O que é injeção estratificada?
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O que é injeção estratificada?
Injeção estratificada (ou mistura estratificada) é uma estratégia de funcionamento adotada pelos sistemas de injeção direta de combustível nos motores Ciclo Otto. Essa estratégia só é adotada quando o motor está sob carga moderada, ou seja, quando o motor não tem muita solicitação de aceleração.
Nestas situações o combustível é injetado na fase de compressão e em uma quantidade menor, melhorando o desempenho do motor principalmente com relação à economia de combustível.
Para melhor entendimento, vamos explicar de forma simplificada como ocorre a formação dessa mistura entre ar e combustível nesses sistemas.
Nos motores Ciclo Otto que funcionam com injeção direta de combustível existem basicamente duas estratégias principais de funcionamento:
- injeção homogênea
- injeção estratificada
Injeção Homogênea (mistura homogênea)
Na formação de mistura homogênea a injeção de combustível ocorre na fase de admissão e o fluxo de ar entrando na câmara de combustão ajuda o combustível pulverizado a se misturar de forma mais uniforme com o ar admitido, criando uma nuvem de mistura de ar/combustível mais equalizada por toda a câmara de combustão.
Injeção Estratificada (mistura estratificada)
Já na formação estratificada de mistura na fase de admissão temos somente ar, sem combustível na câmara de combustão.
Além disso, a injeção ocorre depois, na fase de compressão. Ou seja, o pistão começa a comprimir o ar sem combustível, e somente durante esse processo de compressão o combustível é injetado. Isso forma uma nuvem de mistura mais concentrada na região que fica perto da vela de ignição. Essa situação permite que a explosão ocorra com menos combustível.
Podemos citar alguns exemplos de motores que utilizam injeção direta estratificada:
- TSI (Audi e Volkswagen)
- TFSI (Audi e Volkswagen)
- THP (Peugeot e Citroën)
- Prince – N16 e N18 (Mini/BMW)
- Entre outros.
Resumindo, injeção estratificada de combustível é uma estratégia de funcionamento adotada por alguns sistemas de injeção direta (motores Ciclo Otto) onde o combustível é injetado só na fase de compressão, fazendo com que a a câmara de combustão fique dividida em duas camadas: uma menos concentrada (perto do pistão) e outra mais concentrada (perto da vela de ignição). Essa situação permite economia de combustível.
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