Descubra quais os principais problemas que podem ocorrer no conjunto da bomba de direção hidráulica e água dos motores E.torQ. É possível efetuar a substituição individual desses componentes?
Para saber mais assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre o conjunto da bomba de direção hidráulica e água dos motores E.torQ! O conteúdo é parte de uma live com o suporte técnico da Doutor-IE.
Veículos:
- Fiat Palio 1.6 16V E.torQ Flex 115/117cv (310A5011)/IAW 7GF
- Fiat Grand Siena 1.6 16V E.torQ Flex 115/117cv (310A5011)/IAW 7GF
- Fiat Linea 1.8 16V E.torQ Flex 130/132cv (370A0011)/IAW 7GF
- Fiat Punto 1.6 16V E.torQ Flex 115/117cv (310A5011)/IAW 7GF
- Fiat Strada BC (Ve.N.I.C.E.) 1.8 16V E.torQ Flex 130/132cv (370A0011)/IAW 7GF
Detalhes iniciais:
Alguns modelos de veículos com motores E.torQ possuem em sua configuração mecânica a integração da bomba da direção hidráulica com a bomba d’água, ajudando a otimizar o espaço no compartimento do motor, resultando em um design mais compacto.
É comum verificarmos que o sistema de arrefecimento desses modelos são sensíveis à corrosão, principalmente devido à falta de troca do fluido de arrefecimento no período correto estipulado pela fabricante.
Na Plataforma Doutor-IE nós temos o manual de Revisões Periódicas para que você saiba o período correto de troca de todos os componentes indicados pela fabricante, e também temos o manual de Fluidos, Aditivos e Filtros que informa a capacidade e especificação correta aplicada ao seu veículo.
O conjunto bomba da direção hidráulica e bomba d’água
Nos motores Fiat E.TorQ da família Palio e Punto as bombas de água e direção hidráulica são combinadas em um único conjunto, como pode ser observado na imagem abaixo:
O conjunto de bombas é movido por uma polia, que fica acoplada ao eixo da bomba da direção hidráulica, e é movida pela correia auxiliar do veículo.
Internamente à bomba existe uma câmara de bombeamento que contém fluido hidráulico. À medida que o eixo gira, cria-se uma pressão que impulsiona o fluido pelas vias da direção hidráulica, auxiliando a esterçar as rodas do veículo.
A bomba d’água compartilha o seu eixo de acionamento com a bomba da direção hidráulica. Internamente à bomba d’água há um rotor em forma de hélice que gira quando o eixo é acionado. Este rotor é responsável por bombear o líquido de arrefecimento do radiador para o motor.
Defeitos comuns no sistema de bombas do motor E.torQ
Esse conjunto de bombas integradas apresenta alguns problemas comuns. Veja a seguir quais são eles e suas soluções.
Rompimento do eixo de conexão das bombas
É comum nesse conjunto integrado de bombas que o eixo de acionamento seja rompido causando superaquecimento do motor.
Existe a possibilidade de se criar uma folga no eixo do conjunto das bombas e um dos lados ficarem travados na carcaça ocasionando a falha no eixo de forma repentina.
Há casos em que a fixação do rotor da bomba d’água apresenta um alto grau de oxidação e, ao realizar reparos nesse conjunto, pode ocorrer o rompimento do eixo de conexão das bombas na desmontagem. Com isso, é indicado que se tenha atenção no processo de reparo das bombas.
Quando ocorre o rompimento do eixo de acionamento das bombas é necessário realizar a substituição do conjunto de bombas.
Falha na vedação no conjunto de bombas
No eixo do conjunto das bombas existem retentores responsáveis pela vedação entre as bombas. Quando existe falha nas vedações, normalmente o fluido extravasa pelos canais de segurança (drenos) conforme ilustração abaixo.
Falha na vedação da bomba d’água e da bomba da direção hidráulica
A falha de vedação em ambos os sistemas pode ser detectada através da observação de vazamentos de ambos os fluidos através dos canais de segurança presentes no conjunto de bombas.
Outra forma de detectar a falha em ambos os sistemas, é verificando a contaminação do óleo da direção hidráulica com fluido de arrefecimento, e vice-versa.
Nesses casos, é necessário a substituição do conjunto completo.
Falha na vedação da bomba d’água ou da bomba da direção hidráulica
A falha de vedação de apenas uma das bombas pode ser detectada através da identificação do fluido que irá extravasar por um dos canais de segurança.
Nesse caso, é possível substituir apenas a bomba com defeito.
Contudo, na linha de montagem do motor E.TorQ o grupo Fiat teve dois diferentes fornecedores para este conjunto de bombas, Vetore e Melling. Esta diferença de fornecedor afeta diretamente a aplicação da peça correta no momento do reparo.
Com isso, os componentes do conjunto de bombas podem ser substituídos separadamente, desde que seja observado a marca do sistema. É necessário identificar na capa traseira da bomba d’água se a bomba aplicada ao veículo é da marca Melling ou Vetore. Os componentes de cada sistema são diferentes e não são compatíveis entre si.
Caso não seja possível identificar de qual marca é a bomba d’água, uma das características marcantes da diferença entre elas é o acoplamento entre o eixo de acionamento da bomba da direção hidráulica e a bomba d’água.
No modelo Vetore a conexão entre o eixo da bomba d’água e o eixo da bomba da direção hidráulica é do tipo chavetado. Já no modelo Melling, a conexão é feita de forma rosqueada.
Solução encontrada:
No estudo de caso de hoje demonstramos os principais problemas que ocorrem no conjunto da bomba de direção hidráulica e bomba d’água, como solucioná-los e, também, como identificar a aplicação correta desses conjuntos de acordo com o fabricante.
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