Motor EA888 gerando aviso de baixa pressão de óleo no painel de instrumentos. O que pode ser?
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do aviso de baixa pressão de óleo no painel de instrumentos dos veículos equipados com motores EA888 da segunda geração! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.
Motores EA888 – segunda geração:

Esse foi um caso que caiu no Suporte Técnico da Doutor-IE referente à um Audi A4 Sedan. Porém, essa dica se aplica a todos os veículos que utilizam a segunda geração dos motores EA888, desenvolvidos pelo Grupo Volkswagen.
Detalhes iniciais:
O reparador entrou em contato conosco explicando que o veículo chegou na oficina com a luz de indicação de baixa pressão de óleo acesa no painel de instrumentos.
O reparador já havia verificado os valores da pressão de óleo do motor. Comparando os valores medidos com os valores presentes na Plataforma Doutor-IE, dentro do manual de Motor – Ajustes, Especificações, Regulagens e Verificações, foi constatado que estavam dentro do esperado, o que causou ainda mais dúvidas.

Diagnóstico:
Como o diagnóstico já havia sido iniciado pelo reparador com a verificação dos valores da pressão de óleo do motor, foi solicitado uma verificação visual dos interruptores de pressão do óleo do motor, pois, provavelmente, o problema estaria no sistema de monitoramento.
Os motores EA888 da segunda geração utilizam um sistema de lubrificação com pressão de óleo modulada, onde há diferentes estágios. Assim, estes motores são equipados com dois interruptores para monitorar os valores da pressão de óleo, um para o estágio de alta pressão e outro para o estágio de baixa pressão. Estes estágios são controlados pela eletroválvula de regulagem da pressão de óleo do motor.
Dessa forma, foi solicitado ao reparador que fizesse todos os testes referente à parte elétrica dos interruptores:
- continuidade dos fios
- integridade dos componentes
Porém, tudo estava em ordem.
Nestes motores existe um detalhe que foi pensado para identificar e diferenciar os dois interruptores que ficam conectados no conjunto da bomba de óleo. As cores dos conectores elétricos (lado do interruptor) são diferentes:
- o interruptor azul monitora altas pressões (2,15 a 2,95 bar);
- o interruptor marrom (ou preto) monitora baixas pressões (0,55 a 0,85 bar).

A partir dessa informação, foi verificado a similaridade dos conectores elétricos (lado chicote) dos dois interruptores. Os dois são na cor preta e com encaixes parecidos, e uma hipótese foi levantada: os conectores poderiam ter sido invertidos, ou seja, confundiram as conexões dos interruptores.
Partindo desse ponto, uma ligação telefônica foi feita pelo consultor da Doutor-IE para que o atendimento fosse realizado de forma mais assertiva, já que o primeiro contato sempre é feito através do chat.
Durante a ligação, o reparador informou que, antes de solicitarmos a inversão dos conectores, ele já havia percebido que os conectores estavam um pouco frouxos.
Mesmo não sendo idênticos, aplicando uma certa força, pode-se inverter a conexão elétrica dos interruptores de pressão de óleo deste motor. Ou seja, apesar do encaixe não ficar perfeito, é possível conectar o chicote do interruptor de alta pressão no interruptor de baixa pressão e vice-versa, portanto, sempre fique atento a isso!
Solução encontrada:
Baseado nas análises feitas em parceria com o reparador, ao inverter a ordem dos conectores elétricos (lado chicote) dos interruptores da pressão de óleo do motor, o problema foi solucionado! Logo, a indicação de baixa pressão de óleo presente no painel de instrumentos se apagou.
Bônus:
O funcionamento do sistema de lubrificação destes motores tem algumas particularidades se comparados aos sistemas convencionais. Uma delas é que nesse sistema há uma eletroválvula, controlada pela UCE do motor, que faz a regulação da pressão na saída da bomba de óleo nas diferentes condições de funcionamento e temperatura do motor.

Sem estender muito o assunto, pois trata-se de um sistema de alta complexidade, a eletroválvula basicamente altera o caminho do óleo para que a geração de pressão seja feita através dos estágios de alta e baixa pressão.
Por exemplo, na partida do motor, as baixas temperaturas de operação e o óleo ainda com baixos índices de viscosidade (mais grosso), o estágio de baixa pressão é acionado para o motor não trabalhar sob altos valores de pressão. O contrário também é válido e, em altas temperaturas, o estágio de alta pressão é acionado para compensar o baixo índice de viscosidade do óleo (mais fino).