Celta 1.0 apresentando código de falha P0485

Celta 1.0 apresentando código de falha P0485

Celta 1.0 apresentando código de falha P0485, confira a resolução do problema!

Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do código de falha P0485 no Chevrolet Celta 1.0! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.

Veículo:

  • Chevrolet Celta 1.0 8V VHCE FlexPower 77/78cv (N10YFH)/MT27E
celta 1.0

Detalhes iniciais:

O veículo chegou na oficina parceira apresentando sintoma de superaquecimento. O dono do veículo percebeu que o eletroventilador apresentava problema de acionamento de forma intermitente e o código de falha P0485 ficava gravado na memória da UCE.

Na Plataforma Doutor-IE, esse código tem a seguinte descrição:

  • Código de falha P0485: Falha no Circuito Elétrico do Eletroventilador do Radiador (Fan Power/Ground Circuit).

Para entender mais sobre os códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.

Diagnóstico:

Baseado no código de falha observado, o consultor da Doutor-IE que estava responsável pelo caso solicitou que o cliente verificasse a integridade do eletroventilador do radiador (ventoinha).

Para verificar a integridade desse componente o reparador fez uma ligação direta nos polos de alimentação do eletroventilador do radiador com objetivo de observar se o mesmo entrava em funcionamento. Como o resultado do teste foi positivo, de modo que o eletroventilador funcionou normalmente, pode-se garantir sua integridade.

Nesse momento do diagnóstico iniciou-se a verificação do circuito de acionamento do eletroventilador do radiador. Um dos primeiros testes foi a remoção do relé da segunda velocidade do eletroventilador, que fica localizado na caixa de fusíveis no interior do veículo, em seguida foi feito um jumper entre os terminais 30 e 87. Como resultado desse teste o eletroventilador do radiador funcionou normalmente.

Também foram realizados outros testes para avaliar se o relé estava recebendo alimentação linha 30. Também foi averiguado que existia controle por parte da UCE do motor. Então se por exemplo, fosse utilizada uma caneta de polaridade no terminal 31 do conector K (preto) e acionasse via scanner o eletroventilador, seria verificado controle por parte da UCE do motor.

diagrama elétrico do celta 1.0
Diagrama elétrico do circuito do eletroventilador de radiador

Seguindo o diagnóstico, como podemos observar no diagrama acima, o circuito do eletroventilador possui um conector intermediário entre a bobina dos relés e o conector da UCE do motor. A partir dessa informação foi inspecionado este conector intermediário e identificado o problema, como podemos observar na imagem abaixo:

conector elétrico celta 1.0
Conector intermediário do circuito do eletroventilador do radiador com defeito

Esse defeito é muito comum na linha Celta e Prisma. Devido a folga nos pinos de encaixe deste conector pode ocorrer mau contato entre os terminais, provocando um superaquecimento na conexão elétrica.

Solução encontrada:

Após realizar o reparo no conector intermediário e excluir o código de falha, o eletroventilador voltou a funcionar normalmente.


 
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