Hyundai Santa Fé apresentando código de falha P0016, saiba onde estava o defeito!
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do problema do veículo Hyundai Santa Fé com falha no sincronismo! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.
Veículos:
- Hyundai Santa Fé 2.7 V6 24V 200cv (G6EA)
Detalhes iniciais:
O veículo chegou na oficina do nosso cliente apresentando código de falha em relação ao sincronismo do motor:
A unidade de comando do motor estava gerando código de falha P0016. Consultando a Plataforma Doutor-IE este código tem a seguinte descrição:
- Falta de Correlação Entre os Sinais do Sensor de Fase (CMP) e do Sensor de Rotação do Motor (CKP) – Sensor “A” do Banco 1 (Crankshaft Position – Camshaft Position Correlation Bank 1 Sensor A).
Para entender mais sobre os códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.
Diagnóstico:
Baseado no código de falha observado, o cliente entrou em contato com o suporte técnico da Doutor-IE a fim de obter auxílio no diagnóstico do problema do veículo;
Nesse momento o consultor responsável pelo caso solicitou ao cliente que coletasse, com um osciloscópio, o sinal dos sensores de fase (CMP) e rotação (CKP) do motor e enviasse para que a equipe de suporte pudesse analisar o sinal.
Analisando o sinal enviado pelo cliente, o consultor responsável pelo caso percebeu que o sinal estava com dois problemas:
- O sinal do sensor de fase estava invertido via software, ou seja, o gráfico do sinal do sensor de fase deveria crescer a partir de 0V, mas estava diminuindo a partir de 0V. Isto dificulta a análise comparativa entre o sinal capturado no veículo e o oscilograma de referência da plataforma Doutor-IE.
- O sinal de alguns dentes da roda fônica estava irregular se comparado com o sinal padrão publicado na Plataforma Doutor-IE.

Nesse motor há a possibilidade de haver dois tipos de sinais (sensor de rotação x sensores de fase) para o sincronismo do motor. Na plataforma Doutor-IE você pode encontrar o oscilograma dessas duas variações de sincronismo. Abaixo segue o oscilograma que foi utilizado no diagnóstico do problema desse veículo.

Comparando o oscilograma que o reparador enviou com o oscilograma publicado na plataforma Doutor-IE percebeu-se que o problema poderia estar no sensor de fase. Ao questionar o reparador sobre o histórico do veículo, ele informou que havia sido trocado o sensor de fase em uma manutenção anterior.
Através destas informações o consultor da Doutor-IE desconfiou de um sensor de má qualidade e sugeriu que o reparador efetuasse uma nova substituição por um novo sensor de marca confiável. Após a nova substituição o sinal normalizou, confirmando a suspeita do consultor.
É importante ressaltar que a reposição de peças do veículo por componentes originais do fabricante podem evitar problemas futuros, que geram retrabalho e prejuízo ao reparador.
Solução encontrada:
Após a substituição do sensor por um novo de marca confiável, o código de falha foi excluído e não retornou após um teste de rodagem.