Identificando as Centrais Bosch Motronic pela Etiqueta

Blog Doutor-ie Informação automotiva Central de injeção Bosch tipo MED

Você sabe como interpretar as etiquetas das centrais Bosch Motronic?


Existem diversas fabricantes de Unidades de Comando do Motor, também chamada de UCE ou ECU. Uma das principais fabricantes é a Bosch. Portanto neste artigo apontaremos as principais diferenças e peculiaridades dos sistemas de injeção Bosch utilizados no Brasil e como identificar os diferentes tipos de centrais.

Os tipos de centrais de injeção da Bosch são:

  • Central de injeção tipo M
  • Central de injeção tipo ME
  • Central de injeção tipo MEV
  • Central de injeção tipo MED
  • Central de injeção tipo MEVD

Existem também as centrais de injeção/transmissão:

  • Central de injeção/transmissão MG
  • Central de injeção/transmissão MEG

Identificando a Central de injeção Bosch do tipo M

A Central tipo M se tornou uma das centrais de injeção mais comuns no mercado brasileiro a partir de 1992 por ser aplicada nas montadoras Chevrolet, Fiat e Citroën.

A característica mais evidente das centrais tipo M é que o veículo está equipado com sensor de posição da borboleta – TPS e atuador de marcha lenta.

Diversos veículos vieram equipados com essa UCE, por exemplo:

  • Chevrolet Omega 3.0 12V 6Cil. 165cv (C30NE)/M 1.5.1
  • Fiat Tempra 2.0 8V Turbo 165cv (159B7011)/M 1.5.2
  • Chevrolet Vectra A 2.0 8V 116cv (C20NE)/M 1.5.1
  • Chevrolet S10 2.4 8V MPFI 128cv (C24SE)/M 1.5.4

Apesar de ser uma tecnologia antiga, ainda é comum encontrarmos veículos lançados recentemente com esse tipo de UCE. Veículos de fabricantes chinesas principalmente, costumam ser equipados com esse tipo de central de injeção, como exemplos:

  • Chery QQ 1.1 16V 68cv (SQR472F)/M 1.5.4
  • Effa-Hafei M100 1.0 8V 47cv (DA465Q)/M 1.5.4

Identificando a Central de injeção Bosch do tipo ME

A partir de 1995 as montadoras Fiat, Ford, Hyundai, Mercedes-Benz, Renault e Volkswagen começaram a equipar alguns veículos com mais tecnologia, ou seja, mais componentes controlados eletronicamente passaram a compor os sistemas embarcados.

Nos veículos equipados com a central de injeção do tipo ME é esperado que o motor já não possua o antigo cabo de acelerador e venha equipado com o conjunto de Corpo de Borboleta Eletrônico, sendo a letra E correspondente a este componente.

Central de injeção Bosch tipo ME
Central de injeção Bosch tipo ME

Um exemplo de veículo equipado com essa central de injeção é o Volkswagen Fox 1.0 8V TEC. Inclusive é possível baixar o diagrama da injeção eletrônica deste veículo gratuitamente em:
https://doutorie.com.br/blog/diagrama-injecao-eletronica-volkswagen-fox/

Outros veículos equipados com esse modelo de central de injeção são:

  • Renault Kwid 1.0 12V SCe Flex 66/70cv (B4D-402)/ME 17.9.23
  • Volkswagen Golf 2.0 8V 116cv (BER)/ME 7.5.10
  • Fiat Mobi 1.0 8V Fire EVO Flex 73/75cv (310A1011)/ME 17.3.0
  • Volkswagen Jetta 1.4 16V TSI 150/150cv (CWLA)/ME17.5.25
  • Hyundai HB20S 1.6 16V CVVT Flex E-start 122/128cv (F4FA)/ME17.9.13
  • Volkswagen New Beetle 2.0 8V 116cv (CBP)/ME 7.5.20
  • Volkswagen Jetta Variant 2.5 20V 5Cil. 170cv (CBUA)/ME 17.5
  • Volvo C30 T5 2.5 20V 5Cil. Turbo 227cv (B5254T7)/ME 9.0
  • Renault Kwid 1.0 12V SCe Flex 66/70cv (B4D-402)/ME 17.9.23

Identificando a Central de injeção Bosch do tipo MEV

As centrais de injeção Bosch MEV foram aplicadas a partir de 2005 em alguns veículos da BMW e Mini Cooper. A letra V no código da central refere-se ao termo VANOS e significa que o motor possui variador de fase. Portanto, a sigla MEV significa que o motor possui corpo de borboleta eletrônico e variador de fase.

Central de injeção Bosch tipo MEV
Central de injeção Bosch tipo MEV

Exemplos de veículos com centrais do tipo MEV:

  • BMW X1 sDrive18i (E84) 2.0 16V 150cv (N46B20)/MEV9.2
  • Mini Cooper (R56) 1.6 16V 118cv (N12B16)/Motronic MEV17.2
  • BMW 320i Sedan (E90) 2.0 16V 156cv (N46TB20)/MEV9.2
  • BMW 120i Conversível (E88) 2.0 16V 156cv (N46TB20)/MEV9.2

Identificando a Central de injeção Bosch do tipo MED

A partir de 2006 tornou-se comum no mercado brasileiro veículos equipados com injeção direta de combustível. Em contraste com a injeção indireta, a principal diferença da injeção direta é o local onde a mistura de ar-combustível acontece. Na injeção direta a mistura ocorre dentro da câmara de combustão. Ao passo que na injeção indireta a mistura ar-combustível acontece no coletor de admissão de ar.

Devido a essas alterações surgiram centrais de injeção do tipo MED, específicas para essas estratégias de injeção, na qual a letra D significa que o motor possui injeção direta. As principais montadoras que utilizam essa central de injeção são: Audi, Volkswagen, Peugeot, Citroën, Mercedes-Benz, Land Rover e Mini Cooper.

Exemplos de veículos com centrais MED:

  • Volkswagen Tiguan 2.0 16V TSI 200cv (CCTA)/MED 17.5
  • Mini Cooper S (R56) 1.6 16V Turbo 174cv (N14B16)/MED17.2
  • Audi A3 2.0 16V Turbo FSI 200cv (CCZA)/MED 17.5
  • Peugeot 208 1.6 16V THP Flex 166/173cv (EP6FDTM – 5GV)/MED17.4.4
  • Mercedes-Benz GLC250 (W253) 2.0 16V Turbo 211cv (274.920)/MED 17.7.2
  • Citroen C4 Lounge 1.6 16V THP Flex 165/173cv (EP6FDTM – 5GV)/MED17.4.4
  • Land Rover Range Rover Evoque (L538) 2.0 16V 240cv (204PT)/MED 17.9.7

Caso queira saber mais sobre injeção direta recomendamos a leitura desse post:
https://doutorie.com.br/blog/injecao-estratificada/

Identificando a Central de injeção Bosch do tipo MEVD

A partir de 2011 alguns veículos das montadoras BMW e Mini Cooper incorporaram a injeção direta em veículos que possuíam variador de fase. Nestes motores a central de injeção Bosch tem a letra V referente ao termo Vanos (variador de fase) e a letra D referente a injeção direta de combustível.

Exemplos de veículos com centrais do tipo MEVD:

  • Mini John Cooper Works Hatch (F56) 2.0 16V Turbo 231cv (B48A20)/MEVD 17.2.3
  • BMW 328i (F30) 2.0 16V Turbo 245cv (N20B20)/MEVD 17.2
  • BMW 118i (F20) 1.6 16V Turbo 170cv (N13B16)/MEVD 17.2.5

Além disso Bosch também fabrica módulos de injeção que comandam a transmissão. Geralmente são identificadas no equipamento de diagnóstico como PCM (Powertrain Control Module), ou seja, Unidade de Controle do Trem de Força, que é o conjunto motor/transmissão do veículo.

Identificando a Central de injeção Bosch do tipo MG

A partir de 2008 a Kia equipou alguns veículos com um conjunto de trem de força (motor e transmissão) controlados apenas por uma central eletrônica, porém o motor não possuía corpo de borboleta eletrônico. Neste tipo de central de injeção a letra G significa Gearbox (caixa de transmissão).

Exemplos de veículos com centrais MG:

  • Kia Picanto 1.1 12V 64cv Automático (G4HG)/MG7.9.8
  • Kia Cerato (2010 – 2013) 1.6 16V CVVT 126cv Automático (G4FC)/MG 7.9.8
  • Kia Soul 1.6 16V CVVT 124cv Automático (G4FC)/MG 7.9.8

Identificando a Central de injeção Bosch do tipo MEG

A partir de 2012, algumas versões do Hyundai Creta e Azera foram equipados com centrais de injeção eletrônica do tipo MEG, que utiliza corpo de borboleta eletrônico (E). Além disso, a mesma central eletrônica controla o motor e a transmissão automática (G), fazendo com que a central de injeção receba a classificação de MEG.

Etiqueta central de injeção Bosch tipo MEG
Etiqueta central de injeção Bosch tipo MEG

Todas essas ECU de injeção são apenas de uma fabricante. Considerando que existem diversas fabricantes de componentes automotivos, é necessário que a sua oficina tenha uma fonte de informações atualizada e completa, como a Plataforma Doutor-IE. Todos os veículos listados nesse post já possuem diagramas elétricos e muitas outras informações publicadas na Plataforma Doutor-IE.


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