Quer aprender a trazer mais clientes para sua oficina?
Se você é proprietário de uma oficina mecânica, auto-elétrica ou afim, sabe a importância de ter uma boa estratégia de marketing para atrair clientes e fidelizá-los. Neste post vamos abordar vários aspectos do marketing de uma forma geral, com diversas dicas durante o texto, extremamente úteis.
Nem todas as técnicas e ideias abordadas serão úteis para você nesse momento, mas esperamos sinceramente que possa ajudá-lo.
Se você está buscando formas de conquistar novos e melhores clientes para sua oficina, você veio ao lugar certo.
Marketing Digital para oficinas
Com o gigantesco acervo de informações na internet, os clientes se tornaram mais interessados nos procedimentos que são feitos em seus veículos. Eles querem saber por que um procedimento será feito e qual será o impacto em seu veículo.
E é aí que entram as estratégias de marketing digital.
Você pode usar essa curiosidade a seu favor. Imagine que alguém percebe um barulho estranho em seu carro, entre no Google e pesquise sobre o problema. Ele pode se deparar com um vídeo seu, mostrando outro veículo com o mesmo sintoma, o diagnóstico do defeito e o reparo sendo efetuado com todos os cuidados necessários e ferramentas adequadas. Essa pessoa será atraída a fazer o mesmo serviço em sua oficina pois já viu você aplicando todo o seu conhecimento e cuidado para corrigir o mesmo defeito que o carro dela apresenta.
Você deve estar se perguntando “mas como fazer o cliente em potencial ver esse vídeo”? As redes sociais são uma ferramenta poderosíssima para alcançar novos clientes e também para fidelizar os clientes atuais.
Uma conta no Instagram permite que você publique fotos e vídeos curtos mostrando os veículos em que está trabalhando e alguns dos passos para o diagnóstico e o reparo, bem como interagir com o seu público através de lives e das Mensagens Diretas e privadas, também conhecida como DM ou direct. Quem navega no Instagram geralmente está em busca de conteúdos mais rápidos e que transmitam uma mensagem clara em poucos segundos.
O Instagram é uma das principais ferramentas gratuitas para o marketing da sua oficina.
Youtube
O Youtube é uma plataforma dedicada ao conteúdo em formato de vídeo, tanto vídeos curtos como vídeos mais longos são bem aceitos nesta plataforma. Ele conta com suporte a interações com inscritos pela aba da comunidade e também oferece suporte à lives. O público do Youtube costuma apreciar conteúdos mais extensos e que se aprofundam mais no assunto abordado.
Para quem produz vídeos, o Youtube é a principal ferramenta gratuita para o marketing da sua oficina.
O Facebook é uma plataforma que foca na interação entre usuários. Diferente de outras plataformas, conta com uma página exclusiva para empresas, onde você pode interagir com seus clientes e publicar imagens, vídeos e textos sobre os serviços de sua oficina. O público do facebook costuma usar a plataforma em busca de interação pessoal ou de opiniões, então ter uma página bem avaliada é um diferencial.
O Facebook também é uma ferramenta gratuita para o marketing da sua oficina.
Tiktok
O Tiktok é particularmente popular com um público mais jovem, portanto seu conteúdo costuma ser mais voltado ao entretenimento, comédias e afins. Há um enorme potencial no público do TikTok, mas o conteúdo procurado por seus usuários é primariamente para entretenimento.
O Tiktok é uma ferramenta gratuita e bem recente, portanto também considere explorar e testar seus resultados.
Dica sobre redes sociais:
As plataformas Instagram e Youtube são mais recomendadas para uma oficina. Essa escolha se deve em função do perfil de usuários do suporte oferecido e principalmente pelo tipo de interação.
Site
O site é extremamente importante para sua presença digital. Ele auxilia muito na divulgação da sua oficina na internet, aparecendo nos principais buscadores, como Google e Bing.Por meio dele você pode veicular de forma centralizada informações como a história da empresa, galeria de fotos institucionais, informações de contato, quais os tipos de serviços que você realiza, horários de atendimento e muito mais. O objetivo do site é levar as pessoas a conhecerem sua oficina, a buscarem informações sobre ela e consequentemente virarem clientes.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e poderosa! Ela vai ajudar sua oficina a ser encontrada na rede de Pesquisa do Google e no Google Maps. Você pode customizar o seu perfil adicionando fotos, ofertas, postagens e muito mais.
Temos um guia passo a passo para criar seu perfil no Google Meu Negócio, demonstrando o processo para inserir sua oficina e, assim, ser encontrado por pessoas fazendo buscas. Recomendamos fortemente que você leia a publicação e siga o passo-a-passo, utilizar essa ferramenta ao seu favor irá alavancar sua oficina.
Tráfego pago
Todas as postagens no instagram, facebook, tiktok e youtube podem ser impulsionadas para ganhar um maior destaque. No instagram e facebook, utilizando o Meta Business Suite você pode pagar para que as suas publicações alcancem mais pessoas. No Youtube você pode promover seus vídeos utilizando o Youtube Ads. Independente da plataforma que você usar, é importante você estar atento às boas práticas de publicação e impulsionamento, para alcançar o máximo de visualizações possível.
É recomendado contratar profissionais especializados em tráfego pago para obter bons resultados.
Definindo a identidade visual de uma oficina
A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que representam a marca da empresa, importante para a criação de uma marca forte. Os elementos mais comuns da identidade visual de uma oficina são:
- Nome
- O nome de uma oficina mecânica deve ser fácil de lembrar e se relacionar com a natureza dos serviços prestados.
- Slogan
- Um slogan é uma frase curta e cativante que resume a proposta de valor da oficina. Ele deve comunicar a missão da empresa de forma clara e memorável, permitindo que os clientes associem a oficina a uma experiência positiva.
- Logotipo
- O logotipo é um símbolo gráfico que representa a oficina mecânica. Ele deve ser exclusivo, fácil de reconhecer e comunicar a identidade visual da empresa. É importante escolher cores e formas que sejam consistentes com a marca da empresa.
- Uniforme
- O uso de uniformes personalizados ajuda a criar um senso de equipe e aumenta a profissionalização da oficina. Ele deve ser confortável, durável e refletir a imagem da empresa.
- Fachada / layout da oficina
- A fachada da oficina mecânica é a primeira impressão que os clientes têm da empresa. Ela deve ser atraente e convidativa, com elementos que reflitam a identidade visual da marca. O layout da oficina também é importante, garantindo que a oficina seja funcional, organizada e segura.
- Ferramentas e materiais personalizados
- São outra forma de incorporar a identidade visual da oficina mecânica. Isso inclui itens como capas de ferramentas personalizadas, estantes de armazenamento personalizadas, e muito mais. Esses detalhes adicionais ajudam a diferenciar a oficina mecânica de outras empresas e aumentam a fidelidade do cliente.
Atendimento de qualidade
Você precisa capacitar seus colaboradores para atender bem aqueles que entram na oficina. Apesar do trabalho da oficina ser braçal em cima de veículos, você não pode esquecer que está lidando com pessoas. Por isso você deve ir além das expectativas de um cliente quando o atende. Atender o cliente com um sorriso no rosto e disposição para entender e sanar suas dúvidas e problemas, esse é o diferencial de uma experiência que será lembrada com esmero pelo cliente.
Limpeza e organização
A organização e limpeza da oficina são obviamente características reparadas por todo cliente. Não precisamos dizer aqui o quão importante é manter sua oficina organizada e limpa. Quanto mais profissional for a imagem que você passar, mais confiança o cliente terá em seu serviço. A organização, além disso, também é vital para agilizar os processos da oficina. Perder tempo procurando uma ferramenta ou peça irá atrasar seu serviço e atrapalhar o fluxo de trabalho.
Área de espera
Aliado à uma boa organização e a limpeza da oficina, está um ambiente confortável para o cliente aguardar o atendimento ou o serviço ser realizado em seu carro. Uma sala de espera que deixe o cliente à vontade e faça-o sentir-se bem vindo faz toda a diferença para um bom atendimento. Boas cadeiras ou um sofá confortável, uma televisão e acesso à internet fazem maravilhas para um cliente que está aguardando.
Atendimento remoto
Quanto ao atendimento remoto, quando o cliente ainda não está na oficina, o whatsapp business é uma ótima ferramenta para atendimento e contato com o cliente. Basta acessar a loja de aplicativos e baixar o App. Ele irá se vincular ao seu número, igual a versão pessoal, não há necessidade de criar uma conta para a versão empresarial do aplicativo.
Se possível, baixe o aplicativo em um celular que será usado somente para fins comerciais, é importante separar os contatos pessoais dos de trabalho.
Feito isso, cadastre os dados da oficina. É bem intuitivo e quanto mais completo ficar o perfil mais informações o cliente terá sobre seus serviços e sua oficina. Entre as informações solicitadas estão: endereço, email, site, telefone e horário de atendimento. Aproveite esse momento para criar o catálogo da oficina. Dessa forma, clientes que vierem até você terão facilidade de encontrar sua faixa de preço e serviços prestados.
Outro exemplo do uso do WhatsApp Business para o atendimento é gravar o diagnóstico e reparo do veículo e encaminhar ao cliente. Isso tranquiliza o cliente e faz com que ele sinta-se recebendo um atendimento exclusivo.
Se houverem outros serviços necessários no mesmo veículo, mas que o cliente ainda não percebeu, aproveite essa oportunidade para avisá-lo e, se ele concordar, adicionar os serviços. Dificilmente um cliente que já está disposto a investir no reparo de seu veículo irá recusar os serviços extras.
Checklist
O checklist de entrada e de revisão do veículo são importantes para um atendimento completo. Já fizemos uma publicação aqui no blog explicando sobre essa valiosa ferramenta das oficinas de sucesso, clique aqui e leia a matéria.
Pós-vendas
O que diferencia as oficinas bem sucedidas das demais é o que elas fazem após concluir o serviço e entregar o veículo para o cliente. Se você não acompanha a satisfação do cliente e não mantém contato com ele, está perdendo dinheiro. Estudos apontam que é, em média, 7 vezes mais fácil fazer negócio com quem já foi seu cliente do que atrair clientes novos.
Boas práticas de pós vendas podem ser tão simples quanto perguntar ao cliente após 1 semana do serviço concluído se está tudo certo com o veículo.
Outra prática que você pode fazer é analisar o perfil de rodagem do cliente. Com clientes recorrentes, faça uma média de quilômetros rodados para prever a próxima revisão e assim entrar em contato com o cliente para agendar o serviço. O cliente irá se sentir bem cuidado por você e sua oficina. Isso o aproxima de você e traz mais serviços para sua oficina. Fica a dica!
Você também pode, sempre que um cliente deixar a oficina, fazer uma breve pesquisa de satisfação, encaminhando um link com um formulário do google para a avaliação do atendimento, espaço, serviço, etc.
O pós-vendas é tão importante para uma oficina quanto a aquisição de um novo cliente. Um cliente bem atendido por você irá espalhar essa experiência e recomendar sua oficina. Mas o contrário também é válido! Por isso, você deve tomar cuidado e sempre manter o máximo de atenção.
Fidelização de clientes
Um plano de fidelização é uma maneira simples de fazer o cliente voltar à oficina. Você, com certeza, já esteve em uma loja e recebeu um “cartão fidelidade”, onde ao preencher 10 carimbos ganha algum brinde ou serviço com desconto.
Você pode aplicar a mesma lógica à oficina, a cada X serviços o cliente ganha outro serviço grátis, ou com desconto. Nesse ponto é preciso analisar a realidade da oficina e estabelecer o que são investimentos viáveis para a fidelização de seu cliente.
Veja abaixo uma lista de exemplos:
- A cada 2 serviços ganhe troca de óleo
- A cada 4 serviços ganhe um desconto em peças
- A cada 6 serviços ganhe uma revisão
Já o plano de indicações busca fazer com que seus clientes tragam os amigos e familiares para a sua oficina. A ideia é simples, recompensar quem indica a sua oficina para as pessoas.
Exemplo: João vai à sua oficina fazer uma revisão e confirma ser uma indicação de Marcos, o próximo serviço que Marcos fizer na oficina terá um desconto.
As ideias podem ser simples ou complexas, e aqui vale a criatividade! Tudo depende da realidade da oficina e do quanto dispõe para investir em tais campanhas.
Essas são algumas idéias práticas, que poderão auxiliar você e sua oficina a alcançar mais clientes, a fidelizá-los e manter uma boa relação com seus clientes. Além dessas práticas a oficina também precisa de outras ferramentas e conhecimentos, recomendamos a leitura desses artigos:
- Evitando carros parados
- Como evitar retrabalho na oficina
- Qual o maior pesadelo dos mecânicos
- Os 3 pilares da oficina de sucesso
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