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Como evitar retrabalho na oficina?

Blog Doutor-ie Oficina organizada, com vários elevadores e equipes de reparo conduzindo diagnóstico em veículos.
  • 26/01/2023

Veja 3 dicas fundamentais para evitar o retrabalho.


Um dos principais motivos para o estresse dos reparadores é quando um cliente volta para oficina alegando que o problema não foi resolvido como era esperado. Afinal você é o profissional, o reparador que fez o serviço. E agora? Onde está o defeito? Será que foi um diagnóstico errado? Ou o reparo que não foi feito com excelência? Ou ainda a peça que era de má qualidade?

Mecânico frustrado leva a mão à cabeça enquanto cliente debate sobre o serviço prestado segurando uma prancheta com informações.
Mecânico frustrado enquanto cliente debate sobre o serviço prestado.

Nesse momento, já começamos a pensar em quantas horas teremos que trabalhar a mais para resolver de uma vez por todas o problema do carro. Também nos preocupamos com o atraso que vai gerar nos atendimentos em execução. “Onde foi que eu errei?!” chega a passar por nossas cabeças, colocando nossa credibilidade em desconfiança.

Se você é novo no ramo, ainda vai lidar com alguma situação dessas. Caso seja experiente, sabe muito bem a dor de cabeça que um retorno pode gerar.

Para evitar o retrabalho, vamos levantar algumas dicas e práticas para você e sua oficina.

Trabalhe com peças de qualidade na oficina

Um ponto muito importante para evitar o retrabalho em um veículo é trabalhar com peças de qualidade. A oficina deve ter fornecedores de confiança para entregar peças que não vão deixar você e seu cliente na mão.

Lembre-se que a rapidez da entrega da peça é fundamental para evitar que o veículo fique parado. Quando é necessário trocar algum componente, apresentamos algumas opções para o cliente. Acontece que, na maioria das vezes, o cliente não sabe escolher qual é a melhor marca. Ele pode se basear apenas no preço. E aqui está o perigo. Nessa hora devemos prestar um serviço consultivo e indicar a melhor solução para o cliente, com transparência e honestidade.

Se você não sabe a procedência de uma marca, não indique para seu cliente!

Cliente insatisfeito leva a mão ao rosto enquanto mecânico explica procedimentos a serem feitos no veículo.
Cliente insatisfeito devido ao retrabalho necessário em seu veículo.

Pode acontecer também de o cliente querer trazer as peças de reposição ele mesmo. Nesse caso, é de extrema importância informar ao cliente sobre as questões de procedência e confiabilidade das peças. E caso seja optado por prosseguir com o reparo usando as peças que o cliente trouxe, pedir para que seja assinado um termo de responsabilidade.

O termo de responsabilidade é o documento que protege o reparador de arcar com as consequências do mal funcionamento de uma peça por ser de má qualidade caso ela tenha sido trazida pelo cliente.

Padronize o atendimento

Você já percebeu algo em comum de toda oficina lucrativa? Elas são rigorosamente organizadas.

Não vamos falar sobre administração, ou outras questões burocráticas, e sim do pátio da oficina. Aqui a organização está relacionada com a padronização do serviço.

Quando um veículo entra em sua oficina, diversas ações e decisões devem ser tomadas para o atendimento. Decisões como:

  • Quem vai atender aquele cliente?
  • Onde o carro deve ficar?
  • O que é preciso perguntar para o proprietário?
  • Como começar o diagnóstico?

Por isso é importante que todos os processos internos da oficina sejam padronizados e que tenham um roteiro passo a passo do que deve ser feito, para nada ser esquecido.

O checklist é um documento simples que pode fazer grande diferença na busca pela excelência da sua oficina. Consiste em uma lista para verificação e acompanhamento de atividades repetitivas, como é o caso da entrada e saída de veículos da oficina. Nele estão ordenadas diversas tarefas e atividades de forma sistemática para que o trabalho seja executado sem deslizes ou esquecimentos.

Mecânico usa checklist em prancheta para padronizar seu serviço e evitar retrabalho.
Mecânico usa checklist em prancheta para padronizar seu serviço.

Se você não está acostumado com um checklist, pode parecer “chato”. Mas ele é uma ótima ferramenta para evitar o retrabalho.

Nós temos um checklist gratuito disponível para download!

Informação certa para um serviço de qualidade

Podemos ter as melhores ferramentas do mercado e muita experiência, mas para evitar o retrabalho é vital contar com uma fonte de informação técnica.

A eletrônica automotiva, por exemplo, está em constante evolução. É impossível saber ou decorar todos os códigos de defeito, ligações e terminais dos sistemas embarcados de cada veículo. É por isso que você também deve investir em informação técnica.

Mecânico usa scanner automotivo para fazer diagnóstico correto no veículo e evitar o retrabalho.
Mecânico usa scanner automotivo para fazer diagnóstico de um veículo.

Além disso, com informação de qualidade você terá mais confiança no seu trabalho, desde o reparo básico até o diagnóstico avançado.

Somente com uma boa literatura técnica que você vai:

  • consultar diagramas elétricos
  • acessar tabelas de fusíveis e relés
  • comparar sinais de oscilogramas
  • aplicar o torque de aperto correto para cada parafuso do motor
  • ver passo a passo para trocar uma correia dentada ou auxiliar
  • e muito mais!

Evite o retrabalho e a cascata de prejuízos que é ter que lidar com um cliente insatisfeito.

Lembre-se, sua credibilidade é o resumo da sua imagem e do seu serviço, ou seja, qual é a sua fama na praça, seguindo essas dicas você evita o retrabalho.

Como a Doutor-IE pode te ajudar:

Com a Plataforma Doutor-IE você trabalha sem medo, com mais qualidade, confiabilidade e lucratividade. Tenha acesso a mais de 25 mil veículos e não perca mais seu sono.

Página inicial da Plataforma Doutor-IE aberta simultaneamente em 3 dispositivos: Computador, Celular e Tablet.
Página inicial da Plataforma Doutor-IE aberta simultaneamente em 3 dispositivos.

Além disso, você terá à sua disposição nosso Suporte Técnico, um time de consultoria profissional composto por especialistas e técnicos prontos para te auxiliar no diagnóstico e reparo dos veículos de sua oficina, ao vivo pelo Chat!

Então vamos pôr em prática o que aprendemos nesse artigo! Escolha bem seus fornecedores de peças e ferramentas, estabeleça um procedimento operacional padrão para você e seus funcionários e clique aqui para iniciar uma parceria de sucesso com a Doutor-IE, a melhor fonte de informações técnicas automotivas do Brasil!

Essa foi a 2ª matéria dedicada à solução de 3 dos maiores problemas enfrentados por oficinas!

Temos outros dois artigos exclusivos que vão auxiliar você a superar esses obstáculos:

Evitando veículos parados na oficina

Não concluir o reparo de um veículo.


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