Ford Ka 1.0 3 cilindros com entrada falsa de ar, confira o diagnóstico deste defeito!
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do problema de entrada falsa de ar e que não apresentava código de falha no Ford Ka 1.0 três cilindros! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.
Veículo:
- Ford Ka 1.0 12V TiVCT Flex 80/85cv (XNKA)/EMS 2301
Detalhes iniciais:
O veículo chegou na oficina parceira apresentando alto consumo de combustível, segundo o proprietário.
Além disso, o veículo não estava com código de falha presente ou passado na central de injeção.
Diagnóstico:
Baseado na indicação do proprietário do veículo sobre alto consumo de combustível, o reparador realizou alguns testes para confirmar se o carro estava realmente com o problema indicado.
Muitas vezes quando se obtém um carro novo ou quando se utiliza um combustível de má qualidade o proprietário pode ter a falsa sensação de que o veículo está consumindo mais combustível do que o normal. Por isso, o reparador fez o teste de rodagem para eliminar essa possibilidade.
O consultor da Doutor-IE que estava responsável pelo caso orientou o reparador a confirmar se o alto consumo de combustível poderia ser um problema mecânico. O reparador foi instruído a verificar se as manutenções periódicas estavam em dia, pois alguns itens de substituição periódica podem causar um aumento no consumo de combustível.
Seguindo o diagnóstico, foi solicitado que o cliente verificasse através do scanner se algum dos parâmetros de leitura dos componentes da injeção eletrônica apresentava valor incoerente com a situação real do veículo. Assim, ficaria mais fácil identificar possíveis sensores ou atuadores com defeito que poderiam estar causando o problema relatado.
Observando os parâmetros via scanner notou-se que :
- O valor de sinal do MAP estava alterado;
- O tempo de injeção estava mais alto que o normal;
- O sinal da sonda lambda pré-catalisador não apresentava qualquer tipo de alteração (travado em mistura rica).
Através desses sintomas, o diagnóstico seguiu para a verificação do funcionamento da sonda lambda que estava com seu sinal travado em mistura rica. Para realizar essa verificação, é necessário que seja aberta uma entrada falsa de ar de forma repentina no coletor de admissão, após o corpo de borboleta.
Esse teste tem como objetivo injetar mais ar no sistema de forma abrupta pois, com uma grande alteração na entrada de ar, o sinal da sonda tende a indicar mistura pobre (excesso de oxigênio) por alguns instantes.
Para entender mais sobre a sonda lambda, temos um conteúdo exclusivo.
Como a sonda respondeu a essa alteração rápida na entrada de ar, marcando mistura pobre por alguns instantes, foi eliminada a possibilidade de problema de leitura na sonda lambda.
Analisando os parâmetros incoerentes: MAP, tempo de injeção alto, e mistura rica indicada pela sonda lambda, algumas possibilidades foram levantadas, como problemas no cabeçote, motor fora de ponto, entrada falsa de ar, entre outros. Neste caso, foi levantado que a hipótese mais comum de acontecer seria uma entrada falsa de ar.
Com isso, foi indicado ao reparador que verificasse pontos que poderiam estar com uma entrada falsa de ar. Nesta verificação notou-se que havia um problema no sistema cânister, na mangueira que sai da eletroválvula e faz a conexão com o coletor de admissão do veículo, como podemos observar nas fotos abaixo:
Solução encontrada:
Com a troca da eletroválvula do cânister em conjunto com a sua mangueira, o veículo voltou a funcionar normalmente. Lembrando, que a entrada falsa de ar poderia estar em qualquer outro ponto após a borboleta.