Mercedes-Benz Atego 2429 com baixa pressão de ARLA, saiba onde estava o defeito!
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do código de falha 6721 relacionado à baixa pressão de ARLA do veículo Mercedes-Benz Atego 2429! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.
Veículo:
- Mercedes-Benz Atego 7.2 18V 286cv (OM-926 LA)/MR-FR Bluetec 5 (Fase 1)

Detalhes iniciais:
O veículo chegou na oficina parceira apresentando perda de potência, motor não respondia às solicitações de aceleração e gerava código de falha 6721.
Na Plataforma Doutor-IE, esse código tem a seguinte descrição:
- 6721: Pressão do ARLA Muito Baixa [Código Armazenado no Módulo MR / PLD].
Para entender mais sobre códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.
O que é o Arla 32?
Antes de partirmos para o diagnóstico é interessante entender o que é o ARLA 32. Originalmente o ARLA-32 é uma solução aquosa de água+ureia utilizada como reagente pelo sistema de redução catalítica seletiva (SCR). Em condições normais, o reagente ARLA 32 é uma substância inodora e incolor.
A nomenclatura ARLA consiste em uma sigla oriunda de Agente Redutor Líquido Automotivo e o número 32 advém da concentração de 32,5% de ureia na solução. Com o intuito de diminuir o percentual de óxidos de nitrogênio (NO, NO2, etc.), substâncias tóxicas presentes nos gases de escape dos motores a combustão, o Arla 32 é pulverizado diretamente na tubulação do escapamento, reagindo quimicamente com a fumaça residual do processo de combustão do motor.
Para entender mais sobre ARLA-32, temos um conteúdo exclusivo.
Acompanhe o curso gratuito sobre SCR e ARLA 32, clicando aqui.
Diagnóstico:
Baseado no código de falha observado, o consultor da Doutor-IE que estava responsável pelo caso solicitou que o cliente fizesse a verificação da pressão de ARLA 32, com o auxílio de um manômetro, para que não houvesse dúvidas a respeito da pressão de trabalho e, assim, eliminar a possibilidade de haver algum problema com o sensor de pressão, por exemplo.
Para realizar o teste de pressão do ARLA 32, deve-se:
- Instalar o manômetro, em paralelo, entre a saída do módulo de bombeamento e o dosificador.
- Dar a partida no motor. Com a bomba elétrica funcionando, a pressão deve estar entre aproximadamente 4,00 e 5,00 Bars.

Realizado o teste, verificou-se que a pressão estava realmente abaixo da nominal, em torno de 3,4 Bar (pressão nominal entre 4 e 5 Bar).
Após realizado o teste de pressão, o diagnóstico seguiu por levantamento de hipóteses da causa do problema. No sistema Bluetec 5 existem três possibilidades comuns que podem causar a perda de pressão do ARLA 32, são eles:
- Filtro entupido: dentro desse sistema é comum ocorrer a cristalização do ARLA 32, com isso deve-se fazer a manutenção nos períodos corretos especificados pelo fabricante. O filtro deve ser trocado a cada 100.000 km ou uma vez por ano (o que ocorrer primeiro).


O que geralmente acontece nesse sistema Bluetec 5 é o desgaste dos anéis de vedação da válvula de retorno. Com isso a linha de retorno não é bloqueada, mesmo com a válvula acionada, e parte da pressão de alimentação de ARLA 32 é perdida, impedindo que o sistema atinja a pressão nominal de operação.


Diagnóstico do problema
Verificando as possibilidades citadas acima, o reparador percebeu que o problema estava no amortecedor de vibrações. Abaixo podemos visualizar o estado que se encontrava esse componente.

Solução encontrada:
Após realizar a troca do amortecedor de vibrações (balão de ar), o veículo voltou a funcionar normalmente. Devido à dificuldade de encontrar o balão de ar para reposição no mercado, em alguns casos, pode haver a necessidade da substituição de todo o conjunto do módulo de bombeamento.