Eixos balanceadores do Nissan Sentra, veja como realizar a montagem!

nissan sentra 2.0

Você sabia que o conjunto eixos balanceadores e bomba de óleo do Nissan Sentra pode apresentar problemas e, ao desmontar esta peça, o sincronismo entre o eixos pode ser perdido ?

Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do problema na montagem dos eixos balanceadores do Nissan Sentra! O conteúdo é parte de uma live com o suporte técnico da Doutor-IE.

Veículo:

Nissan Sentra 2.0 16V CVVTCS Flex 140/140cv (MR20DE)

nissan sentra 2.0

Detalhes iniciais:

O veículo chegou na oficina de um dos nossos assinantes para um serviço de retífica. O veículo já possuía alta quilometragem.

Além disso, a troca de óleo não era realizada de forma recorrente, o que facilitou o surgimento de grande quantidade de borra no interior do motor.

Através do histórico do veículo, o reparador decidiu realizar uma limpeza completa no motor a fim de eliminar a borra acumulada.

O eixo balanceador (eixo contra rotante)

Antes de partirmos para o diagnóstico vamos entender resumidamente sobre: o que é esse eixo-balanceador?

No entanto, se você estiver ansioso, vá direto ao diagnóstico do problema.

O que é o eixo balanceador?

O eixo balanceador ou eixo contra rotante, são eixos rotativos que possuem pesos excêntricos e giram em sentido oposto ao do motor, geralmente com o dobro da velocidade do virabrequim. Assim, a força produzida pelos pesos anula as forças produzidas pelo motor.

No ciclo de sobe e desce dos pistões, eles acabam gerando forças desiguais produzindo vibrações indesejadas. Os eixos contra rotantes, ao girar em sentido contrário ao movimento do virabrequim, geram forças opostas que compensam essas vibrações.

Assim, o motor se mantém mais suave e reduz as vibrações percebidas pelas pessoas que ocupam o veículo. São normalmente instalados abaixo do virabrequim.

exemplo de eixos balanceadores
Exemplo de um eixo balanceador

Diagnóstico do problema nos eixos-balanceadores

Vamos seguir com o diagnóstico do problema no Nissan Sentra. Baseado no histórico do veículo, o reparador decidiu realizar uma limpeza completa no motor, a fim de eliminar a borra acumulada.

Neste veículo há uma particularidade interessante, o eixo balanceador é integrado à bomba de óleo, formando assim uma peça combinada. Por isso, existe um sincronismo entre o eixo de acionamento da bomba e o virabrequim, como podemos verificar na imagem abaixo.

sincronismo na bomba de óleo do nissan sentra
Sincronismo da bomba de óleo do Nissan Sentra

Este conjunto integrado, de acordo com a fabricante, NÃO deve ser desmontado podendo ocasionar uma falha de sincronismo entre os pesos dos eixos balanceadores.

Contudo, para realizar a limpeza no motor deste veículo, o reparador não se atentou ao detalhe de que o conjunto integrado não poderia ser desmontado, com isso o sincronismo entre os eixos balanceadores foi perdido e o fabricante não disponibiliza um procedimento de montagem e desmontagem para esta peça combinada.

Este componente geralmente é vendido pelo fabricante totalmente montado, pronto para instalação no veículo. Normalmente, esta peça tem um preço elevado no mercado, por isso o reparador entrou em contato com o nosso suporte técnico para obter auxílio na montagem deste componente.

conjunto bomba de óleo e eixos balanceadores do nissan sentra
Conjunto bomba de óleo e eixo balanceador do Nissan Sentra

Apesar da fabricante informar que este componente não deve ser desmontado, assim como neste caso pode surgir a necessidade de desmontar esta peça integrada.

Com base na experiência da equipe de suporte técnico da Doutor-IE e artigos técnicos, nos veículos com motores de quatro cilindros dispostos em linha (convencionais), as fases de funcionamento dos eixos balanceadores ocorrem conforme a figura abaixo:

posição de funcionamento dos eixos balanceadores
Sincronismo dos eixos balanceadores
  • Quando existir qualquer pistão em PMS (Ponto Morto Superior): os pesos dos eixos balanceadores estarão voltados para baixo;
  • Quando existir qualquer pistão no meio do movimento de subida ou descida (árvore de manivelas na posição 90° para esquerda ou para direita): os pesos dos eixos balanceadores estarão voltados para cima;
  • Quando existir qualquer pistão em PMI: os pesos dos eixos balanceadores estarão voltados para baixo.

Para sincronizar os eixos balanceadores basta que pelo menos um cilindro do motor de quatro cilindros (convencional) esteja em PMS. Feito isso, é necessário posicionar os eixos balanceadores conforme a figura abaixo:

posição dos pesos dos eixos balanceadores para motores 4 cilindros convencionais
Sincronismo dos eixos balanceadores

Com isso, foi solicitado ao reparador que fizesse a montagem dos eixos balanceadores seguindo as informações apresentadas anteriormente. Finalizando a montagem, o motor funcionou normalmente e em perfeito sincronismo.

Solução encontrada:

No estudo de caso de hoje foi necessário realizar a desmontagem do conjunto integrado de bomba de óleo e eixo balanceador para realizar uma limpeza completa no motor do veículo.

Através disso, demonstramos neste guia técnico como realizar a montagem e sincronização dos eixos balanceadores em motores quatro cilindros em linha (convencional).

Porém, vale ressaltar que a fabricante informa que este componente não deve ser desmontado.

Dica Doutor-IE:

É muito comum que os motores que equipam o Nissan Sentra (MR20DE) e Renault Fluence (M4R) apresentem desgaste nas bronzinas dos eixos balanceadores, podendo causar perda de eficiência do eixo e baixa pressão de óleo no motor.

Veja também! Como funciona os eixos balanceadores nos motores Ford Dragon 1.5 / 3 cilindros.


A Plataforma Doutor-IE centraliza informações completas para o diagnóstico e reparo de todos os sistemas dos veículos, desde tabelas de revisão até diagramas da Injeção Eletrônica.

Agilize seu diagnóstico e conte com a melhor equipe de suporte técnico do Brasil!

Faça um Test Drive gratuito agora mesmo!

Faça uma busca de código de falha gratuitamente
Faça seu cadastro e conheça a plataforma da Doutor-ie

23 Circuito Doutor-ie, o melhor evento técnico automotivo, saiba mais.

Entre no grupo do telegram da doutor-ie