Luz da injeção acesa e falha P0325 do sensor de detonação gravada na memória da UCE, o que pode ser?
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do código de falha P0325 do sensor de detonação do veículo Chevrolet Meriva 1.8 8V Multec H. O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.
Veículo:

- Chevrolet Meriva 1.8 8V 102cv (C18NE)/Multec H
Detalhes iniciais:
O veículo chegou na oficina parceira apresentando o código de falha P0325. Na Plataforma Doutor-IE, esse código tem a seguinte descrição:
- P0325: Falha no Circuito Elétrico do Sensor “A” de Detonação (KS) (Knock/Combustion Vibration Sensor “A” Circuit).
Para entender mais sobre códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.
Com o código de falha haviam alguns sintomas de defeito:
- a rotação do motor ficava limitada a 4000 RPM;
- luz de avaria na injeção eletrônica acendia no painel de instrumentos;
Ao apagar a falha e rodar com o veículo, abaixo dos 4000 RPM, o veículo funcionava normalmente. No entanto, ao atingir esta rotação, os defeitos retornavam.
Diagnóstico:
Como já é de costume, pedimos para o reparador realizar as verificações rotineiras para esse tipo de código de falha, que são:
- verificação visual do sensor de detonação;
- verificação do torque de aperto aplicado ao parafuso do sensor;
- verificação e testes no chicote elétrico do sensor;
- verificação do sinal emitido pelo sensor.
Começando pela importância da verificação visual do sensor. Já pegamos casos em que a oxidação da face do sensor que fica em contato com o bloco do motor gerou alterações no sinal emitido pelo sensor. Geralmente esse problema pode ser resolvido com uma limpeza simples ou até mesmo lixando levemente a face do sensor.

O próximo ponto da verificação ficou para o torque de aperto aplicado ao parafuso do sensor de detonação deste veículo. Na Plataforma Doutor-IE, no Manual de Torques de Aperto, nós disponibilizamos os valores dos torques de apertos dos parafusos do veículo, informação importantíssima para realizar a manutenção da forma correta.

Por último, sobre as partes elétricas do sensor, a verificação inicia-se pela integridade do chicote elétrico, analisando visualmente e também medindo a continuidade dos fios com o auxílio de um multímetro. Foi utilizado o diagrama elétrico publicado na Plataforma Doutor-IE para identificar os terminais que seriam utilizados nos testes.

O ideal para analisar o sinal emitido pelo sensor, neste caso, seria realizar a verificação com o auxílio de um osciloscópio. Porém, o nosso cliente não possuía este equipamento na sua oficina.
Assim, o teste foi realizado em bancada utilizando um multímetro na escala de tensão de corrente alternada (VAC), ou seja, o sensor foi removido do bloco do motor para a verificação do sinal.
Este tipo de teste é feito através da conexão das ponteiras do multímetro nos terminais do sensor e leves batidas são dadas com um objeto metálico para avaliar a integridade do sinal emitido. Normalmente, os sinais emitidos a partir desse teste ficam em torno de mais ou menos 1V.
No nosso Canal do Youtube temos um vídeo exclusivo falando sobre os testes e as particularidades do Sensor de Detonação, confira!
Ao realizar o teste do sinal emitido pelo sensor contatou-se que o sensor estava com problemas. A resposta do sensor às batidas com o objeto metálico não gerou o sinal esperado, ou seja, não passou no teste.
Solução encontrada:
Após a substituição do sensor de detonação o veículo voltou a funcionar normalmente, sem a limitação da rotação do motor.
Dica:
Em outros sistemas de injeção o sintoma apresentado pode ser incomum quando o defeito é no sensor de detonação. Porém, neste modelo de sistema de injeção eletrônica Multec H, o sensor de detonação influencia no correto funcionamento do motor.
Se você quer ficar por dentro de mais detalhes e curiosidades sobre o sensor de detonação, nós temos um post completo sobre o tema. Clique no link e tire suas dúvidas!