Quer saber como um problema no câmbio Dualogic pode ocasionar perda de carga da bateria e acender a luz da transmissão no painel?
Neste guia técnico, um problema no relé da eletrobomba do câmbio Dualogic, estava provocando perda de carga da bateria e gerando os códigos de falha P0933 e P0942.
Este conteúdo incrível faz parte do nosso acervo de informações técnicas, disponíveis na Plataforma Doutor-IE.
Veículo:
Fiat Linea 1.9 16V Flex 130/132cv (310A3011)/IAW 4DF

Detalhes iniciais:
O veículo chegou na oficina de um dos nossos assinantes com a bateria perdendo carga. O proprietário do veículo relatou que o carro funcionava normalmente, não apresentava falhas e trocava as marchas corretamente.
Contudo, ao estacionar o veículo e ficar sem ligá-lo por algumas horas, a bateria descarregou. Após realizar uma recarga ele voltou a funcionar.
Observou-se pelo ruído da eletrobomba do câmbio Dualogic que ela permanecia acionada a todo momento, ou seja, não desligava.
Através do scanner, o reparador verificou a existência dos códigos de falha P0933 e P0942. Na Plataforma Doutor-IE, os códigos apresentados tem as seguintes descrições:
- P0933: Falha no Circuito Elétrico do Sensor de Pressão Hidráulica (Hydraulic Pressure Sensor Range/Performance).
- P0942: Defeito na Unidade de Pressão Hidráulica (Hydraulic Pressure Unit).
Para entender mais sobre códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.
O câmbio Dualogic
Antes de partirmos para o diagnóstico vamos entender resumidamente sobre: o que é o câmbio Dualogic? E como funciona?
No entanto, se você estiver ansioso, vá direto ao diagnóstico do problema.
O que é o câmbio Dualogic?
O sistema Dualogic, se trata de um câmbio utilizado em determinados veículos da Fiat como uma opção de transmissão automatizada. Esta tecnologia foi desenvolvida pela empresa italiana Magneti Marelli.
Trata-se da combinação do mecanismo da transmissão manual com a comodidade da transmissão automática. Nesta tecnologia, a caixa de mudanças é idêntica à transmissão manual, entretanto a troca de marchas é feita por um mecanismo controlado por uma central eletrônica

Uma das principais diferenças entre este câmbio automatizado e uma transmissão automática convencional, é que o Dualogic não possui conversor de torque. Ao invés disso, ele possui uma embreagem automatizada para realizar o engate e desengate das marchas.
Neste caso, o motorista não necessita operar a embreagem manualmente. Porém, a troca de marchas com câmbio automatizado pode não ser tão suave quanto uma transmissão automática.
Funcionamento básico do câmbio Dualogic
Assista ao vídeo a seguir da série Doutor-IE em Campo, onde demonstramos o funcionamento básico do câmbio Dualogic.
Diagnóstico do problema no câmbio Dualogic
Vamos seguir com o diagnóstico do problema no Fiat Linea. Baseado no código de falha e histórico do veículo, o reparador entrou em contato com o suporte automotivo da Doutor-IE em busca de auxílio.
Através do diagrama elétrico, o consultor da Doutor-IE responsável pelo caso verificou que:
- O acionamento da eletrobomba do câmbio Dualogic é realizado via relé (Relé da Eletrobomba do Sistema Dualogic);
- O controle deste relé (controle positivo) é feito pelo Módulo Eletrônico da Transmissão Automatizada.

Nesse momento, o consultor da Doutor-IE solicitou ao reparador que inicialmente realizasse alguns testes.
Primeiramente foi solicitado ao reparador para desconectar o Módulo da Transmissão, a fim de observar se a eletrobomba alterava o seu comportamento. Observou-se que, mesmo com o módulo desconectado, a eletrobomba continuava acionada.
O seguinte teste foi desconectar o Relé da Eletrobomba e, ao desconectar o relé, a eletrobomba cessou o seu funcionamento.
Analisando o relé de forma mais minuciosa, percebeu-se que o relé estava trancado com o contato fechado. Ou seja, os terminais 30 e 87 estavam sempre em contato, independente de ter ou não controle nos terminais da bobina do relé.


Solução encontrada:
Após realizar a troca do Relé da Eletrobomba do Sistema Dualogic e excluir os códigos de falhas, o veículo voltou a funcionar normalmente.
Uma curiosidade sobre a Eletrobomba do sistema Dualogic é que ela é acionada sempre que alguma destas condições for satisfeita:
- Pressão cair abaixo de 36 bar (valor aproximado);
- A cada quatro trocas de posição da alavanca do câmbio;
- Ao abrir a porta do motorista.
Se nenhuma dessas condições for satisfeita a eletrobomba permanece desligada.
A Plataforma Doutor-IE centraliza informações completas para o diagnóstico e reparo de todos os sistemas dos veículos, desde tabelas de revisão até diagramas da Injeção Eletrônica.
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