Os problemas das oficinas giram em torno da busca por profissionais qualificados, dificuldade de pagar as contas e, inclusive, no reparo dos veículos.
Uma em cada quatro oficinas não encontram mão de obra qualificada. Em torno de 20% das oficinas admite que sua maior deficiência é não conseguir resolver o problema no veículo. Mais de 17% das oficinas sofrem com carros parados e retornos de veículos. Cerca de 10% das oficinas estão passando por problemas financeiros.
Esses dados foram levantados em uma pesquisa conduzida pela Doutor-IE. Se você é proprietário de uma oficina ou trabalha com reparação automotiva como autônomo, sabe do que estamos falando.
Neste post vamos abordar os principais desafios das oficinas brasileiras.
Veículos sem resolução
Não conseguir solucionar um defeito é, de longe, o pior pesadelo dos mecânicos, principalmente porque gera grandes insatisfações para os clientes. As possíveis causas para este problema costumam ser:
- Falta de conhecimento e experiência
- Falta de processos bem definidos
- Falta de ferramentas adequadas
- Falta de peças
- Falta de informação técnica
Oficina x Estacionamento
Quanto aos veículos parados, de forma resumida, os maiores causadores de um veículo parado na oficina são:
- Falta de peças
- Falta de organização
- Falta de informação técnica
Para evitar veículos parados na sua oficina, procure manter um pequeno estoque das peças mais usadas, manter as ferramentas bem organizadas e contar com uma boa fonte de informação técnica, como a Plataforma Doutor-IE.
Retorno e Retrabalho
O retrabalho em veículos também é uma das principais fontes de estresse na oficina, mas pode ser combatido com:
- Peças de qualidade e confiança
- Padronização dos procedimentos da oficina
Essas soluções ajudam você a evitar os prejuízos de ter que refazer o serviço. Além disso, diminuem a insatisfação de seus clientes.
Dificuldades financeiras e suas soluções
As dificuldades financeiras costumam ser um reflexo das outras questões que foram abordadas até aqui.
No entanto, sabemos que existem mais fatores que podem ser a causa desse problema. Falhas que costumam levar a problemas financeiros são:
- Precificação incorreta de peças e mão de obra
- Cálculos de custos operacionais errados
- Mal gerenciamento de estoque
- Falta de planejamento financeiro
- Não separar as Pessoas Físicas e Jurídicas
- Falta de investimento em marketing
Hoje em dia, as oficinas contam com inúmeras ferramentas especializadas para auxiliar na parte de precificação, cálculos de custos, gerenciamento de estoque e planejamento financeiro. Pesquise pelas soluções que melhor atendem suas necessidades.
Separar as contas da Pessoa Física e Jurídica é vital para qualquer negócio! Separe sua conta pessoal do seu CNPJ, calcule uma fatia justa de Pró-labore (salário para sócios, gerentes ou donos) e faça com que sua empresa pague seu salário, e não suas contas pessoais.
O marketing desempenha um papel fundamental na promoção e no sucesso de uma oficina. O marketing permite que as oficinas alcancem seu público de maneira eficaz, principalmente por estratégias online. Além disso, o marketing ajuda a construir uma reputação positiva para a oficina, aumentando a confiança dos clientes e, consequentemente, as indicações.
Ao investir em marketing, as oficinas mecânicas podem fortalecer sua marca e garantir que estejam sempre na mente dos clientes quando surgir a necessidade de serviços automotivos.
Contratação e Qualificação
A falta de mão de obra qualificada é o pior problema apontado na pesquisa, pois gera uma deficiência gigantesca para as oficinas. Considerando que um dos pilares da oficina de sucesso é o conhecimento e a qualificação, a falta desse pilar pode levar a diversas dores de cabeça como:
- Erros no diagnóstico de um veículo
- Montagem incorreta de um motor
- Troca desnecessária de peças
- Mal atendimento ao cliente
- Uso indevido de uma ferramenta
Esses são só alguns exemplos, e todos eles geram prejuízos para a imagem e para o bolso da oficina. Esses cenários poderiam facilmente ser evitados com o conhecimento apropriado.
A questão é que nem sempre é possível trazer para nossa equipe alguém com todas essas competências já desenvolvidas. É importante ter em mente que há outras soluções além de apenas contratar novos profissionais.
Uma das soluções mais adotadas atualmente, é investir em capacitação para você e seus funcionários. Os serviços nacionais de aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAT, SEBRAE, etc.) oferecem diversos cursos, em suas áreas de atuação que vão trazer os benefícios desejados.
Exemplos:
- SENAI – Curso técnico de manutenção automotiva
- SENAC –Técnicas de Fidelização
- SEBRAE – Marketing Digital para sua empresa
- SEST – Qualidade no atendimento ao cliente
Algumas oficinas e centros de treinamento também oferecem cursos de capacitação, mas dedicados a sistemas ou áreas de conhecimento específicas. O escopo desse tipo de capacitação é menor, mas costuma ser mais aprofundado.
Por último temos os eventos técnicos. Eventos como o Circuito Doutor-IE que buscam trazer conhecimentos novos em todas as áreas pertinentes à oficina.
No Circuito Doutor-IE, é possível assistir palestras sobre:
- Linhas OTTO, Diesel leve, Diesel pesado, Veículos híbridos e elétricos
- Diagnóstico de falhas
- Tecnologias e sistemas automotivos
- Gestão de processos, de Pessoas e financeira
- Estratégias para melhorar a saúde financeira da oficina.
Qualificar sua equipe tem diversos benefícios, além de melhorar a parte prática do trabalho do funcionário, também afeta positivamente a moral da equipe e o engajamento da mesma.
No Circuito Doutor-IE você vai aproveitar todas essas vantagens, além de entrar em contato com colegas do ramo, trocar experiências, aprendizados e alavancar o potencial da sua oficina.
Portanto não perca essa oportunidade única e garanta seu ingresso para o maior evento técnico da América Latina!