Ir para o conteúdo
Logo Blog Doutor-ie Informação técnica para todos
Facebook Instagram Linkedin Youtube
  • Materiais para baixar
  • Palestras
  • Assuntos
    • #doutorieRESPONDE
    • Airbag
    • Ar-condicionado
    • Circuito Doutor-IE
    • Common Rail
    • Diagramas elétricos
    • Equipamentos
    • Gestão
    • Híbridos e Elétricos
    • Injeção direta
    • Linha Diesel Leve
    • Linha Diesel Pesado
    • Linha Otto
    • Lives
    • Marcha-lenta
    • Osciloscópio
    • Pós-tratamento ARLA
    • Sensor de oxigênio – Sonda lambda
    • Sensor de posição da borboleta (TPS)
    • Sensor de rotação HALL
    • Sensor de rotação Indutivo
    • Transdutor de pressão
    • Unidade de Comando Eletrônico (UCE)
  • Contato
  • Buscar Código de Falha
Menu
  • Materiais para baixar
  • Palestras
  • Assuntos
    • #doutorieRESPONDE
    • Airbag
    • Ar-condicionado
    • Circuito Doutor-IE
    • Common Rail
    • Diagramas elétricos
    • Equipamentos
    • Gestão
    • Híbridos e Elétricos
    • Injeção direta
    • Linha Diesel Leve
    • Linha Diesel Pesado
    • Linha Otto
    • Lives
    • Marcha-lenta
    • Osciloscópio
    • Pós-tratamento ARLA
    • Sensor de oxigênio – Sonda lambda
    • Sensor de posição da borboleta (TPS)
    • Sensor de rotação HALL
    • Sensor de rotação Indutivo
    • Transdutor de pressão
    • Unidade de Comando Eletrônico (UCE)
  • Contato
  • Buscar Código de Falha

Mercedes-Benz Atego 2429 com baixa pressão de ARLA

Blog Doutor-ie Informação automotiva atego 2429
  • 06/10/2022

Mercedes-Benz Atego 2429 com baixa pressão de ARLA, saiba onde estava o defeito!


Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do código de falha 6721 relacionado à baixa pressão de ARLA do veículo Mercedes-Benz Atego 2429! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.

Veículo:

  • Mercedes-Benz Atego 7.2 18V 286cv (OM-926 LA)/MR-FR Bluetec 5 (Fase 1)
atego 2429

Detalhes iniciais:

O veículo chegou na oficina parceira apresentando perda de potência, motor não respondia às solicitações de aceleração e gerava código de falha 6721.

Na Plataforma Doutor-IE, esse código tem a seguinte descrição:

  • 6721: Pressão do ARLA Muito Baixa [Código Armazenado no Módulo MR / PLD].

Para entender mais sobre códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.

O que é o Arla 32?

Antes de partirmos para o diagnóstico é interessante entender o que é o ARLA 32. Originalmente o ARLA-32 é uma solução aquosa de água+ureia utilizada como reagente pelo sistema de redução catalítica seletiva (SCR). Em condições normais, o reagente ARLA 32 é uma substância inodora e incolor.

A nomenclatura ARLA consiste em uma sigla oriunda de Agente Redutor Líquido Automotivo e o número 32 advém da concentração de 32,5% de ureia na solução. Com o intuito de diminuir o percentual de óxidos de nitrogênio (NO, NO2, etc.), substâncias tóxicas presentes nos gases de escape dos motores a combustão, o Arla 32 é pulverizado diretamente na tubulação do escapamento, reagindo quimicamente com a fumaça residual do processo de combustão do motor.

Para entender mais sobre ARLA-32, temos um conteúdo exclusivo.
Acompanhe o curso gratuito sobre SCR e ARLA 32, clicando aqui.

Diagnóstico:

Baseado no código de falha observado, o consultor da Doutor-IE que estava responsável pelo caso solicitou que o cliente fizesse a verificação da pressão de ARLA 32, com o auxílio de um manômetro, para que não houvesse dúvidas a respeito da pressão de trabalho e, assim, eliminar a possibilidade de haver algum problema com o sensor de pressão, por exemplo.

Para realizar o teste de pressão do ARLA 32, deve-se:

  • Instalar o manômetro, em paralelo, entre a saída do módulo de bombeamento e o dosificador.
  • Dar a partida no motor. Com a bomba elétrica funcionando, a pressão deve estar entre aproximadamente 4,00 e 5,00 Bars.
teste de pressão de arla 32
Realizado o teste, verificou-se que a pressão estava realmente abaixo da nominal, em torno de 3,4 Bar (pressão nominal entre 4 e 5 Bar).

Após realizado o teste de pressão, o diagnóstico seguiu por levantamento de hipóteses da causa do problema. No sistema Bluetec 5 existem três possibilidades comuns que podem causar a perda de pressão do ARLA 32, são eles:

  1. Filtro entupido: dentro desse sistema é comum ocorrer a cristalização do ARLA 32, com isso deve-se fazer a manutenção nos períodos corretos especificados pelo fabricante. O filtro deve ser trocado a cada 100.000 km ou uma vez por ano (o que ocorrer primeiro).
filtro do sistem bluetec 5
Filtro do sistema bluetec
  • Desgaste nos anéis da válvula de retorno: na entrada de ar comprimido do módulo de bombeamento existe uma válvula mecânica que, quando acionada, bloqueia o retorno de ARLA 32 para o tanque, mantendo a pressão do sistema dentro dos valores nominais e controlando o fluxo de ARLA na entrada do dosificador, conforme imagem abaixo:
  • válvula de retorno do sistema bluetec
    Esquema das conexões do sistema bluetec

    O que geralmente acontece nesse sistema Bluetec 5 é o desgaste dos anéis de vedação da válvula de retorno. Com isso a linha de retorno não é bloqueada, mesmo com a válvula acionada, e parte da pressão de alimentação de ARLA 32 é perdida, impedindo que o sistema atinja a pressão nominal de operação.

    válvula de retorno do sistema bluetec
    Válvula de retorno
  • Avaria no amortecedor de vibrações (balão de ar): este componente evita variações bruscas na pressão do ar no interior do módulo de bombeamento. A pressão operacional correta no interior do amortecedor deve estar entre 3 e 4 bar. Sempre que for preciso medir ou carregar a pressão interna do amortecedor de vibrações, deve-se adicionar 0,2 bar à pressão operacional (carregar com pressão entre 3,20 e 3,60), devido à queda de pressão durante conexões e desconexões de mangueiras.
  • Amortecedor de vibrações (balão de ar) sistema bluetec
    Amortecedor de vibrações (balão de ar)

    Diagnóstico do problema

    Verificando as possibilidades citadas acima, o reparador percebeu que o problema estava no amortecedor de vibrações. Abaixo podemos visualizar o estado que se encontrava esse componente.

    amortecedor de vibrações do sistema bluetec
    Amortecedor de vibrações (balão de ar) danificado

    Solução encontrada:

    Após realizar a troca do amortecedor de vibrações (balão de ar), o veículo voltou a funcionar normalmente. Devido à dificuldade de encontrar o balão de ar para reposição no mercado, em alguns casos, pode haver a necessidade da substituição de todo o conjunto do módulo de bombeamento.


    Faça uma busca de código de falha gratuitamente
    Faça seu cadastro e conheça a plataforma da Doutor-ie

    Entre no grupo do telegram da doutor-ie

    Logo Blog Doutor-ie Informação técnica para todos

    O Blog Doutor-IE Informação Automotiva busca encurtar a distância entre o reparador e a informação. Traz, de forma prática e objetiva, experiências vividas no cotidiano das oficinas, procedimentos especiais, particularidades, dicas e macetes. Aqui todo o conteúdo é gratuito!

    Facebook Instagram Linkedin Youtube
    © Doutor-IE | Inteligência Automotiva
    Política de cookies | Política de privacidade | Termos de uso
    A Doutor-IE informa que durante a sua navegação coleta e utiliza cookies com o objetivo de analisar métricas que podem aprimorar e personalizar a sua experiência no uso do site. Para saber mais, consulte a nossa política de cookies.Ok