S10 2.4 8V com problemas de desempenho e morrendo em baixas rotações, o que pode ser?
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a análise do sinal da pressão no cilindro do veículo Chevrolet S10 2.4 8V MPFI. O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.
Veículo:

- Chevrolet S10 2.4 8V MPFI 128cv (C24SE)/M 1.5.4
A resolução deste caso foi realizada em parceria com o setor de desenvolvimento de manuais da Plataforma Doutor-IE.
Por estarem em contato direto com os materiais originais das montadoras, os desenvolvedores da Doutor-IE conseguem auxiliar os consultores do suporte técnico quando aparecem casos de variação na aplicação de peças, variação nos diagramas, variação na aplicação de fluidos, entre outros. É uma parceria que sempre deu muito certo.
Detalhes iniciais:
O cliente entrou em contato, através do chat do suporte automotivo, informando que o veículo estava com problemas de desempenho e que o motor “morria” ao passar por lombadas, ou seja, apagava em baixas rotações.
O veículo não apresentava código de falha, fato que sempre dificulta o início do diagnóstico.
Diagnóstico:
Por ser um cliente com uma certa experiência em diagnósticos avançados, o oscilograma da pressão do cilindro já havia sido capturado, com o defeito presente.
Vale ressaltar a importância de sempre realizar as coletas de sinais com o defeito presente no veículo, para que o mesmo possa ser mapeado e o diagnóstico seja feito com precisão. Sinais capturados sem defeito presente podem induzir a diagnósticos equivocados.
Assim, logo no início da conversa, o cliente nos enviou o oscilograma que ele havia capturado, solicitando auxílio para analisar o sinal e tentar entender o que estava acontecendo.
O sinal enviado pelo cliente já estava com a “linha do zero” marcada no gráfico, confirmando que o amigo reparador realmente tinha experiência com diagnósticos avançados e havia calibrado a linha do zero no osciloscópio.
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A “linha do zero”, em coletas com transdutores de pressão, é a primeira etapa da análise do sinal. Uma linha de referência é calibrada e traçada a partir da pressão nula (zero bar), para que a análise da pressão no cilindro possa ser feita de forma assertiva.

O sinal de pressão do cilindro em marcha lenta, em motores ciclo otto, segue um padrão. Observando o gráfico acima podemos ter uma noção do comportamento da pressão de acordo com a fase do motor.
Vale ressaltar que o gráfico dessa dica é coletado com o transdutor de pressão conectado no lugar da vela de ignição, ou seja, não há centelha no cilindro em análise.
- Na compressão, com as válvulas fechadas, a subida do pistão faz com que a pressão dentro do cilindro atinja o valor máximo no ponto morto superior;
- Na fase de expansão, o pistão desce até o ponto morto inferior, gerando vácuo e causando depressão dentro do cilindro;
- No escape, a válvula de escape é aberta e o pistão inicia seu movimento de subida para expelir o ar. Neste momento a pressão dentro do cilindro tende a se aproximar da pressão atmosférica;
- Na admissão, com o fechamento da válvula de escape e a abertura da válvula de admissão, o pistão inicia novamente o movimento de descida até o PMI, gerando vácuo dentro do cilindro.
Finalizando a fase de admissão do ar, o ciclo inicia-se novamente.
A partir disso, assim que a coleta foi enviada, nossa equipe de suporte técnico identificou uma suposta anomalia no sinal coletado.

Se observarmos o comportamento do sinal na fase de escape, a partir de um certo momento a pressão dentro do cilindro ultrapassa a “linha do zero” do gráfico. Esta anomalia nos chamou a atenção.
Com isso, foi solicitado ao cliente que criasse uma saída alternativa para os gases na tubulação de escape, pois, provavelmente, havia uma obstrução que estaria causando o aumento da pressão no cilindro. A solução vinda do cliente foi a remoção da sonda lambda pré-catalisador e uma nova coleta do sinal da pressão do cilindro foi realizada.

Sendo assim, com o envio dessa última coleta, pode-se concluir que realmente havia uma uma obstrução no escapamento veículo, provavelmente no catalisador.
Solução encontrada:
O escapamento do veículo teve que ser condenado e, após a substituição da peça, o veículo voltou a funcionar normalmente.