Veja 3 dicas fundamentais para evitar o retrabalho.
Um dos principais motivos para o estresse dos reparadores é quando um cliente volta para oficina alegando que o problema não foi resolvido como era esperado. Afinal você é o profissional, o reparador que fez o serviço. E agora? Onde está o defeito? Será que foi um diagnóstico errado? Ou o reparo que não foi feito com excelência? Ou ainda a peça que era de má qualidade?

Nesse momento, já começamos a pensar em quantas horas teremos que trabalhar a mais para resolver de uma vez por todas o problema do carro. Também nos preocupamos com o atraso que vai gerar nos atendimentos em execução. “Onde foi que eu errei?!” chega a passar por nossas cabeças, colocando nossa credibilidade em desconfiança.
Se você é novo no ramo, ainda vai lidar com alguma situação dessas. Caso seja experiente, sabe muito bem a dor de cabeça que um retorno pode gerar.
Para evitar o retrabalho, vamos levantar algumas dicas e práticas para você e sua oficina.
Trabalhe com peças de qualidade na oficina
Um ponto muito importante para evitar o retrabalho em um veículo é trabalhar com peças de qualidade. A oficina deve ter fornecedores de confiança para entregar peças que não vão deixar você e seu cliente na mão.
Lembre-se que a rapidez da entrega da peça é fundamental para evitar que o veículo fique parado. Quando é necessário trocar algum componente, apresentamos algumas opções para o cliente. Acontece que, na maioria das vezes, o cliente não sabe escolher qual é a melhor marca. Ele pode se basear apenas no preço. E aqui está o perigo. Nessa hora devemos prestar um serviço consultivo e indicar a melhor solução para o cliente, com transparência e honestidade.
Se você não sabe a procedência de uma marca, não indique para seu cliente!

Pode acontecer também de o cliente querer trazer as peças de reposição ele mesmo. Nesse caso, é de extrema importância informar ao cliente sobre as questões de procedência e confiabilidade das peças. E caso seja optado por prosseguir com o reparo usando as peças que o cliente trouxe, pedir para que seja assinado um termo de responsabilidade.
O termo de responsabilidade é o documento que protege o reparador de arcar com as consequências do mal funcionamento de uma peça por ser de má qualidade caso ela tenha sido trazida pelo cliente.
Padronize o atendimento
Você já percebeu algo em comum de toda oficina lucrativa? Elas são rigorosamente organizadas.
Não vamos falar sobre administração, ou outras questões burocráticas, e sim do pátio da oficina. Aqui a organização está relacionada com a padronização do serviço.
Quando um veículo entra em sua oficina, diversas ações e decisões devem ser tomadas para o atendimento. Decisões como:
- Quem vai atender aquele cliente?
- Onde o carro deve ficar?
- O que é preciso perguntar para o proprietário?
- Como começar o diagnóstico?
Por isso é importante que todos os processos internos da oficina sejam padronizados e que tenham um roteiro passo a passo do que deve ser feito, para nada ser esquecido.
O checklist é um documento simples que pode fazer grande diferença na busca pela excelência da sua oficina. Consiste em uma lista para verificação e acompanhamento de atividades repetitivas, como é o caso da entrada e saída de veículos da oficina. Nele estão ordenadas diversas tarefas e atividades de forma sistemática para que o trabalho seja executado sem deslizes ou esquecimentos.

Se você não está acostumado com um checklist, pode parecer “chato”. Mas ele é uma ótima ferramenta para evitar o retrabalho.
Nós temos um checklist gratuito disponível para download!
Informação certa para um serviço de qualidade
Podemos ter as melhores ferramentas do mercado e muita experiência, mas para evitar o retrabalho é vital contar com uma fonte de informação técnica.
A eletrônica automotiva, por exemplo, está em constante evolução. É impossível saber ou decorar todos os códigos de defeito, ligações e terminais dos sistemas embarcados de cada veículo. É por isso que você também deve investir em informação técnica.

Além disso, com informação de qualidade você terá mais confiança no seu trabalho, desde o reparo básico até o diagnóstico avançado.
Somente com uma boa literatura técnica que você vai:
- consultar diagramas elétricos
- acessar tabelas de fusíveis e relés
- comparar sinais de oscilogramas
- aplicar o torque de aperto correto para cada parafuso do motor
- ver passo a passo para trocar uma correia dentada ou auxiliar
- e muito mais!
Evite o retrabalho e a cascata de prejuízos que é ter que lidar com um cliente insatisfeito.
Lembre-se, sua credibilidade é o resumo da sua imagem e do seu serviço, ou seja, qual é a sua fama na praça, seguindo essas dicas você evita o retrabalho.
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Então vamos pôr em prática o que aprendemos nesse artigo! Escolha bem seus fornecedores de peças e ferramentas, estabeleça um procedimento operacional padrão para você e seus funcionários e clique aqui para iniciar uma parceria de sucesso com a Doutor-IE, a melhor fonte de informações técnicas automotivas do Brasil!
Essa foi a 2ª matéria dedicada à solução de 3 dos maiores problemas enfrentados por oficinas!
Temos outros dois artigos exclusivos que vão auxiliar você a superar esses obstáculos:
Evitando veículos parados na oficina
Não concluir o reparo de um veículo.