Fusion 2.0 não pega após revisão. Onde está o defeito?
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do problema após revisão de rotina ao inverter os conectores do sensor de Pressão do Rail (Linha de Alta Pressão) e sensor MAP do Ford Fusion 2.0 16V 240cv (Ecoboost)/Bosch Di-Motronic! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.
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Veículo:
- Ford Fusion 2.0 16V 240cv (Ecoboost)/Bosch Di-Motronic – Ano 2013;
Detalhes iniciais:
- O veículo chegou na oficina parceira funcionando normalmente para fazer uma revisão de rotina;
- Durante a revisão foi removido o coletor de admissão a fim de acessar o corpo de borboleta (localizado abaixo do coletor) para realizar a limpeza do componente;
- Após a reinstalação dos componentes no motor, os seguintes sintomas passaram a ser observados:
- Ao dar a partida, o motor não entrava em funcionamento ou entrava em funcionamento e logo após morria;
- Ao insistir na partida, o motor poderia até entrar em funcionamento mas ficava com problemas de aceleração (motor não abre giro, não acelera ou fica constantemente acelerado);
- Alguns códigos de falha ficavam gravados na memória da UCE do motor como: P0006, P0236, P0532, P06A7 e P2127.
- Na Plataforma Doutor-IE, esses códigos tem as seguintes descrições:
- P0006: Falha no Circuito Elétrico da Eletroválvula “A” de Corte de Combustível (Fuel Shutoff Valve “A” Control Circuit Low);
- P0236: Falha no Circuito Elétrico do Sensor “A” da Pressão de Sobrealimentação do Turbo (Turbocharger/Supercharger Boost Sensor “A” Circuit Range/Performance);
- P0532: Falha no Circuito Elétrico do Sensor “A” de Pressão do Refrigerante do A/C (A/C Refrigerant Pressure Sensor “A” Circuit Low);
- P06A7: Falha no Circuito de Alimentação Elétrica “B” de Referência dos Sensores (Sensor Reference Voltage “B” Circuit Range/Performance).
- P2127: Falha no Circuito Elétrico do Sensor / Interruptor “E” de Posição da Borboleta / Pedal do Acelerador (Throttle/Pedal Position Sensor/Switch “E” Circuit Low).
Para entender mais sobre os códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.
Diagnóstico no sensor de Pressão do Rail e sensor MAP:
- Através de fotos enviadas pelo cliente, foi verificado que os chicotes dos sensores de Pressão do Rail (Linha de Alta Pressão) e de Pressão Absoluta do Coletor de Admissão (MAP) passavam próximos um do outro e sobre o coletor de admissão;
- Analisando o esquema elétrico da injeção eletrônica publicado na Plataforma Doutor-IE o consultor que estava responsável pelo caso solicitou que o cliente fizesse a inspeção visual dos conectores dos sensores;
- Ao realizar a inspeção, o cliente nos informou que a ligação parecia estar correta, mas as cores de fio destes dois sensores estavam invertidas entre si quando comparadas com o informado no diagrama elétrico da Doutor-IE;
- Nas imagens abaixo podemos verificar que, dependendo da maneira como o chicote é posicionado na hora da montagem, o conector do sensor de pressão do rail pode ser instalado com facilidade no sensor de pressão absoluta (MAP) e vice-versa:
Solução encontrada:
- Após o diagnóstico, feita a conexão de forma correta dos conectores dos sensores e a exclusão dos códigos de falha que estavam gravados na UCE do motor, o veículo voltou a funcionar normalmente.
Dica Doutor-IE:
- Com o objetivo de agilizar o serviço dos nossos clientes, nossos desenvolvedores estão sempre adicionando dicas úteis aos materiais técnicos presentes na Plataforma Doutor-IE. Como exemplo, trouxemos a dica que incluímos no diagrama elétrico da Injeção Eletrônica desse mesmo Ford Fusion 2.0 16V 240cv (Ecoboost)/Bosch Di-Motronic referente à similaridade dos conectores do Sensor de Pressão do Rail e do Sensor de Pressão Absoluta do Coletor de Admissão.