Peugeot e Citroën com falhas P0201 a P0204 e P0300. Como proceder?
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução dos códigos de falhas P0201 a P0204 e P0300 em veículos Peugeot e Citroën equipados com a válvula termostática eletrônica – VTE! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.
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Veículos:
- Veículos do grupo PSA (Peugeot/Citroën) equipados com válvula termostática eletrônica – VTE;
Detalhes iniciais:
- O veículo chegou na oficina parceira apresentando perda de potência, motor não respondia às solicitações de aceleração e gerava diversos códigos de falha como: P0201, P0202, P0203, P0204, P0300;
- Na Plataforma Doutor-IE, esses códigos tem as seguintes descrições:
- P0201: Bico injetor do 1° cilindro – Circuito defeituoso;
- P0202: Bico injetor do 2° cilindro – Circuito defeituoso;
- P0203: Bico injetor do 3° cilindro – Circuito defeituoso;
- P0204: Bico injetor do 4° cilindro – Circuito defeituoso;
- P0300: Detectado falha na combustão de cilindros múltiplos ou aleatórios.
- Para entender mais sobre os códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.
Diagnóstico:
- Realizando um diagnóstico guiado pelos códigos de falha, o consultor da Doutor-IE responsável pelo caso orientou que o reparador verificasse os componentes relacionados à combustão do motor (velas, bobinas e injetores) para que fosse eliminada qualquer possibilidade de falha nesses componentes;
- Visto que os componentes indicados não possuíam avaria, suspeitou-se de problemas na própria central de injeção – UCE do motor;
- Nesse momento foi indicado ao cliente que fizesse a verificação das alimentações positivas e negativas da UCE do motor;
- Durante a verificação das alimentações da UCE do motor, ao desconectar o conector cinza (lado do chicote), o cliente notou que o conector estava coberto por água e zinabre, causado pela oxidação;
- O cliente relatou que em um terminal específico a oxidação era maior. O terminal que apresentava maior oxidação era o E4 do conector cinza, cuja função é o controle negativo da Válvula Termostática;
- Esse defeito acontece por conta de um efeito chamado de capilaridade. A capilaridade é definida como a propriedade física que os fluidos (água, neste caso) têm de subir ou descer em tubos extremamente finos. Essa ação pode fazer com que líquidos fluam pelos fios do chicote do veículo mesmo contra a ação da gravidade;
- Lembre-se que a válvula termostática eletrônica possui contato direto com o líquido de arrefecimento. Portanto, um defeito na própria válvula termostática provocou um pequeno vazamento e fez com que o líquido subisse pelo chicote até a UCE do motor, contaminando todo o conector cinza da UCE.
Solução encontrada:
- Após substituir a válvula termostática eletrônica, reparar o conector defeituoso e excluir os códigos de falhas, o veículo voltou a funcionar normalmente.