Passat FSI com falha na eletroválvula de controle da pressão de combustível

passar fsi com falha na eletroválvula de controle da pressão de combustível

Descubra como a decada resistiva pode auxiliar na identificação de falhas na eletroválvula de controle da pressão de combustível!


Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do problema na eletroválvula de controle da pressão de combustível do Volkswagen Passat! O conteúdo é parte de uma live com o suporte técnico da Doutor-IE.

Veículo:

Volkswagen Passat 2.0 16V FSI 150cv (BLY)/MED 9.5.10

passat fsi

Detalhes iniciais:

O dono do veículo estava trafegando com o automóvel normalmente até que o carro começou apresentar perda de potência, principalmente em situações de altas cargas.

Em função disso, o proprietário do veículo levou o carro até a oficina de um dos nossos assinantes. O veículo chegou na oficina com a luz indicadora de avaria do sistema de injeção acesa no painel.

Ao conectar o scanner, o reparador verificou que o veículo apresentava códigos de falha relacionados ao sistema de combustível. Na Plataforma Doutor-IE, os códigos apresentados tem as seguintes descrições:

  • P1063: Falha no Regulador de Pressão do Combustível – Fora dos Limites de Trabalho Permitido;
  • P2296: Falha no Circuito Elétrico do Regulador “B” de Pressão de Combustível (Fuel Pressure Regulator “B” Control Circuit High).

Para entender mais sobre os códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.

Diagnóstico do problema no sistema de combustível

Baseado nos códigos de falhas e sintomas do veículo, o reparador entrou em contato com o suporte automotivo da Doutor-IE em busca de auxílio na identificação do defeito.

Vale ressaltar que esse veículo possui sistema de injeção direta e nesse sistema há uma eletroválvula responsável por regular a pressão da linha de alta. No diagrama elétrico abaixo podemos verificar esse componente que possui uma alimentação positiva e um controle por sinal PWM (Pulse Width Modulation – Modulação por largura de pulso).

       
diagrama elétrico da eletroválvula reguladora de pressão de combustível
Diagrama elétrico da eletroválvula reguladora de pressão de combustível

Através do diagrama elétrico, o consultor técnico da Doutor-IE responsável pelo caso solicitou que o reparador coletasse o sinal de controle da eletroválvula, para identificar se realmente o módulo de injeção estava controlando a eletroválvula.

O reparador fez a coleta do sinal de controle da eletroválvula reguladora de pressão de combustível e enviou ao suporte da Doutor-IE para análise. Como podemos observar na imagem abaixo, o sinal enviado pelo reparador NÃO possui características padrão de um sinal PWM.

sinal de controle da eletroválvula reguladora de pressão de combustível enviado pelo reparador
Sinal de controle da eletroválvula reguladora de pressão de combustível fora do padrão

Características de um sinal PWM (Modulação por Largura de Pulso)

Antes de seguir o diagnóstico do problema do veículo, se você ainda não conhece as características de um PWM, assista o vídeo abaixo ou continue a leitura da matéria.

O sinal PWM puro, como é o caso da eletroválvula em questão, é um pulso de onda quadrada que possui as seguintes características:

  • Frequência, período e amplitude do sinal PWM não variam;
  • A largura de pulso pode variar.

Abaixo vemos um exemplo de um sinal PWM puro e percebemos a diferença do sinal coletado pelo reparador no caso do Passat.

sinal genérico PWM
Exemplo de um sinal PWM

Diagnóstico do problema com a década resistiva

Seguindo o diagnóstico, como o sinal de controle PWM da eletroválvula estava completamente fora do padrão, o consultor da Doutor-IE instruiu o reparador a verificar a resistência da eletroválvula com o objetivo de identificar se o componente estava avariado/queimado.

Realizado o teste de resistência com auxílio de um multímetro (com o conector da eletroválvula desconectado), o reparador informou que a eletroválvula estava com uma resistência muito baixa, em torno de 1Ω (Ohm).

Apesar do resultado do teste informar uma resistência muito baixa induzindo ao diagnóstico de eletroválvula em curto, pela experiência da equipe da Doutor-IE, já foram observados casos de eletroválvulas em perfeito estado onde a resistência era muito baixa.

Então, para ter certeza de que o componente estava em curto, o consultor instruiu o reparador a utilizar uma década resistiva no lugar da eletroválvula para simular outros valores de resistência, monitorando o comportamento do veículo para ver se o problema no sinal de controle seria resolvido.

O que é a década resistiva? A década resistiva é um instrumento que simula valores de resistência ajustáveis para teste. É muito utilizado para diagnosticar possíveis defeitos de sensores eletrônicos, atuadores, boias de combustível entre outros.

exemplo de uma década resistiva
Exemplo de uma década resistiva

Ao instalar a década resistiva no lugar da eletroválvula e elevando gradativamente a resistência do instrumento, verificamos com o osciloscópio que o sinal de controle PWM da eletroválvula voltou ao normal quando se atingiu a resistência no instrumento de 30Ω (Ohms), indicando que o componente estava realmente em curto.

esquema de teste com a década resistiva
Esquema de instalação da década resistiva

Portanto, podemos perceber o quanto a década resistiva pode ser útil na simulação da resistência de componentes para auxiliar no diagnóstico de problemas e aplicação correta de peças.

Solução encontrada:

Como a válvula reguladora de pressão é integrada à bomba de alta pressão, nesse caso foi necessária a substituição do conjunto todo (eletroválvula + bomba de alta). Em alguns casos é possível encontrar a válvula no mercado paralelo e efetuar a substituição somente do componente defeituoso.

Como pudemos ver, o diagnóstico preciso de um componente demanda do reparador o ferramental completo, o conhecimento das possíveis causas e soluções para o defeito e uma fonte de informação técnica de qualidade. Esses são os 3 pilares de uma oficina de sucesso.

A Plataforma Doutor-IE centraliza informações completas para o diagnóstico e reparo de todos os sistemas dos veículos, desde tabelas de revisão até diagramas da Injeção Eletrônica.

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