Nem sempre a luz que acende no painel de instrumentos é o que parece!
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução da luz de indicação de serviços e falhas leves acesa no painel de instrumentos do Renault Fluence! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.
Veículo:
- Renault Fluence 1.6 16V Hi-Flex 110/115cv (K4M)/Valeo V40
Detalhes iniciais:
O veículo chegou na oficina de um dos nossos assinantes com a luz de alerta do sistema acesa no painel de instrumentos.
Na Plataforma Doutor-IE, no Manual Painel – Reset, Luzes e Sinalizações você encontra as descrições das luzes presentes no painel de instrumentos dos veículos. A luz que estava acesa no carro dessa dica tem a seguinte descrição:
Inicialmente o reparador concluiu que essa indicação estava apontando a necessidade de fazer o reset do período de revisão do veículo e, ao realizar o procedimento de reset, percebeu que esse não era o problema. A luz continuou acesa no painel de instrumentos.
Solicitando suporte
Ao se deparar com essa situação o reparador entrou em contato com o Suporte Automotivo da Doutor-IE em busca de auxílio.
Ao receber o vídeo enviado pelo reparador do procedimento realizado para efetuar o reset, fomos até o Manual Painel – Reset, Luzes e Sinalizações para confirmar se o procedimento tinha sido feito da forma correta.
O procedimento havia sido realizado conforme o manual da Doutor-IE.
Diagnóstico:
A partir disso iniciou-se o diagnóstico para a resolução do problema.
Em casos como este, o primeiro passo é realizar a leitura do código de falha com auxílio de um scanner automotivo para verificar se existe alguma falha presente no veículo. E foi isso que o nosso consultor solicitou ao reparador.
Ao “passar o scanner”, o seguinte código de falha foi encontrado:
O código de falha presente no veículo era o B1211 e indicava uma possível falha ou interrupção da alimentação positiva permanente (linha 30) ou curto-circuito com a massa (alimentação negativa). Quando questionado, o reparador informou que havia verificado todas as alimentações, pois o veículo tinha passado por uma revisão detalhada onde diversos itens tinham sido revisados.
Segundo ele, as alimentação da UPC – Unidade de Proteção e Comutação e da UCH – Unidade de Comando do Habitáculo, que neste veículo são componentes responsáveis por diversos tipos de alimentações de diversos componentes, foram todas revisadas.
Mesmo com o relato do cliente nós pedimos que as alimentações fossem revisadas novamente, pois o código apontava diretamente para um problema de alimentação e, sem que fosse feito outra revisão, não poderíamos desconsiderá-lo.
O mecânico informou que iria revisar o que foi solicitado e retornaria o contato assim que tivesse alguma novidade.
Teste de alimentação:
Aproximadamente uma hora depois da solicitação, o reparador retornou informando que realmente havia um detalhe que tinha passado despercebido. Um dos conectores da UPC, que é um tipo de caixa de fusíveis inteligente utilizada em veículos da marca Renault, estava com a trava de encaixe quebrada e com mau contato e isso estava gerando o código de falha.
O nosso assinante conseguiu chegar nesta conclusão com o auxílio de outro reparador. Assim, enquanto os códigos de falha eram lidos com o scanner, o conector defeituoso era encaixado corretamente e, fazendo isso, o código era listado como “código passado”.
Solução encontrada:
Em muitos casos um reparo no conector solucionaria o problema de mau contato, porém, neste caso em específico, a troca do conector teve de ser realizada. O conector estava muito ressecado e poderia apresentar outros problemas no futuro.