Fiesta 1.0 Zetec RoCam: P0106 Falha no circuito elétrico do sensor MAP
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do problema do veículo Ford Fiesta Zetec Rocam com falha P0106 em relação ao sensor MAP devido ao mau funcionamento do sensor de posição da borboleta (TPS)! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.
Veículos:
- Ford Fiesta 1.0 8V Flex 71/73cv (Zetec RoCam)/IAW 4CFR

Detalhes iniciais:
O veículo chegou na oficina do nosso cliente com problemas de aceleração (motor não abria giro, não acelerava) e também com código de falha em relação ao sensor MAP (Sensor de Pressão Absoluta do Coletor de Admissão) gravado na memória da UCE.
A unidade de comando do motor estava gerando o código de falha P0106. Consultando a Plataforma Doutor-IE este código tem a seguinte descrição:
- Falha no Circuito Elétrico do Sensor de Pressão do Ar na Admissão (MAP) ou do Sensor de Pressão Barométrica (BARO) (Manifold Absolute Pressure/Barometric Pressure Sensor Circuit Range/Performance).
Além disso, o veículo havia passado anteriormente por uma manutenção no cabeçote em outra oficina.
Para entender mais sobre os códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.
Diagnóstico:
Baseado no código de falha observado, o cliente entrou em contato com o suporte técnico da Doutor-IE a fim de obter auxílio no diagnóstico do problema do veículo.
Nesse momento, o consultor responsável pelo caso solicitou ao cliente que verificasse as alimentações positivas e negativas do sensor MAP, baseando-se nas informações contidas no diagrama publicado na Plataforma Doutor-IE.

Além disso, foi solicitado ao cliente que verificasse via scanner o valor de sinal que o MAP estava enviando à UCE do motor. Após a realização dos testes, constatou-se que não havia avaria no componente testado.
Para você que tem dúvidas de como testar o sensor MAP, leia na íntegra o post que escrevemos sobre o Sensor de Pressão Absoluta (MAP).
Seguindo o diagnóstico, através da experiência que nós da Doutor-IE adquirimos nesses longos anos, foi solicitado que o cliente verificasse através do scanner se algum dos parâmetros de leitura apresentava valor incoerente com a situação real do veículo. Assim, ficaria mais fácil identificar possíveis sensores ou atuadores com defeito que poderiam estar causando a falha.
Analisando os parâmetros de leitura através do scanner, foi identificado que, com o veículo em marcha lenta e borboleta completamente fechada, o sensor de posição da borboleta estava em 98% (quase totalmente aberta), parâmetro completamente incoerente com a situação real do veículo.
Após verificar as alimentações e o chicote do sensor concluímos que o problema estava interno ao sensor de posição da borboleta, o mesmo se encontrava com o sinal travado.

Ao realizar a troca do sensor de posição da borboleta os sintomas do veículo foram sanados, assim como o código de falha relacionado ao sensor MAP.
Uma curiosidade é que, em virtude de o veículo possuir um sistema de injeção mais antigo se comparado aos sistemas atuais, a central de injeção interpretou que o valor da pressão dentro do coletor estava incoerente com a abertura da borboleta, acusando falha no sensor MAP.
Normalmente, nos sistemas de injeção atuais, o código de falha gerado nesse caso poderia ser de correlação entre os sinais de posição da borboleta e o sensor MAP.
Solução encontrada:
Após a substituição do sensor de posição da borboleta por um novo, o código de falha foi excluído e não retornou após um teste de rodagem.