Curso gratuito sistema Common Rail

Renault Master Euro 5

Série de lives gratuitas para você aprender tudo sobre Common Rail


A Doutor-IE está promovendo um curso completo totalmente gratuito sobre o sistema Common Rail, através de lives com transmissão aberta no Youtube e Facebook, apresentada por Válter Ravagnani, CEO da empresa.

Estes vídeos são destinados tanto para reparadores iniciantes quanto para reparadores avançados. Portanto acompanhe a Doutor-IE e aproveite os incríveis conteúdos oferecidos gratuitamente.

Conteúdo do curso Common Rail

  1. Visão geral Master Euro 5 M9T-882

  2. Códigos de falhas DF

  3. Diagrama elétrico injeção eletrônica EDC 17C11

    • Teste de alimentação da UCE
    • Eletroválvula MPROP
    • Injetores Common Rail
    • Injetor 5
    • Eletroválvula de corte do injetor 5
    • Eletroválvula do controle do turbo
    • Bomba 1 de refrigeração da EGR
    • Bomba 2 de refrigeração da EGR
    • Bomba de refrigeração do turbo
    • Válvula EGR
    • Corpo de borboleta Auxiliar da EGR
    • Controle das velas aquecedoras
    • Sensor de fase
    • Sensor MAF/ACT
    • Sonda de banda larga
    • Sensor de temperatura da água
    • Sensor de temperatura do combustível
    • Sensor de temperatura da entrada do DPF
    • Sensor de temperatura da saída do DPF
    • Sensor de temperatura do caracol quente da turbina
    • Sensor de contrapressão dos gases de escape
    • Sensor de pressão do filtro de partículas
    • Sensor de pressão do turbo
    • Sensor de pressão do Rail
    • Sensor do pedal do acelerador
    • Sensor de rotação do motor
    • Sensor do pedal do freio
    • Sensor do pedal da embreagem
    • Circuito de controle da ventoinha
    • Circuito de controle do compressor do A/C
    • Redes de comunicação
  4. O sistema Common Rail

    • Esquema de funcionamento
  5. Linha de baixa pressão

    • Bomba mecânica de baixa
    • Bomba elétrica controlada via relé
    • Bomba elétrica controlada via módulo
    • Exemplos de problemas nas bombas e aplicações nas bombas
  6. Linha de alta pressão

    • Bomba de alta pressão
    • Válvula reguladora da pressão do Rail – MPROP, SCV, VCV
    • Válvula reguladora da pressão do Rail – DRV, PCV
    • Tubo de alta pressão – Rail
    • Sensor de pressão do Rail
    • Válvula de segurança
    • Injetores
  7. Motor não pega

  8. Fumaça branca, preta e azul

  9. Motor sem potência

  10. Motor falhando

  11. Equipamento de diagnóstico não comunica com o veículo

  12. Ventoinha não aciona, acionada direto


Renault Master

Neste curso vamos utilizar como referência para o estudo o veículo utilitário Renault Master com motor 2.3 130cv Euro 5, no mercado brasileiro a partir de 2013.

Eletroválvula reguladora de vazão do Rail MPROP

A MPROP apresenta características específicas de acordo com o veículo. Na Renault Master em questão, o correto funcionamento da eletroválvula é vital para o funcionamento do motor. Sem a MPROP o motor não pega e a pressão no Rail cai a zero.

Teste de resistência elétrica da eletroválvula:
Entre 2,0 e 5,0 Ohms.

Teste de alimentação positiva – Terminal 1 da MPROP (fio roxo):
Aproximadamente tensão da bateria, com a chave de ignição ligada (motor parado) ou com o motor em marcha-lenta.

Teste do sinal de controle – Terminal 2 da MPROP (fio verde e preto):
Entre 160 e 190 Hz, com a chave de ignição ligada (motor parado) ou com o motor em marcha-lenta.

Dicas de diagnóstico

  1. Faça uma entrevista com o cliente para saber o histórico do veículo.
  2. Teste a bateria. Oficinas precisam de checklist para padronizar atendimento, evitar erros e fazer um diagnóstico preciso e confiável. Iniciar com um teste da bateria pode evitar muito trabalho em vão. Temos um checklist gratuito, clique aqui.
  3. Teste a alimentação no módulo. Existem vários métodos de testar. Recomendamos utilizar a lâmpada de teste. Para a equipe Doutor-IE é um teste bem conclusivo. Temos um post com vídeo explicando como testar a alimentação, clique aqui.

Assista as lives sobre o “Curso Common Rail”

Assista agora todas as LIVES na íntegra:

  • PARTE 1 – Apresentada no dia 03/02/2021 às 20h, com duração aproximada de 1 hora e 40 minutos.
  • PARTE 2 – Apresentada no dia 24/02/2021 às 20h, com duração aproximada de 1 hora e 50 minutos.
  • PARTE 3 – Apresentada no dia 17/03/2021 às 20h, com duração aproximada de 1 hora e 50 minutos.
  • PARTE 4 – Apresentada no dia 07/04/2021 às 20h, com duração aproximada de 2 horas e 5 minutos.
  • PARTE 5 – Apresentada no dia 12/05/2021 às 20h, com duração aproximada de 1 hora e 40 minutos.
  • PARTE 6 – Apresentada no dia 16/06/2021 às 20h, com duração aproximada de 2 horas e 10 minutos.
  • PARTE 7 – Apresentada no dia 07/07/2021 às 20h, com duração aproximada de 1 hora e 50 minutos.
  • PARTE 8 – Apresentada no dia 11/08/2021 às 20h, com duração aproximada de 2 horas e 10 minutos.
  • PARTE 9 – Apresentada no dia 15/09/2021 às 20h, com duração aproximada de 1 hora  30 minutos.

Bônus – manual em PDF para download grátis

Baixe gratuitamente o PDF completo com o manual de diagramas da injeção eletrônica do veículo Renault Master com motor 2.3 16V DCI 130cv EURO 5.

Diagrama elétrico da injeção eletrônica
>> Baixe o manual completo em PDF <<

Ebook manual em PDF diagrama elétrico da injeção eletrônica - Renault Master Euro 5

Acompanhe a Doutor-IE

Por fim, acompanhe a Doutor-IE nas redes sociais e não perca os conteúdos gratuitos:

Assista todas as LIVEs da Doutor-IE através do site: https://www.doutorie.com.br/live/


Quer ter acesso a mais conteúdos sobre a linha diesel?
Conheça a Plataforma Doutor-IE!


Faça uma busca de código de falha gratuitamente
Faça seu cadastro e conheça a plataforma da Doutor-ie

Entre no grupo do telegram da doutor-ie