas e 20 minutos.
Atenção: embora seja comentado sobre descontos durante o vídeo, os links e códigos promocionais foram válidos somente durante a transmissão. Por fim, a Doutor-IE reserva-se o direito de alterar ou encerrar as promoções ou condições veiculadas.
Materiais complementares
- Qual a diferença entre osciloscópios de 1, 2, 4 ou 8 canais? Entenda a diferença entre os modelos e saiba qual é recomendado para iniciantes. Além disso, baixe um manual PDF grátis com oscilogramas do sincronismo do motor do veículo Jeep Compass 2.0 16V Tigershark FLEX, clicando aqui.
- Osciloscópio Automotivo: vale a pena o investimento? Conheça as aplicações básicas do osciloscópio para reparação automotiva e os principais acessórios disponíveis, clicando aqui.
- Se ao analisar o sincronismo do motor via osciloscópio, você perceber uma diferença de apenas um dente da roda fônica do sensor de rotação fora da posição correta, o motor está fora de sincronismo? Se você já teve essa dúvida, confira a resposta no vídeo da sério #doutorieRESPONDE, clicando aqui.
- Função TRIGGER do osciloscópio. Saiba mais neste vídeo.
- Sincronismo de motor diesel com osciloscópio. Veja no vídeo um exemplo prático de diagnóstico. Ir para o vídeo.
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Como você já sabe, para a correta utilização de um osciloscópio, você precisa de uma biblioteca de referência, ou melhor, uma Plataforma de manuais com imagens de diversos sensores e atuadores durante o perfeito funcionamento. Dessa forma você poderá comparar o gráfico do seu veículo com o gráfico ideal.
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