Ford Ecosport 2.0 com o conhecido código de falha P0340. O que pode ser?
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre o código de falha P0340 no Ford Ecosport 2.0 16V 138cv Automático (Duratec)/FIC EEC-VI! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.
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Veículo:
- Ford Ecosport 2.0 16V 143cv Manual (Duratec)/FIC EEC-VI – Ano 2009;

Detalhes iniciais:
- O veículo chegou na oficina parceira com dificuldade para entrar em funcionamento durante a partida;
- A unidade de comando do motor estava gerando código de falha P0340. Consultando a Plataforma Doutor-IE este código tem a seguinte descrição:
- Falha no Circuito Elétrico do Sensor ‘‘A’’ de Fase do Motor (CMP) do Banco 1 (Camshaft Position Sensor ‘‘A’’ Circuit Bank 1 or SIngle Sensor).;
- Verificou-se, também, que a dificuldade para entrar em funcionamento era maior com o motor em temperatura operacional (por volta de 90° Celsius);
Para entender mais sobre os códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.
Diagnóstico:
- Ao apresentar os sintomas relatados anteriormente, foi verificado que, com o motor em temperatura operacional (por volta de 90° Celsius) o sinal do sensor de fase estava sendo interrompido, ocasionando a dificuldade de partida do veículo;
- Seguindo o diagnóstico, o cliente relatou ao consultor da Doutor-IE que já havia verificado sincronismo do motor, efetuado a troca do sensor de fase e, com auxílio de um multímetro, também conferiu a continuidade do chicote do sensor de fase utilizando o diagrama abaixo, publicado na Plataforma Doutor-IE:

- Após as últimas verificações, o consultor responsável pelo caso solicitou que o cliente fizesse uma inspeção minuciosa no chicote do sensor de fase a fim de identificar alguma avaria no mesmo;
- Feita a inspeção, verificou-se que os fios do sensor de fase, passavam por um conector intermediário no chicote do veículo. Em seguida, foi feito um jumper nos terminais do conector intermediário com o objetivo de eliminar a possibilidade de problema no conector;
- Ao fazer o jumper no conector intermediário do chicote, o veículo parou de apresentar os sintomas de defeito;
- Na imagem abaixo podemos identificar a localização desse conector intermediário:

Solução encontrada:
- Após o diagnóstico, substituído o conector intermediário e excluído os códigos de falhas que estavam gravados na UCE do motor, o veículo voltou a funcionar normalmente. Assim como outros defeitos relatados em diversas publicações em nossas redes sociais, esse tipo de defeito torna fácil a sua solução depois de identificado e difundido pela rede da reparação automotiva.