Você sabe como interpretar as etiquetas das centrais Bosch Motronic?
Existem diversas fabricantes de Unidades de Comando do Motor, também chamada de UCE ou ECU. Uma das principais fabricantes é a Bosch. Portanto neste artigo apontaremos as principais diferenças e peculiaridades dos sistemas de injeção Bosch utilizados no Brasil e como identificar os diferentes tipos de centrais.
Os tipos de centrais de injeção da Bosch são:
- Central de injeção tipo M
- Central de injeção tipo ME
- Central de injeção tipo MEV
- Central de injeção tipo MED
- Central de injeção tipo MEVD
Existem também as centrais de injeção/transmissão:
- Central de injeção/transmissão MG
- Central de injeção/transmissão MEG
Identificando a Central de injeção Bosch do tipo M
A Central tipo M se tornou uma das centrais de injeção mais comuns no mercado brasileiro a partir de 1992 por ser aplicada nas montadoras Chevrolet, Fiat e Citroën.
A característica mais evidente das centrais tipo M é que o veículo está equipado com sensor de posição da borboleta – TPS e atuador de marcha lenta.
Diversos veículos vieram equipados com essa UCE, por exemplo:
- Chevrolet Omega 3.0 12V 6Cil. 165cv (C30NE)/M 1.5.1
- Fiat Tempra 2.0 8V Turbo 165cv (159B7011)/M 1.5.2
- Chevrolet Vectra A 2.0 8V 116cv (C20NE)/M 1.5.1
- Chevrolet S10 2.4 8V MPFI 128cv (C24SE)/M 1.5.4
Apesar de ser uma tecnologia antiga, ainda é comum encontrarmos veículos lançados recentemente com esse tipo de UCE. Veículos de fabricantes chinesas principalmente, costumam ser equipados com esse tipo de central de injeção, como exemplos:
- Chery QQ 1.1 16V 68cv (SQR472F)/M 1.5.4
- Effa-Hafei M100 1.0 8V 47cv (DA465Q)/M 1.5.4
Identificando a Central de injeção Bosch do tipo ME
A partir de 1995 as montadoras Fiat, Ford, Hyundai, Mercedes-Benz, Renault e Volkswagen começaram a equipar alguns veículos com mais tecnologia, ou seja, mais componentes controlados eletronicamente passaram a compor os sistemas embarcados.
Nos veículos equipados com a central de injeção do tipo ME é esperado que o motor já não possua o antigo cabo de acelerador e venha equipado com o conjunto de Corpo de Borboleta Eletrônico, sendo a letra E correspondente a este componente.
Um exemplo de veículo equipado com essa central de injeção é o Volkswagen Fox 1.0 8V TEC. Inclusive é possível baixar o diagrama da injeção eletrônica deste veículo gratuitamente em:
https://doutorie.com.br/blog/diagrama-injecao-eletronica-volkswagen-fox/
Outros veículos equipados com esse modelo de central de injeção são:
- Renault Kwid 1.0 12V SCe Flex 66/70cv (B4D-402)/ME 17.9.23
- Volkswagen Golf 2.0 8V 116cv (BER)/ME 7.5.10
- Fiat Mobi 1.0 8V Fire EVO Flex 73/75cv (310A1011)/ME 17.3.0
- Volkswagen Jetta 1.4 16V TSI 150/150cv (CWLA)/ME17.5.25
- Hyundai HB20S 1.6 16V CVVT Flex E-start 122/128cv (F4FA)/ME17.9.13
- Volkswagen New Beetle 2.0 8V 116cv (CBP)/ME 7.5.20
- Volkswagen Jetta Variant 2.5 20V 5Cil. 170cv (CBUA)/ME 17.5
- Volvo C30 T5 2.5 20V 5Cil. Turbo 227cv (B5254T7)/ME 9.0
- Renault Kwid 1.0 12V SCe Flex 66/70cv (B4D-402)/ME 17.9.23
Identificando a Central de injeção Bosch do tipo MEV
As centrais de injeção Bosch MEV foram aplicadas a partir de 2005 em alguns veículos da BMW e Mini Cooper. A letra V no código da central refere-se ao termo VANOS e significa que o motor possui variador de fase. Portanto, a sigla MEV significa que o motor possui corpo de borboleta eletrônico e variador de fase.
Exemplos de veículos com centrais do tipo MEV:
- BMW X1 sDrive18i (E84) 2.0 16V 150cv (N46B20)/MEV9.2
- Mini Cooper (R56) 1.6 16V 118cv (N12B16)/Motronic MEV17.2
- BMW 320i Sedan (E90) 2.0 16V 156cv (N46TB20)/MEV9.2
- BMW 120i Conversível (E88) 2.0 16V 156cv (N46TB20)/MEV9.2
Identificando a Central de injeção Bosch do tipo MED
A partir de 2006 tornou-se comum no mercado brasileiro veículos equipados com injeção direta de combustível. Em contraste com a injeção indireta, a principal diferença da injeção direta é o local onde a mistura de ar-combustível acontece. Na injeção direta a mistura ocorre dentro da câmara de combustão. Ao passo que na injeção indireta a mistura ar-combustível acontece no coletor de admissão de ar.
Devido a essas alterações surgiram centrais de injeção do tipo MED, específicas para essas estratégias de injeção, na qual a letra D significa que o motor possui injeção direta. As principais montadoras que utilizam essa central de injeção são: Audi, Volkswagen, Peugeot, Citroën, Mercedes-Benz, Land Rover e Mini Cooper.
Exemplos de veículos com centrais MED:
- Volkswagen Tiguan 2.0 16V TSI 200cv (CCTA)/MED 17.5
- Mini Cooper S (R56) 1.6 16V Turbo 174cv (N14B16)/MED17.2
- Audi A3 2.0 16V Turbo FSI 200cv (CCZA)/MED 17.5
- Peugeot 208 1.6 16V THP Flex 166/173cv (EP6FDTM – 5GV)/MED17.4.4
- Mercedes-Benz GLC250 (W253) 2.0 16V Turbo 211cv (274.920)/MED 17.7.2
- Citroen C4 Lounge 1.6 16V THP Flex 165/173cv (EP6FDTM – 5GV)/MED17.4.4
- Land Rover Range Rover Evoque (L538) 2.0 16V 240cv (204PT)/MED 17.9.7
Caso queira saber mais sobre injeção direta recomendamos a leitura desse post:
https://doutorie.com.br/blog/injecao-estratificada/
Identificando a Central de injeção Bosch do tipo MEVD
A partir de 2011 alguns veículos das montadoras BMW e Mini Cooper incorporaram a injeção direta em veículos que possuíam variador de fase. Nestes motores a central de injeção Bosch tem a letra V referente ao termo Vanos (variador de fase) e a letra D referente a injeção direta de combustível.
Exemplos de veículos com centrais do tipo MEVD:
- Mini John Cooper Works Hatch (F56) 2.0 16V Turbo 231cv (B48A20)/MEVD 17.2.3
- BMW 328i (F30) 2.0 16V Turbo 245cv (N20B20)/MEVD 17.2
- BMW 118i (F20) 1.6 16V Turbo 170cv (N13B16)/MEVD 17.2.5
Além disso Bosch também fabrica módulos de injeção que comandam a transmissão. Geralmente são identificadas no equipamento de diagnóstico como PCM (Powertrain Control Module), ou seja, Unidade de Controle do Trem de Força, que é o conjunto motor/transmissão do veículo.
Identificando a Central de injeção Bosch do tipo MG
A partir de 2008 a Kia equipou alguns veículos com um conjunto de trem de força (motor e transmissão) controlados apenas por uma central eletrônica, porém o motor não possuía corpo de borboleta eletrônico. Neste tipo de central de injeção a letra G significa Gearbox (caixa de transmissão).
Exemplos de veículos com centrais MG:
- Kia Picanto 1.1 12V 64cv Automático (G4HG)/MG7.9.8
- Kia Cerato (2010 – 2013) 1.6 16V CVVT 126cv Automático (G4FC)/MG 7.9.8
- Kia Soul 1.6 16V CVVT 124cv Automático (G4FC)/MG 7.9.8
Identificando a Central de injeção Bosch do tipo MEG
A partir de 2012, algumas versões do Hyundai Creta e Azera foram equipados com centrais de injeção eletrônica do tipo MEG, que utiliza corpo de borboleta eletrônico (E). Além disso, a mesma central eletrônica controla o motor e a transmissão automática (G), fazendo com que a central de injeção receba a classificação de MEG.
Todas essas ECU de injeção são apenas de uma fabricante. Considerando que existem diversas fabricantes de componentes automotivos, é necessário que a sua oficina tenha uma fonte de informações atualizada e completa, como a Plataforma Doutor-IE. Todos os veículos listados nesse post já possuem diagramas elétricos e muitas outras informações publicadas na Plataforma Doutor-IE.