O maior pesadelo dos mecânicos: Não concluir o reparo de um veículo.
De longe o pior pesadelo dos mecânicos é não conseguir resolver o problema de um veículo na oficina. Entre atrasos, carros parados e retrabalhos, há um resultado em comum, a insatisfação de um cliente. Isso leva a diversas outras situações que acabam influenciando negativamente o nosso desempenho e a imagem da oficina.
Mas como podemos evitar isso? Além de querer prestar um serviço de qualidade, que é essencial, você deve tomar algumas precauções, planejar uma estrutura de trabalho e contar com profissionais capacitados. O texto de hoje é sobre esse assunto.
Onde está o problema?
Vários fatores podem levar à dificuldades na reparação de um veículo. É necessário identificar o principal ponto que afeta o trabalho, impedindo de conduzir corretamente o diagnóstico e reparo do veículo. Os problemas mais comuns das oficinas são:
- Falta de conhecimento e experiência
- Falta de processos
- Falta de ferramentas adequadas
- Falta de peças
- Falta de informação técnica
Todas essas questões podem levar aos conhecidos atrasos, retrabalhos e insatisfações. O pior cenário é quando o cliente tem que levar o veículo para outra oficina.
Por isso é necessário entendermos onde estão as falhas do trabalho. Uma vez feita essa análise, podemos seguir com a aplicação da solução.
Conhecimento técnico e experiência na reparação automotiva
O primeiro passo é identificar em qual tarefa o processo trava. Pode ser no diagnóstico, na parte prática de testes, na identificação do defeito ou até mesmo no reparo em si.
Esse procedimento exige refletirmos sobre quais tarefas que fazemos tomam mais tempo, geram mais dúvidas e necessitam de mais auxílio.
Tendo isso em mãos, podemos trabalhar para desenvolver as habilidades que estão defasadas.
Assim como muitas profissões, é necessário buscar capacitação profissional para trabalharmos com reparação automotiva. Seja em cursos de especialização, seja em uma graduação técnica ou superior. O SENAI é um exemplo de instituição com formações para a área.
Atualmente o segmento de reparação conta com diversas fontes de conhecimento gratuitas na internet, de fácil acesso.
Aqui no Blog da Doutor-IE é um excelente lugar para adquirir conhecimentos gerais e também específicos.
Além disso, também existem bons canais de informação no Youtube:
Eventos técnicos também são ótimos para o aprendizado. O Circuito Doutor-IE é um exemplo. Nele são abordados temas técnicos especializados, como práticas de reparo, uso de equipamentos, aplicação de novas tecnologias até conhecimentos de gestão, incluindo relacionamento, marketing e vendas para sua oficina. Além disso, os eventos promovem o networking, estabelecendo o contato com outros reparadores que compartilham suas experiências e agregam conhecimento aos colegas.
Defina processos dentro da oficina
A definição dos processos da oficina faz muita diferença no seu desempenho.
Definir quais são as etapas de atendimento de um cliente assegura que ele será bem atendido, terá suas dúvidas sanadas e sairá satisfeito de sua oficina.
Ter um padrão para as etapas da compra de peças, por exemplo, garante que seu estoque esteja bem suprido e organizado.
Sempre frisamos a importância da utilização de um checklist no processo de diagnóstico de qualquer veículo. Pois é através dele, juntamente das informações coletadas com o dono do veículo, que conseguimos identificar possíveis defeitos de maneira assertiva.
Esses são só alguns exemplos dos muitos processos da oficina. É papel do bom gestor organizar e definir esses processo para garantir o sucesso.
Invista em boas ferramentas
Cada oficina tem uma realidade, seja pelos diferentes serviços prestados, fluxo de atendimento, linhas atendidas, tamanho da equipe, e vários outros fatores.
Sabendo disso, o empresário e o funcionário da oficina devem estar atentos sobre as ferramentas necessárias para a execução de cada tarefa.
As ferramentas corretas são essenciais para garantir um serviço de qualidade, evitar acidentes e otimizar o tempo de reparo.
Lembre-se: A organização das ferramentas e o fácil acesso a elas agiliza o trabalho.
Estoque e parceiros de peças
Outra questão que gera dificuldades para a solução de um problema no veículo é a falta de peças. Comentamos em outra postagem aqui sobre a importância de contar com bons fornecedores de qualidade e rapidez.
Além dos parceiros de autopeças, também é importante manter um estoque de peças na sua oficina. Não precisamos de um estoque muito vasto, mas é importante ter as peças para os serviços mais comuns da oficina.
Assim garantimos a realização dos principais serviços, independente da logística envolvida para peças.
O importante é não fazer seu cliente esperar!
Falta de informação técnica
Onde você encontra descrições de códigos de defeito? Como você sabe qual torque aplicar ao bujão do cárter? Como encontra os procedimentos e parâmetros de testes de sensores?
No mercado brasileiro existe uma imensa variedade de marcas e veículos, sejam de fabricação nacional ou internacional. Em cada veículo existem sistemas, componentes e estratégias de funcionamento diferentes.
Desse modo, é humanamente impossível memorizar todos os pequenos detalhes e informações necessárias para conduzir um diagnóstico e reparo 100% eficaz.
Se você trabalha com elétrica automotiva, certamente precisa de diagramas elétricos, informações sobre centrais, conectores, fusíveis, relés, entre outros.
Já se você trabalha com mecânica, sua necessidade é por torques de aperto, fluidos, pontos de sincronismo, e por aí vai.
O seu ramo de atuação vai definir quais informações são mais necessárias em sua oficina, e encontrar a fonte de informações correta é parte de um bom processo de gestão.
Se ficamos perdendo tempo com fontes de má qualidade ou de baixa confiança, corremos sérios riscos de ter que arcar com as situações indesejadas listadas anteriormente.
Mas não há necessidade de preocupação, pois existe uma solução completa para de informação técnica para sua oficina, a Plataforma Doutor-IE.
Com a Plataforma Doutor-IE, você tem acesso a um acervo de informações completíssimas, atualizadas diariamente, com informações acumuladas em 25 anos de operação!
Além de contar com uma abundância de informação, você tem à sua disposição o time de Suporte Técnico Automotivo.
Nossos especialistas estão dispostos a auxiliar com dúvidas no processo de diagnóstico e reparação!
Então vamos pôr em prática o que aprendemos!
Analise as fontes de dúvidas e entenda elas, defina o nível de conhecimento e experiência necessário para os serviços da oficina e atualize seus conhecimentos.
Adquira e use as ferramentas que melhor se adequam à realidade da sua oficina e clique aqui para iniciar uma parceria de sucesso com a melhor fonte de informações técnicas automotivas do Brasil, a Plataforma Doutor-IE!
Essa foi a 3ª matéria dedicada à solução de 3 dos maiores problemas enfrentados por oficinas!
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