Você sabe como funciona o módulo da bomba de combustível do Fiat Strada 1.4 Fire EVO Flex?
Assista ao vídeo abaixo ou leia o conteúdo completo sobre o módulo da bomba de combustível do Fiat Strada 1.4 Fire EVO Flex! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.
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Veículo:
- Fiat Strada 1.4 8V Fire EVO Flex 85/88cv (327A011)/IAW 7GF;

Observações:
- Essa dica foi desenvolvida pela demanda que nós da Doutor-IE recebemos em relação ao sistema de acionamento da bomba de combustível desse veículo;
- Muitos clientes da Doutor-IE acionam o Suporte Técnico solicitando informações sobre o funcionamento desse sistema de combustível em virtude das seguintes situações:
- O veículo chegava na oficina apresentando perda de desempenho e ao realizar testes na bomba de combustível, percebia-se que o valor da tensão de alimentação desse componente geralmente ficava abaixo da tensão de bateria;
- Bem como, a pressão da linha de combustível variava de acordo com a tensão aplicada sobre a bomba de combustível.
Detalhes dos Sistemas:
- Para versões anteriores a 2017 do Fiat Strada 1.4 (motor Fire Flex), o componente responsável pelo acionamento da bomba de combustível era exclusivamente a UCE do motor. Desse modo, a UCE realizava o controle sobre o relé que por sua vez alimentava com tensão de bateria a bomba de combustível, conforme a imagem abaixo:

- Para algumas versões a partir de 2017 do Fiat Strada 1.4 (motor Fire EVO Flex), foi incluído no sistema de combustível um módulo específico para realizar o controle sobre a bomba de acordo com a demanda solicitada pela UCE do motor. Além disso, foi incluído um sensor de pressão da linha de combustível conforme a imagem abaixo:

- Note que, com a inclusão do módulo de controle da bomba de combustível, o relé deixou de energizar com tensão de bateria a bomba, passando a alimentar o próprio módulo de controle;
- Uma maneira de identificar se o veículo possui o módulo: verificar a presença do sensor de pressão da linha de combustível no vão do motor;

- Com a presença do sensor de pressão na linha de combustível observado no esquema elétrico, o sistema opera em “malha fechada”, ou seja, através do sinal do sensor, a UCE do motor sabe se a pressão solicitada à bomba foi atingida.
Localização do módulo da bomba de combustível do Fiat Strada 1.4 Fire Evo Flex:
- A localização do módulo da bomba de combustível varia, podendo ser identificado:
- Atrás do banco do motorista (debaixo do forro);
- Atrás do banco do passageiro (debaixo do forro);
- Embaixo do banco do passageiro.

Características de um sinal PWM (Modulação por Largura de Pulso)
- Antes de falarmos sobre o módulo de controle da bomba de combustível, daremos uma breve explicação sobre as características de um sinal PWM (Modulação por Largura de Pulso). Assista ao vídeo abaixo ou leia o tópico seguinte sobre o sinal PWM:
- O sinal de controle da bomba de combustível gerado pelo módulo e o sinal de solicitação de demanda proveniente da UCE do motor ao módulo, são sinais do tipo PWM (Modulação por Largura de Pulso);
- Esse tipo de sinal é um pulso de onda quadrada que possui as seguintes características:
- Frequência e período do sinal PWM não variam;
- A largura de pulso pode variar;
- Como visto anteriormente no diagrama elétrico do Fiat Strada, um dos terminais da bomba de combustível é permanentemente aterrado e o outro recebe o sinal de controle PWM;
- Tomando como exemplo os sinais da figura abaixo, imagine que eles representam o sinal de acionamento da bomba, então, nos instantes em que o sinal PWM está positivo (nível alto), a bomba liga e quando o pulso está negativo (nível baixo), a bomba desliga;

- Nesse sentido, através do sinal PWM podemos controlar a tensão média e dessa forma controlar a potência que a bomba trabalhará;
- Nos gráficos podemos visualizar três sinais PWM, sendo que o primeiro demonstra um ciclo positivo de 10%. O segundo demonstra um ciclo positivo de 50%. E por fim, o terceiro demonstra um ciclo positivo de 90%. Ou seja, o ciclo positivo representa o tempo em que a bomba trabalhará com potência máxima. Para este caso, os ciclos positivos de trabalho são chamados de Duty Cycle.
Função do módulo da bomba de combustível
- A bomba elétrica de combustível adotada neste sistema permite realizar um controle sobre ela através de um sinal PWM, e o componente responsável por gerar esse sinal é o próprio módulo da bomba de combustível;
- Por curiosidade, na maioria dos veículos com injeção direta, a bomba de combustível de baixa pressão normalmente é controlada por um módulo;

- A principal característica desse módulo é controlar a bomba de combustível através do sinal PWM conforme a solicitação de demanda proveniente da UCE do motor;
- Então, se por exemplo, medirmos a tensão de alimentação da bomba com o auxílio de um multímetro (tensão DC), verificaríamos que o valor apresentado pelo multímetro não seria tensão de bateria, e sim uma tensão que varia de acordo com a solicitação feita pela UCE do motor;
Para entender mais sobre como utilizar o multímetro, temos um curso gratuito no nosso canal do YouTube.
- Com o módulo da bomba de combustível, é possível controlar a pressão da linha de combustível. Quanto maior for a solicitação da UCE do motor, maior será o valor médio da tensão de alimentação da bomba de combustível e, consequentemente, a pressão gerada pela bomba;
- Abaixo, podemos conferir o oscilograma presente na plataforma da Doutor-IE do sinal de controle que a UCE do motor envia ao módulo da bomba de combustível.

Para entender mais sobre oscilogramas, temos um conteúdo exclusivo, confira!