Quer evitar veículos parados na sua oficina?
Você sabia que uma oficina mecânica tem prazo de 30 dias para entregar um veículo? Justamente por isso um dos maiores pesadelos para o dono de oficina é ter veículos parados no pátio. Não precisamos fazer muitos cálculos para entender que um veículo parado é um prejuízo.
Normalmente, oficinas com o caixa em dia estão associadas com uma boa rotatividade, onde o fluxo de veículos é constante. Afinal, quanto mais tempo um veículo ficar nas nossas mãos, menor será o lucro.
Além disso, um veículo parado também é péssimo para o dono. Ele fica sem o seu meio de locomoção, pagando IPVA, licenciamento, seguro, entre outros, e o bem está parado, apenas desvalorizando. Ou seja, veículo parado também gera cliente insatisfeito.
Sem dúvidas que cada situação deve ser analisada individualmente, mas o empresário dono de oficina deve estar de olho aberto e perceber como está o seu pátio.
Lembre-se: oficina não é estacionamento!
Para ajudar você no diagnóstico desse problema e poder tomar ações para alavancar os atendimentos da sua oficina, nós separamos os 3 principais problemas responsáveis por “deixar” veículos parados. São eles:
Falta de peças
Em primeiro lugar, para evitarmos que a oficina tenha veículos parados por falta de peça, devemos ter um pequeno estoque dos principais componentes. São aquelas peças que são usadas com mais frequência no dia-a-dia, por exemplo, parafusos, correias, pastilhas de freio, etc. Dessa forma evitamos ter que correr atrás de peça toda vez que um veículo entra na oficina. Precisamos manter esse estoque sempre atualizado e organizado.
No entanto para as peças mais específicas, é muito importante contar com uma rede de fornecedores para sua oficina. Pesquise em sua região as alternativas disponíveis. Compare variedade, valores e, principalmente, a agilidade na entrega.
Falta de organização
Cada hora que um veículo fica em seu estabelecimento sem diagnóstico ou reparo, é sinônimo de prejuízo.
A organização e distribuição dos trabalhos dentro da oficina é fundamental para manter o fluxo de trabalho. Podemos priorizar um atendimento, mas essa priorização não pode levar ao abandono de outro serviço.
Aliás é muito importante que sua oficina tenha procedimentos padronizados de serviço, desde a entrada até a saída do veículo. O uso de um checklist é uma boa solução para começar a aplicar já na sua oficina. Dessa forma todos podem garantir a qualidade no atendimento.
Manter as ferramentas organizadas é uma regra básica para o trabalho dentro da oficina. Outra dica é deixar as ferramentas próximas do reparador, otimizando o tempo durante o diagnóstico ou reparo.
Falta de informação técnica
Um dos principais motivos que levam veículos a ficarem parados em oficinas é por falta de dados técnicos.
Informação técnica de qualidade é crucial em todas as etapas do trabalho do mecânico. Por exemplo:
- Na chegada do veículo, para saber quais itens devem ser verificados ou substituídos;
- Para diagnosticar um problema através de códigos de falhas e saber suas devidas descrições;
- E para consultar um dado específico para o reparo, seja um torque de aperto, um oscilograma para comparação do sensor de fase x rotação ou um diagrama elétrico da injeção eletrônica.
Muitas vezes, por falta de informação, o problema inicia-se com um diagnóstico equivocado e pode gerar uma sequência de erros, uma troca de peças desnecessária ou no pior dos casos um retrabalho.
É fundamental a oficina contar com uma base de literatura técnica, como a Plataforma Doutor-IE, que é o sistema mais completo do mercado brasileiro, abrangendo mais de 98% da frota nacional.
Com a plataforma Doutor-IE você terá acesso a todas as informações que precisa no dia a dia da oficina, torques de aperto, especificações de fluidos, gráficos de osciloscópio, testes de componentes e muito mais! Tudo na palma da sua mão, em 2 toques.
Além disso, você terá à sua disposição os especialistas do Suporte Técnico, um time de consultoria profissional completa para auxiliar no diagnóstico e reparo, com atendimento ao vivo pelo chat.
Então vamos pôr em prática o que aprendemos nesse artigo! Organize seu estoque e ferramentas, defina seus processos internos e clique aqui para iniciar uma parceria de sucesso com a melhor fonte de informações técnicas automotivas do Brasil!
Essa foi a 1ª matéria dedicada à solução de 3 dos maiores problemas enfrentados por oficinas!
Temos outros dois artigos exclusivos que vão auxiliar você a superar esses obstáculos:
Não concluir o reparo de um veículo.