Fiat Linea com bateria descarregando ? O problema pode estar no câmbio Dualogic!

fiat linea com problema no câmbio dualogic

Quer saber como um problema no câmbio Dualogic pode ocasionar perda de carga da bateria e acender a luz da transmissão no painel?

Neste guia técnico, um problema no relé da eletrobomba do câmbio Dualogic, estava provocando perda de carga da bateria e gerando os códigos de falha P0933 e P0942.

Este conteúdo incrível faz parte do nosso acervo de informações técnicas, disponíveis na Plataforma Doutor-IE.

Veículo:

Fiat Linea 1.9 16V Flex 130/132cv (310A3011)/IAW 4DF

fiat linea com problema no câmbio dualogic

Detalhes iniciais:

O veículo chegou na oficina de um dos nossos assinantes com a bateria perdendo carga. O proprietário do veículo relatou que o carro funcionava normalmente, não apresentava falhas e trocava as marchas corretamente.

Contudo, ao estacionar o veículo e ficar sem ligá-lo por algumas horas, a bateria descarregou. Após realizar uma recarga ele voltou a funcionar.

Observou-se pelo ruído da eletrobomba do câmbio Dualogic que ela permanecia acionada a todo momento, ou seja, não desligava.

Através do scanner, o reparador verificou a existência dos códigos de falha P0933 e P0942. Na Plataforma Doutor-IE, os códigos apresentados tem as seguintes descrições:

  • P0933: Falha no Circuito Elétrico do Sensor de Pressão Hidráulica (Hydraulic Pressure Sensor Range/Performance).
  • P0942: Defeito na Unidade de Pressão Hidráulica (Hydraulic Pressure Unit).

Para entender mais sobre códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.

O câmbio Dualogic

Antes de partirmos para o diagnóstico vamos entender resumidamente sobre: o que é o câmbio Dualogic? E como funciona?

No entanto, se você estiver ansioso, vá direto ao diagnóstico do problema.

O que é o câmbio Dualogic?

O sistema Dualogic, se trata de um câmbio utilizado em determinados veículos da Fiat como uma opção de transmissão automatizada. Esta tecnologia foi desenvolvida pela empresa italiana Magneti Marelli.

Trata-se da combinação do mecanismo da transmissão manual com a comodidade da transmissão automática. Nesta tecnologia, a caixa de mudanças é idêntica à transmissão manual, entretanto a troca de marchas é feita por um mecanismo controlado por uma central eletrônica

Disposição dos componentes do sistema dualogic
Disposição dos principais componentes de um veículo com transmissão automatizada

Uma das principais diferenças entre este câmbio automatizado e uma transmissão automática convencional, é que o Dualogic não possui conversor de torque. Ao invés disso, ele possui uma embreagem automatizada para realizar o engate e desengate das marchas.

Neste caso, o motorista não necessita operar a embreagem manualmente. Porém, a troca de marchas com câmbio automatizado pode não ser tão suave quanto uma transmissão automática.

Funcionamento básico do câmbio Dualogic

Assista ao vídeo a seguir da série Doutor-IE em Campo, onde demonstramos o funcionamento básico do câmbio Dualogic.

Diagnóstico do problema no câmbio Dualogic

Vamos seguir com o diagnóstico do problema no Fiat Linea. Baseado no código de falha e histórico do veículo, o reparador entrou em contato com o suporte automotivo da Doutor-IE em busca de auxílio.

Através do diagrama elétrico, o consultor da Doutor-IE responsável pelo caso verificou que:

  • O acionamento da eletrobomba do câmbio Dualogic é realizado via relé (Relé da Eletrobomba do Sistema Dualogic);
  • O controle deste relé (controle positivo) é feito pelo Módulo Eletrônico da Transmissão Automatizada.
diagrama elétrico da eletrobomba do câmbio dualogic
Diagrama elétrico do acionamento da eletrobomba do sistema Dualogic

Nesse momento, o consultor da Doutor-IE solicitou ao reparador que inicialmente realizasse alguns testes.

Primeiramente foi solicitado ao reparador para desconectar o Módulo da Transmissão, a fim de observar se a eletrobomba alterava o seu comportamento. Observou-se que, mesmo com o módulo desconectado, a eletrobomba continuava acionada.

O seguinte teste foi desconectar o Relé da Eletrobomba e, ao desconectar o relé, a eletrobomba cessou o seu funcionamento.

Analisando o relé de forma mais minuciosa, percebeu-se que o relé estava trancado com o contato fechado. Ou seja, os terminais 30 e 87 estavam sempre em contato, independente de ter ou não controle nos terminais da bobina do relé.

Solução encontrada:

Após realizar a troca do Relé da Eletrobomba do Sistema Dualogic e excluir os códigos de falhas, o veículo voltou a funcionar normalmente.

Uma curiosidade sobre a Eletrobomba do sistema Dualogic é que ela é acionada sempre que alguma destas condições for satisfeita:

  • Pressão cair abaixo de 36 bar (valor aproximado);
  • A cada quatro trocas de posição da alavanca do câmbio;
  • Ao abrir a porta do motorista.

Se nenhuma dessas condições for satisfeita a eletrobomba permanece desligada.


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