Corsa 1.0 MPFI 16V | Moto não abre giro
Aplicações:
Corsa 1.0 MPFI 16V | Multec Delphi
Outros detalhes:
- O motor pega bem e tem boa marcha lenta;
- A maioria dos parâmetros encontra-se na faixa operacional mas:
- O sinal da sonda lambda estava travado em mistura rica (aproximadamente 0,800 volts VDC);
- A tensão do sensor de pressão-MAP estava alta. Acima do valor máximo admitido.
Análise do problema:
- Devido aos sintomas, sonda lambda travada em mistura rica e tensão do sensor MAP elevada, suspeitou-se de falha mecânica;
- Na conferência do sincronismo da correia dentada verificou-se o seguinte:
- Com a correia dentada perfeitamente sincronizada (figura 1), o sensor de rotação deveria estar posicionado entre o 18º e o 19º dente da roda fônica (figura 2).Porém o sensor estava direcionado para o 16º dente da roda fônica. O ponto de ignição estava atrasado. Isso é que ocasionava a falha.
- A roda fônica havia deslizado na borracha amortecedora de vibrações. Havia girado em “falso”.
Solução encontrada:
Substituição da roda fônica.
Dica:
Nos motores GM 1.0 16V e 1.6 16V, com as referências para sincronismo da correia alinhadas (figura 1), o 1º e o 4º pistões não se encontram no ponto morto superior – PMS. Portanto esses motores são fasados sem que os pistões 1 e 4 estejam no PMS.
Ficou com alguma dúvida?
Veja o conteúdo sobre Sensor Magnético, Indutivo ou de Relutância Variável em outro post aqui do blog.
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