Ducato Multijet Euro 5 – Defeito comum na bomba de alta pressão

Ducato multijet Euro 5 – Defeito comum na bomba de alta pressão


Vamos comentar um defeito muito comum que acontece nos veículos Common Rail que utilizam bomba de alta pressão Bosch CP1H.

A Fiat Ducato Multijet Euro 5 usa uma bomba de alta pressão Bosch CP1H. Esta bomba possui um filtro (peneira) em sua parte inferior, que costuma entupir.

Bomba CP1G da Ducato Multijet Euro 5
Bomba CP1G da Ducato Multijet Euro 5

Nesse veículo quando a bomba CP1H está em perfeito estado, a pressão da linha de baixa varia entre 4,5 e 6 BAR.

Quando a bomba CP1H está com o filtro entupido, a pressão sobe, passando dos 6 BAR. Ou seja, quando o filtro está entupido, a pressão da linha de baixa fica excessiva.

Em consequência desse entupimento, a pressão da linha de alta que deve estar entre 400 e 500 BAR (em marcha-lenta), vai diminuindo.

Filtro e bujão da bomba CP1G da Ducato Multijet Euro 5
Filtro e bujão da bomba CP1G da Ducato Multijet Euro 5

Resumindo, a bomba CP1H possui um filtro que, quando está entupido, apresenta os seguintes sintomas:

  • O Motor perde potência;
  • O Motor morre, mas não pega em seguida;
  • Pressão excessiva na linha de baixa pressão;
  • Pressão baixa na linha de alta pressão.

Fique ligado!


Quer ter acesso a mais conteúdos sobre a Ducato Multijet Euro 5 ou outros veículos da Fiat?
Conheça a Enciclopédia Automotiva Doutor-IE Online!

Faça uma busca de código de falha gratuitamente
Faça seu cadastro e conheça a plataforma da Doutor-ie

Entre no grupo do telegram da doutor-ie