Série de lives gratuitas para você aprender tudo sobre Common Rail
A Doutor-IE está promovendo um curso completo totalmente gratuito sobre o sistema Common Rail, através de lives com transmissão aberta no Youtube e Facebook, apresentada por Válter Ravagnani, CEO da empresa.
Estes vídeos são destinados tanto para reparadores iniciantes quanto para reparadores avançados. Portanto acompanhe a Doutor-IE e aproveite os incríveis conteúdos oferecidos gratuitamente.
Conteúdo do curso Common Rail
Visão geral Master Euro 5 M9T-882
Códigos de falhas DF
Diagrama elétrico injeção eletrônica EDC 17C11
- Teste de alimentação da UCE
- Eletroválvula MPROP
- Injetores Common Rail
- Injetor 5
- Eletroválvula de corte do injetor 5
- Eletroválvula do controle do turbo
- Bomba 1 de refrigeração da EGR
- Bomba 2 de refrigeração da EGR
- Bomba de refrigeração do turbo
- Válvula EGR
- Corpo de borboleta Auxiliar da EGR
- Controle das velas aquecedoras
- Sensor de fase
- Sensor MAF/ACT
- Sonda de banda larga
- Sensor de temperatura da água
- Sensor de temperatura do combustível
- Sensor de temperatura da entrada do DPF
- Sensor de temperatura da saída do DPF
- Sensor de temperatura do caracol quente da turbina
- Sensor de contrapressão dos gases de escape
- Sensor de pressão do filtro de partículas
- Sensor de pressão do turbo
- Sensor de pressão do Rail
- Sensor do pedal do acelerador
- Sensor de rotação do motor
- Sensor do pedal do freio
- Sensor do pedal da embreagem
- Circuito de controle da ventoinha
- Circuito de controle do compressor do A/C
- Redes de comunicação
O sistema Common Rail
- Esquema de funcionamento
Linha de baixa pressão
- Bomba mecânica de baixa
- Bomba elétrica controlada via relé
- Bomba elétrica controlada via módulo
- Exemplos de problemas nas bombas e aplicações nas bombas
Linha de alta pressão
- Bomba de alta pressão
- Válvula reguladora da pressão do Rail – MPROP, SCV, VCV
- Válvula reguladora da pressão do Rail – DRV, PCV
- Tubo de alta pressão – Rail
- Sensor de pressão do Rail
- Válvula de segurança
- Injetores
Motor não pega
Fumaça branca, preta e azul
Motor sem potência
Motor falhando
Equipamento de diagnóstico não comunica com o veículo
Ventoinha não aciona, acionada direto
Renault Master
Neste curso vamos utilizar como referência para o estudo o veículo utilitário Renault Master com motor 2.3 130cv Euro 5, no mercado brasileiro a partir de 2013.
Eletroválvula reguladora de vazão do Rail MPROP
A MPROP apresenta características específicas de acordo com o veículo. Na Renault Master em questão, o correto funcionamento da eletroválvula é vital para o funcionamento do motor. Sem a MPROP o motor não pega e a pressão no Rail cai a zero.
Teste de resistência elétrica da eletroválvula:
Entre 2,0 e 5,0 Ohms.
Teste de alimentação positiva – Terminal 1 da MPROP (fio roxo):
Aproximadamente tensão da bateria, com a chave de ignição ligada (motor parado) ou com o motor em marcha-lenta.
Teste do sinal de controle – Terminal 2 da MPROP (fio verde e preto):
Entre 160 e 190 Hz, com a chave de ignição ligada (motor parado) ou com o motor em marcha-lenta.
Dicas de diagnóstico
- Faça uma entrevista com o cliente para saber o histórico do veículo.
- Teste a bateria. Oficinas precisam de checklist para padronizar atendimento, evitar erros e fazer um diagnóstico preciso e confiável. Iniciar com um teste da bateria pode evitar muito trabalho em vão. Temos um checklist gratuito, clique aqui.
- Teste a alimentação no módulo. Existem vários métodos de testar. Recomendamos utilizar a lâmpada de teste. Para a equipe Doutor-IE é um teste bem conclusivo. Temos um post com vídeo explicando como testar a alimentação, clique aqui.
Assista as lives sobre o “Curso Common Rail”
Assista agora todas as LIVES na íntegra:
- PARTE 1 – Apresentada no dia 03/02/2021 às 20h, com duração aproximada de 1 hora e 40 minutos.
- PARTE 2 – Apresentada no dia 24/02/2021 às 20h, com duração aproximada de 1 hora e 50 minutos.
- PARTE 3 – Apresentada no dia 17/03/2021 às 20h, com duração aproximada de 1 hora e 50 minutos.
- PARTE 4 – Apresentada no dia 07/04/2021 às 20h, com duração aproximada de 2 horas e 5 minutos.
- PARTE 5 – Apresentada no dia 12/05/2021 às 20h, com duração aproximada de 1 hora e 40 minutos.
- PARTE 6 – Apresentada no dia 16/06/2021 às 20h, com duração aproximada de 2 horas e 10 minutos.
- PARTE 7 – Apresentada no dia 07/07/2021 às 20h, com duração aproximada de 1 hora e 50 minutos.
- PARTE 8 – Apresentada no dia 11/08/2021 às 20h, com duração aproximada de 2 horas e 10 minutos.
- PARTE 9 – Apresentada no dia 15/09/2021 às 20h, com duração aproximada de 1 hora 30 minutos.
Bônus – manual em PDF para download grátis
Baixe gratuitamente o PDF completo com o manual de diagramas da injeção eletrônica do veículo Renault Master com motor 2.3 16V DCI 130cv EURO 5.
Diagrama elétrico da injeção eletrônica
>> Baixe o manual completo em PDF <<
Acompanhe a Doutor-IE
Por fim, acompanhe a Doutor-IE nas redes sociais e não perca os conteúdos gratuitos:
Assista todas as LIVEs da Doutor-IE através do site: https://www.doutorie.com.br/live/
Quer ter acesso a mais conteúdos sobre a linha diesel?
Conheça a Plataforma Doutor-IE!