Famílias Clio, Twingo, Kangoo, Scénic e Megane (todos 98 em diante) | Motor não pega (Defeito intermitente)
Aplicações:
Famílias Clio, Twingo, Kangoo, Scénic e Megane (todos 98 em diante)
Outros detalhes:
- O defeito ocorre aleatoriamente. Independente da temperatura do motor do veículo;
- As vezes o motor não pega pela manhã. Outras vezes não pega após ficar parado por alguns instantes;
- Após alguns minutos de tentativas, o motor pega e funciona normalmente;
- Quando o motor não pega, durante a partida, não há centelha nas velas, não são acionadas as válvulas injetoras nem a bomba elétrica de combustível.
Solução encontrada:
Falha no sensor de rotação do motor (figura 1).
Dicas:
- A resistência elétrica do sensor de rotação é de 210 a 260 Ohms;
- O sinal do sensor, medido entre um dos fios do sensor e a massa, deve ser superior a 0,400 volts VAC durante a partida. Em marcha lenta esse sinal deve estar entre 0,750 e 0,950 volts VAC;
- Quando o defeito está presente observa-se que a resistência elétrica do sensor está OK. Porém seu sinal, em volts VAC, é praticamente nulo (durante a partida);
- Quando houver reclamação de dificuldades na partida dos veículos citados, antes de “condenar” o sensor verifique:
- Mau contato no conector do sensor;
- A existência de limalhas de ferro em contato com o corpo do sensor;
- Normalmente, quando há falha nesse sensor de rotação, fica gravado o código de defeito correspondente a ele na memória da UCE.
Ficou com alguma dúvida?
Veja o conteúdo sobre Sensor Magnético, Indutivo ou de Relutância Variável em outro post aqui do blog.
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