Ipanema 1.8 EFI | “Ventoinha” não aciona
Aplicação:
Chevrolet Ipanema 1.8 EFI | sistema Multec 700
Características:
- Em marcha-lenta, se for desligado o conector do sensor de temperatura da água – CTS, a ventoinha não aciona e o motor morre;
- Às vezes a ventoinha aciona com o motor frio;
- O veículo falha durante acelerações rápidas.
Testes realizados:
- Foi feita uma sangria no sistema de arrefecimento. Bolhas de ar em contato com o sensor de temperatura da água – CTS dificultariam a condução de calor para o sensor, e provocariam falsas medições de temperatura (o motor está quente, mas o sensor “pensa” que está frio). Não havia bolhas no sistema;
- Foi avaliado o sinal do sensor de temperatura da água – CTS. O mesmo estava ok.
Solução encontrada:
Falha na unidade de comando eletrônico – UCE.
Dica:
Nos veículos que utilizam o sistema Multec 700 TBI (Kadett, Monza e Ipanema EFI), o ventilador de arrefecimento (”ventoinha”), é controlado pela UCE com base nas informações provenientes do CTS. Quando a UCE detecta falha no circuito do CTS (circuito aberto ou curto-circuito) grava o código de defeito correspondente em sua memória, acende a lâmpada de manutenção – SES e aciona o ventilador de arrefecimento.
No veículo testado, o acionamento da ventoinha não ocorria quando era desligado o conector elétrico do CTS, por isso, conclui-se que a falha estava na UCE.
Muitos outros veículos utilizam estratégias similares para o controle do ventilador de arrefecimento. No mercado nacional, os seguintes veículos possuem ventoinha controlada pela UCE:
- GM: Kadett EFI, Monza EFI, Ipanema EFI, S10 2.2 EFI, Blazer 2.2 EFI, Omega 2.2 EFI, Vectra B 2.2 8V**, Vectra B 2.2 16V, Kadett MPFI* e família Celta MPFI;
- Volkswagen: Gol Power 16V e Gol Trend 8V;
- Fiat: Família Palio Fire 16V e família Palio Fire 8V;
- Ford: Ford Ka, Fiesta e Courier (com motores Endura e Zetec).
* Na maioria dos veículos citados, a UCE aciona a ventoinha quando detecta curto-circuito ou circuito aberto no sensor de temperatura da água. Exceto nos veículos Kadett 2.0 MPFI. Se o conector do CTS for desligado nesses veículos (com o motor em marcha-lenta), a UCE não ativará o ventilador de arrefecimento.
** Alguns veículos Vectra B 2.2 8V possuem ventilador de arrefecimento controlado por interruptor térmico (cebolão).
Ficou com alguma dúvida?
Veja o conteúdo sobre princípio básico de controle da UCE em outro post aqui do blog.
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