Fiat Toro Turbodiesel 2.0 com falha P0336. O que pode ser?
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do problema do veículo Fiat Toro Multijet Turbodiesel apresentando o código de falha P0336! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.
Veículos:
- Fiat Toro Multijet 2.0 16V Turbodiesel 170cv (55263088)/EDC17 C69
Detalhes iniciais:
O veículo chegou na oficina do nosso cliente com o motor desligado e ao tentar dar a partida, o motor girava e não entrava em funcionamento;
A unidade de comando do motor estava gerando código de falha P0336. Consultando a Plataforma Doutor-IE este código tem a seguinte descrição:
- Falha no Circuito Elétrico do Sensor “A” de Rotação do Motor (CKP) (Crankshaft Position Sensor “A” Circuit Range/Performance).
Para entender mais sobre os códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.
De acordo com relato do proprietário do veículo, o problema aconteceu após o carro passar por um alagamento.
Diagnóstico:
Baseado no código de falha observado, o cliente, que já possuía experiência em diagnósticos avançados, inicialmente coletou o sinal do sensor de rotação do motor do veículo através do osciloscópio a fim de comparar com o oscilograma publicado na Plataforma Doutor-IE e, assim, eliminar a possibilidade de haver algum problema no sensor.
A partir da coleta feita pelo reparador através do osciloscópio foi analisado o sinal e, comparando com o oscilograma publicado na Plataforma Doutor-IE, percebeu-se que a contagem dos dentes da roda fônica estava diferente.
Como podemos observar na coleta feita pelo reparador, a contagem de dentes entre a falha da roda fônica era de 33 dentes. Contudo, no oscilograma publicado na Plataforma Doutor-IE, entre a falha da roda fônica, a contagem é de 58 dentes.
A partir de pesquisas, o consultor da Doutor-IE responsável pelo atendimento concluiu que existe somente um modelo de roda fônica para este motor. Dessa forma, o fato de existirem diferenças entre o sinal coletado pelo reparador e o sinal publicado na Plataforma Doutor-IE, aponta para um problema na própria roda fônica do veículo em análise.
Com isso, o motor foi desmontado a fim de acessar a roda fônica e verificar sua integridade. Ao acessar a roda fônica foi possível verificar que a mesma estava quebrada, como podemos observar na imagem abaixo.
Este caso é interessante, pois originalmente a roda fônica deste motor possui 58 (60 menos 2) dentes. Ou seja, o vão que serve como referência para a UCE do motor, equivale a dois dentes a menos na roda fônica.
Curiosamente, o defeito apresentado na roda fônica do veículo em análise também era de exatamente dois dentes. Isto é, a roda fônica do veículo com defeito possuía a falha original de dois dentes e uma segunda falha de dois dentes quebrados, que era a origem do defeito.
Em uma análise superficial dos oscilogramas, esta coincidência deixa o formato do sinal de rotação do motor defeituoso muito similar ao do motor em perfeito estado, publicado na Plataforma Doutor-IE, o que pode confundir o reparador.
De acordo com o relato do proprietário do veículo, o problema surgiu depois do veículo ter passado por um alagamento. O defeito aconteceu em virtude de um calço hidráulico, que empenou a biela do cilindro mais próximo à roda fônica. A partir desse empenamento, a saia do pistão em movimento de descida colidiu com a roda fônica, danificando-a.
Solução encontrada:
Após realizar a troca da roda fônica, dos componentes danificados pelo calço hidráulico, remontar o motor e excluir o código de falha, o veículo voltou a funcionar normalmente.
Vale salientar que a coleta de sinais via osciloscópio é muito útil pela facilidade de avaliar a integridade dos componentes a partir da análise do sinal, sem que seja necessário a remoção de peças.
Neste caso, a coleta do sinal do sensor de rotação CKP serviu para avaliar a integridade da roda fônica, que nesse veículo é parafusada no virabrequim. Se a roda fônica estivesse em perfeito estado, isto seria percebido através da análise de sinal no osciloscópio e não seria necessário desmontar o motor para acessá-la.