Hyundai HB20S apresentando aquecimento, perda de potência e gerando falhas P0300 e P0302, confira o diagnóstico deste defeito!
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do problema de aquecimento e perda de potência nos quais estavam gerando códigos de falha P0300 e P0302 no Hyundai HB20S 1.6! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.
Veículo:
- Hyundai HB20 1.6 16V CVVT Flex 122/128cv Automático (F4FA)/ME17.9.12

Detalhes iniciais:
O veículo chegou na oficina parceira com sintomas de aquecimento e perda de potência, segundo o proprietário do carro.
O proprietário relatou ainda que os sintomas eram percebidos em momentos de subida do seu trajeto, ou seja, sempre que estava subindo um morro o motor aquecia e perdia potência.
Além desses sintomas, o veículo apresentava códigos de falha relacionados a falhas de combustão nos cilindros. Na Plataforma Doutor-IE, os códigos apresentados tem as seguintes descrições:
- P0300: Detectado Falha na Combustão de Cilindros Múltiplos ou Aleatórios (Random/Multiple Cylinder Misfire Detected).
- P0302: Detectado Falha na Combustão do Cilindro 2 (Cylinder 2 Misfire Detected).
Para entender mais sobre códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.
Diagnóstico:
Baseado nos sintomas relatados pelo dono do veículo, o reparador havia iniciado uma série de testes para eliminar a possibilidade de problemas no sistema de arrefecimento do motor, como:
- Teste de funcionamento do eletroventilador;
- Teste do sensor de temperatura da água.
Além disso, o reparador havia substituído algumas peças do sistema de arrefecimento, como a bomba d’água e a válvula termostática, e também havia realizado a limpeza do sistema com o intuito de identificar o problema de aquecimento do veículo. No entanto, o veículo continuava apresentando o sintoma de aquecimento e perda de potência durante as subidas de morro.
Em alguns casos auxiliados anteriormente pela equipe de suporte técnico da Doutor-IE, o veículo superaquecia por obstruções na linha de escapamento e, por isso, esta hipótese foi levantada pelo consultor.
Com isso o reparador foi orientado a fazer um teste de rodagem com a sonda lambda pré-catalisador removida do veículo, a fim de tentar criar um caminho alternativo para o fluxo dos gases de escape.
Durante o teste, o reparador pôde perceber que o veículo deixou de apresentar os sintomas e, com isso, confirmou-se que o defeito se tratava de escapamento obstruído. Neste caso o miolo do catalisador havia soltado das paredes e, ao trafegar sob inclinação elevada, obstruiu a tubulação de escape gerando o superaquecimento e a perda de potência, relatada pelo proprietário do veículo. Este tipo de obstrução também pode ocorrer em outros pontos do escape como no silenciador traseiro ou no intermediário.

Solução encontrada:
Após realizar a troca do catalisador e excluir os códigos de falhas, o veículo voltou a funcionar normalmente.
É importante ressaltar a importância da entrevista com o cliente, para saber mais informações do problema do veículo, e auxiliar o reparador a direcionar o diagnóstico de forma mais assertiva.